Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Processual Civil - CPC 2015

14.960 questões encontradas

  1. Questão 501

    ID 3538406

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assuntos: Coisa Julgada Como Qualidade do Conteúdo, da Força da Sentença ou Como Situação Jurídica

    Ano: 2010 Banca: MPBA - Ministério Público da Bahia Órgão: Ministério Público do Estado da Bahia


    Examine cada uma das definições acerca das teorias da coisa julgada, postas abaixo, estabelecendo, em seguida, a respectiva correspondência, para concluir qual das alternativas está correta.

    I – Segundo esta teoria, tendo em vista que toda sentença possui um conteúdo declaratório, apenas sobre este incide a autoridade da coisa julgada.

    1 - Teoria de Liebman ( )

    II Por esta teoria, a autoridade da coisa julgada está no fato de provir do Estado. A sentença contém imperatividade, por constituir um ato estatal.

    2 - Teoria da Extinção da Obrigação Jurisdicional ( )

    III – Por meio desta teoria, a coisa julgada criaria um direito novo. Portanto, seria sempre constitutiva de direito.

    3 – Teoria da Eficácia da Declaração ( )

    IV – Esta teoria vê na coisa julgada uma qualidade especial da sentença a reforçar a sua eficácia, consistente na imutabilidade da sentença como ato processual, e na imutabilidade dos seus efeitos.

    4 – Teoria de Canelutti ( )

    V – Conforme esta teoria, que teve Rocco como expositor, o conceito de sentença e, pois, de coisa julgada, prende-se, necessariamente, aos conceitos de ação e jurisdição.

    5 – Teoria da Força Legal ou Substancial ( )

    Alternativas da questão 3538406
  2. Questão 502

    ID 3538405

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Assistência Simples (Adesiva)

    Ano: 2010 Banca: ACEP - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas Órgão: Banco do Nordeste do Brasil


    No que tange ao regramento da assistência e da intervenção de terceiros no Processo Civil Brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas da questão 3538405
  3. Questão 503

    ID 3538404

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Vício e Nulidade

    Ano: 2010 Banca: ACEP - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas Órgão: Banco do Nordeste do Brasil


    Acerca dos regimes da nulidade no âmbito do processo civil, é CORRETO afirmar:

    Alternativas da questão 3538404
  4. Questão 504

    ID 3538403

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Fase de Liquidação

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral de Teresina


    A liquidação da sentença

    Alternativas da questão 3538403
  5. Questão 505

    ID 3538402

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Coisa Julgada Formal e Material

    Ano: 2010 Banca: ACEP - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas Órgão: Banco do Nordeste do Brasil


    Acerca da sentença e coisa julgada, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas da questão 3538402
  6. Questão 506

    ID 3538401

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Cabimento

    Ano: 2010 Banca: TRF 4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região Órgão: Tribunal Regional Federal da 4ª Região


    Assinale a alternativa correta.

    Quanto ao recurso cabível na negativa de liminar em Mandado de Segurança, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3538401
  7. Questão 507

    ID 3538400

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Cabimento

    Ano: 2010 Banca: MOVENS - Instituto Órgão: Departamento Nacional de Produção Mineral


    No que se refere aos recursos no âmbito do processo civil, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3538400
  8. Questão 508

    ID 3538399

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Modalidades

    Ano: 2010 Banca: Instituto AOCP Órgão: FundaçãoEstataldeSaúdedaFamília - FESF


    Os bens móveis, semoventes ou imóveis, quando Ihes for disputada a propriedade ou a posse, havendo fundado receio de rixas ou danificações, poderá ser requerido ao Juiz a decretação de

    Alternativas da questão 3538399
  9. Questão 509

    ID 3538398

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Fundamento e Forma de Revogação da Tutela Provisória

    Ano: 2010 Banca: TRT 2 REGIAO - Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região


    Para fins de antecipação da tutela:

    I. O juízo de verossimilhança sobre a existência do direito do autor tem como parâmetro legal a prova inequívoca dos fatos que o fundamentam.

    II. O fumus boni iuris que fundamenta a concessão de uma cautelar é exigência idêntica à verossimilhança da alegação exigida para a tutela antecipada.

    III. Convencendo-se o juiz de que a pretensão deduzida na petição inicial tem boas chances de ser atendida, poderá conceder ao autor a fruição provisória ao bem da vida pretendido, em tutela de cognição sumária.

    IV. No caso da antecipação de tutela autorizada por abuso do direito de defesa verifica-se a existência de provisoriedade com toda a estrutura da cautelar, mas não informada pela existência de perigo concreto ao resultado do processo: o perigo de dano a ser evitado é aquele inerente ao tempo necessário para a cognição plena.

