Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Urbanístico

4.957 questões encontradas

  1. Questão 921

    ID 3508548

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Da Usucapião Especial de Imóvel Urbano

    Ano: 2016 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Torres


    Qual o instrumento de política urbana, definido pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que pode ser aplicado a áreas urbanas de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados), ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor e este não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural?

    Alternativas da questão 3508548
  2. Questão 922

    ID 3508547

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Dos Instrumentos de Apoio à Mobilidade Urbana

    Ano: 2016 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas


    O texto a seguir será a base para as questões 37 e 38.

    A Política Nacional de Mobilidade Urbana é um instrumento da política de desenvolvimento urbano, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município.

    O Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município.



    Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa incorreta. São infraestruturas de mobilidade urbana:

    I. Vias e demais logradouros públicos, inclusive metroferrovias, hidrovias e ciclovias.

    II. Estacionamentos.

    III. Terminais, estações e demais conexões.

    IV. Pontos para embarque e desembarque de passageiros e cargas.

    V. Sinalização viária e de trânsito.

    VI. Equipamentos e instalações.

    VII. Instrumentos de controle, fiscalização, arrecadação de taxas e tarifas e difusão de informações.

    Estão incorretas as alternativas:

    Alternativas da questão 3508547
  3. Questão 923

    ID 3508546

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assuntos: Do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios

    Ano: 2016 Banca: Instituto AOCP Órgão: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento


    De acordo com o Estatuto da Cidade, considera-se subutilizado o imóvel cujo aproveitamento seja

    Alternativas da questão 3508546
  4. Questão 924

    ID 3508545

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Política Urbana na Constituição (Arts. 182 e 183)

    Ano: 2018 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal


    O estabelecimento da política urbana nos Municípios brasileiros bem como os princípios do direito urbanístico tem por objetivo
    Alternativas da questão 3508545
  5. Questão 925

    ID 3508544

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Da Usucapião Especial de Imóvel Urbano

    Ano: 2016 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Guarulhos


    O artigo 9o do Estatuto da Cidade, que trata da Usucapião Especial de Imóvel Urbano, estabelece que

    Alternativas da questão 3508544
  6. Questão 926

    ID 3508543

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Política Urbana na Constituição (Arts. 182 e 183)

    Ano: 2016 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Cascavel


    “Tratando-se de área urbana são regulamentadas a localização, a intensidade de ocupação do solo e as condições em
    que a atividade pode ocorrer já em área rural são estabelecidas normas gerais para implantação de determinadas
    atividades.” Trata-se de:
    Alternativas da questão 3508543
  7. Questão 927

    ID 3508542

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Do Plano Diretor

    Ano: 2018 Banca: IBGP - Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Luzia


    Sobre o Plano Diretor e os instrumentos de política urbana, disciplinados pelo Estatuto da Cidade, assinale a alternativa INCORRETA:

    Alternativas da questão 3508542
  8. Questão 928

    ID 3508540

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Dos Instrumentos em Geral

    Ano: 2017 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Câmara de Ouro Branco


    O planejamento municipal, de acordo com as diretrizes da política urbana e ainda em consonância com a Lei nº 10.257/2001, deve utilizar vários instrumentos, EXCETO:

    Alternativas da questão 3508540
  9. Questão 929

    ID 3508539

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Do Plano Diretor

    Ano: 2017 Banca: INSTITUTO ACESSO Órgão: Companhia de Desenvolvimento de Maricá S.A


    O plano diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização. O plano diretor é obrigatório para cidades a partir de quantos habitantes?

    Alternativas da questão 3508539
  10. Questão 930

    ID 3508538

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Do IPTU Progressivo no Tempo

    Ano: 2017 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia


    Tomando por base as disposições da lei federal nº
    10.257, de 10/07/2001, assinale a alternativa correta
    sobre a desapropriação.
    Alternativas da questão 3508538
  11. Questão 931

    ID 3508537

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Disposições Gerais

    Ano: 2018 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria de Gestão e Previdência do Maranhão


    Os estados e municípios brasileiros podem estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo. De acordo com a lei que trata sobre o parcelamento do solo urbano,

    Alternativas da questão 3508537
  12. Questão 932

    ID 3508536

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Definições. Loteamento e Desmembramento

    Ano: 2018 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Prefeitura Municipal de Macapá


    A respeito da Lei n° 6.766/1979, que Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras Providências, considere:

    I. Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

    II. Considera-se Infraestrutura sanitária o terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe.

    III. A infraestrutura básica dos parcelamentos é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação.

    IV. O lote poderá ser constituído sob a forma de imóvel autônomo ou de unidade imobiliária integrante de condomínio de lotes.

    Está correto o que se afirma APENAS em

    Alternativas da questão 3508536
  13. Questão 933

    ID 3508535

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Definições. Loteamento e Desmembramento

    Ano: 2017 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Polícia Científica do Paraná


    Assinale a alternativa correta, considerando as
    disposições da Lei Federal nº 6.766, de 19/12/1979,
    sobre como deve ser considerado o terreno servido
    de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos
    índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou Lei
    Municipal para a zona em que se situe.
    Alternativas da questão 3508535
  14. Questão 934

    ID 3508533

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Da Outorga Onerosa do Direito de Construir

    Ano: 2017 Banca: FAFIPA - Fundação de Apoio Órgão: Prefeitura Municipal de Bandeirantes


    A outorga onerosa do direito de construir é:

    Alternativas da questão 3508533
  15. Questão 935

    ID 3508532

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Dos Requisitos Urbanísticos para Loteamento

    Ano: 2018 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Câmara Municipal de Indaiatuba


    Sobre os loteamentos, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3508532
  16. Questão 936

    ID 3508531

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assuntos: Função Social da Propriedade, Função Social das Cidades e Princípios do Direito Urbanístico

    Ano: 2018 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal


    Os princípios que informam a Administração pública também se aplicam ao desempenho das funções executivas de caráter
    urbanístico, ordenadoras do solo e do planejamento urbano. Há, entretanto, princípios específicos aplicáveis a essa atuação,
    dentre os quais:
    Alternativas da questão 3508531
  17. Questão 937

    ID 3508529

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Definições. Loteamento e Desmembramento

    Ano: 2018 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal


    As modalidades de parcelamento do solo urbano reguladas pela Lei Federal no 6.766/1979, ainda que observadas as
    disposições das legislações estaduais e municipais são
    Alternativas da questão 3508529
  18. Questão 938

    ID 3508528

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Da Usucapião Especial de Imóvel Urbano

    Ano: 2017 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Companhia Imobiliária de Brasília


    A respeito da usucapião especial de imóvel urbano, assinale a alternativa correta segundo a Lei Federal n.º 10.257/2001 (Estatuto da Cidade).

    Alternativas da questão 3508528
  19. Questão 939

    ID 3508527

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Definições. Loteamento e Desmembramento

    Ano: 2017 Banca: Acesse Concursos LTDA ME Órgão: Prefeitura Municipal de Ibirama


    A subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes, de acordo com a Lei 6.766/79 é chamado de:

    Alternativas da questão 3508527
  20. Questão 940

    ID 3508526

    Disciplina: Direito Urbanístico

    Assunto: Do Direito de Preempção

    Ano: 2017 Banca: COPS UEL - Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina Órgão: Câmara Municipal de Londrina


    Sobre o direito de preempção que pode ser exercido pela administração pública, conforme definido no Estatuto da Cidade, considere as afirmativas a seguir.

    I. Criação de parque industrial para doação de lotes a empresas.

    II. Constituição ou regularização de reserva fundiária.

    III. Execução de programas e projetos habitacionais de interesse social.

    IV. Implantação de equipamentos urbanos e comunitários.

    Assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3508526
Pular para o conteúdo principal