    Da análise das sentenças acima, é de se concluir que:

    Alternativas da questão 3538398
  10. Questão 510

    ID 3538397

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Provas Típicas

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral de Teresina


    Quanto às provas,

    Alternativas da questão 3538397
  11. Questão 511

    ID 3538396

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Conceito de Jurisdição

    Ano: 2010 Banca: TRT 2 REGIAO - Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região


    A jurisdição:

    Alternativas da questão 3538396
  12. Questão 512

    ID 3538395

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Cumprimento de Sentença

    Ano: 2010 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Amapá


    Mévia, propôs ação indenizatória, por danos materiais e morais, por meio do procedimento ordinário, postulando a condenação do Estado do Amapá aduzindo que agentes fiscais do Estado, sem mandado judicial, adentraram o estabelecimento da autora, apreendendo, indevidamente, computadores, notas fiscais, disquetes, e, a partir daí, gerando diversos procedimentos administrativos, civis e criminais. Tal busca e apreensão foi declarada ilícita por decisão judicial transitada em julgado.

    Efetuada a instrução, restou comprovado o nexo causal, estabelecida a responsabilidade objetiva. A sentença condenou o Estado do Amapá ao pagamento de R\$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), a título de danos materiais, devidamente comprovados, e R\$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), a título de danos morais. Houve duplo grau necessário e apelação por parte da Fazenda Pública. A decisão transitou em julgado. A condenação ocorreu em 2004, em valores certos, determinada a correção monetária pelos mesmos critérios utilizados pela Fazenda para corrigir os seus créditos, tendo havido condenação em honorários advocatícios, fixados em dez por cento do valor da condenação.

    Iniciada a execução foram opostos embargos, rejeitados, tendo havido duplo grau de Jurisdição necessário.

    A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:

    I. a sentença proferida nos embargos à execução contra a Fazenda não permite duplo grau necessário de Jurisdição.

    II. a execução é definitiva após o trânsito em julgado da decisão proferida no processo de conhecimento.

    III. descabe duplo grau no processo de conhecimento na hipótese do enunciado.

    IV. o recurso de apelação e o duplo grau necessário não são excludentes.

    V. é possível a penhora dos bens do Estado do Amapá.

    Assinale:

    Alternativas da questão 3538395
  13. Questão 513

    ID 3538394

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Competência Territorial (Foro) e Competência de Juízo

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Departamento de Trânsito do Espírito Santo


    Julgue os itens subsequentes, acerca dos diversos institutos de direito processual civil.



    A competência territorial, consagrada no princípio geral do foro do domicílio do réu, é relativa, determinando-se no momento da propositura da ação, sendo vedado ao órgão julgador declarar, de ofício, a incompetência relativa.

    Alternativas da questão 3538394
  14. Questão 514

    ID 3538391

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Noções Gerais sobre a Fase Instrutória

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: TRIBUNAL REGIONAL Eleitoral DO


    Com relação à Audiência de Instrução e julgamento considere:

    I. O juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, após perito e assistentes técnicos responderem aos quesitos de esclarecimentos.

    II. As testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu serão inquiridas antes do juiz tomar os depoimentos pessoais das partes.

    III. A audiência poderá ser adiada por convenção das partes, caso em que só será admissível uma vez.

    IV. Finda a instrução, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e ao do réu, bem como ao órgão do Ministério Público, sucessivamente, pelo prazo de 15 minutos para cada um, prorrogável por igual período, a critério do juiz.

    De acordo com o Código de Processo Civil está correto o que se afirma SOMENTE em

    Alternativas da questão 3538391
  15. Questão 515

    ID 3538389

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Conceito

    Ano: 2011 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Ordem dos Advogados do Brasil


    A inspeção judicial está prevista no Código de Processo Civil como uma das modalidades de produção de provas no processo de conhecimento.

    A respeito de tal medida, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3538389
  16. Questão 516

    ID 3538388

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Extinção do Processo sem Resolução de Mérito

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Contas do Estado de Rondônia


    Segundo a terminologia adotada pelo Código de Processo Civil, se no curso de uma ação reivindicatória o réu adquire a propriedade do imóvel reivindicado,

    Alternativas da questão 3538388
  17. Questão 517

    ID 3538386

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Ação Declaratória

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Contas do Estado de Rondônia


    Em matéria de ação declaratória, considere:


    I. É admissível a ação declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.
    II. Os únicos fatos que podem ser objeto da ação declaratória são a autenticidade e a falsidade documental.
    III. A ação declaratória está sujeita a prazos prescricionais.
    IV. É inadmissível ação declaratória visando a obter certeza quanto à exata interpretação de cláusula contratual.
    Está correto o que se afirma APENAS em
    Alternativas da questão 3538386
  18. Questão 518

    ID 3538385

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Hipóteses de Cabimento

    Ano: 2010 Banca: MPBA - Ministério Público da Bahia Órgão: Ministério Público do Estado da Bahia


    Sobre ação rescisória, ação anulatória e querela nulitatis, assinale o que se tem por correto.

    Alternativas da questão 3538385
  19. Questão 519

    ID 3538384

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Relatório

    Ano: 2011 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Justiça do Amapá


    São requisitos essenciais da sentença, dentre outros,

    Alternativas da questão 3538384
  20. Questão 520

    ID 3538383

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assuntos: Títulos Executivos Judiciais (Art. 515, CPC)

    Ano: 2010 Banca: PGE GO - Procuradoria-Geral do Estado de Goiás Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    São títulos executivos judiciais, EXCETO

    Alternativas da questão 3538383
Pular para o conteúdo principal