Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Constitucional

80.521 questões encontradas

  1. Questão 841

    ID 3526951

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Inelegibilidades Absolutas e Relativas

    Ano: 2022 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Polícia Civil de São Paulo


    Segundo a doutrina, os direitos políticos negativos consistem nas previsões constitucionais que restringem o acesso do cidadão à participação nos órgãos governamentais, por meio de impedimento à candidatura. Sobre o tema, é correto afirmar que

    Alternativas da questão 3526951
  2. Questão 842

    ID 3526950

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Inelegibilidades Absolutas e Relativas

    Ano: 2022 Banca: COPESE UFPI - Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí Órgão: Prefeitura Municipal de Beneditinos


    São direitos políticos estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, EXCETO:

    Alternativas da questão 3526950
  3. Questão 843

    ID 3526943

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assuntos: Hipóteses de Perda e de Suspensão de Direitos Políticos ou Cassação, Perda e Suspensão de Direitos Políticos (Artigo 15 da CF)

    Ano: 2023 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás


    Considerando a Constituição Federal de 1988, julgue os itens de 51 a 55.



    O presidente da República, os governadores de estado e do Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para até dois períodos subsequentes.

    Alternativas da questão 3526943
  4. Questão 844

    ID 3526929

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Princípio da Anterioridade ou Princípio da Anualidade Eleitoral (Artigo 16 da CF)

    Ano: 2023 Banca: ADVISE Órgão: Prefeitura Municipal de Maravilha


    A Constituição Federal de 1988 dispõe que a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor:

    Alternativas da questão 3526929
  5. Questão 845

    ID 3526915

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assuntos: Sufrágio, Voto e Escrutínio

    Ano: 2023 Banca: Instituto Social Univida Órgão: Prefeitura Municipal de Inajá


    Os direitos políticos são fundamentais e caracterizam o regime democrático, destacando a participação popular na formação da vontade do Estado. Qual das alternativas a seguir representa um direito político assegurado aos brasileiros?

    Alternativas da questão 3526915
  6. Questão 846

    ID 3526900

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Criação de Partidos

    Ano: 2023 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Unaí


    Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, registram seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral, sendo livre a criação, a fusão, a incorporação e a extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:

    I - caráter multinacional;

    lI - proibição de recebimento de recursos financeiros de governo estrangeiro;

    IlI - proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade estrangeira;

    IV - prestação de contas ao Tribunal de Contas;

    V - funcionamento parlamentar de acordo com a lei.

    Está CORRETO apenas o que se afirma em

    Alternativas da questão 3526900
  7. Questão 847

    ID 3526896

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Passiva

    Ano: 2023 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo


    De acordo com a Constituição Federal, em relação aos Direitos políticos, assinale a alternativa CORRETA

    Alternativas da questão 3526896
  8. Questão 848

    ID 3526892

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Inelegibilidades Absolutas e Relativas

    Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Grupo Hospitalar Conceição


    Sobre os direitos políticos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

    ( ) O militar alistável é elegível, sendo que, se contar menos de dez anos de serviço, poderá afastar-se da atividade para que possa concorrer a algum cargo eletivo.

    ( ) Serão realizadas na mesma oportunidade das eleições municipais consultas populares que tenham sido aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral com antecedência de 90 dias em relação à data das eleições, desde que respeitados os limites operacionais que digam respeito ao número de quesitos.

    ( ) São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República ou de quem o haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

    ( ) Não há que se falar em perda ou suspensão dos direitos políticos em razão do cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado.

    ( ) Para concorrer a outros cargos, o Presidente da República deve renunciar ao respectivo mandato até no máximo seis meses antes do pleito.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3526892
  9. Questão 849

    ID 3526891

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Ativa

    Ano: 2023 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Fundação de Proteção e defesa do Consumidor / Instituto de Defesa do Consumidor


    No que se refere aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os itens de 90 a 93.



    O voto é facultativo para os analfabetos e para os maiores de setenta anos de idade.

    Alternativas da questão 3526891
  10. Questão 850

    ID 3526890

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assuntos: Hipóteses de Perda e de Suspensão de Direitos Políticos ou Cassação, Perda e Suspensão de Direitos Políticos (Artigo 15 da CF)

    Ano: 2023 Banca: Instituto Unique Órgão: Câmara Municipal de Avaré


    É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (Art. 15º, CF/88).

    Alternativas da questão 3526890
  11. Questão 851

    ID 3526850

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Ativa

    Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto - Santa Catarina


    Com base no Capítulo IV – Dos Direitos Políticos do Título II – Dos Direitos de Garantias Fundamentais da Constituição Federal vigente, analise as seguintes assertivas, assinalando C, se corretas, ou I se incorretas.

    ( ) São condições de elegibilidade, na forma da lei, entre outras, o alistamento eleitoral e a filiação partidária.

    ( ) O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos e para os maiores de 65 (sessenta e cinco) anos.

    ( ) São condições de elegibilidade, na forma da lei, entre outras, a idade mínima de 40 (quarenta) anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3526850
  12. Questão 852

    ID 3526838

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Ativa

    Ano: 2023 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região


    De acordo com a Constituição Federal de 1988, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para

    Alternativas da questão 3526838
  13. Questão 853

    ID 3526827

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Ativa

    Ano: 2023 Banca: INSTITUTO UNIFIL Órgão: Prefeitura Municipal de Maringá


    Conforme disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, sobre os Direito Políticos, assinale a alternativa incorreta.

    Alternativas da questão 3526827
  14. Questão 854

    ID 3526824

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Criação de Partidos

    Ano: 2023 Banca: AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense Órgão: Prefeitura Municipal de Seara


    De acordo com a Constituição Federal de 1988, no que diz respeito aos partidos políticos, é livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos, marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3526824
  15. Questão 855

    ID 3526820

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Inelegibilidades Absolutas e Relativas

    Ano: 2023 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Câmara Municipal de Ibitirama


    Conforme a Constituição Federal de 1988, em relação aos direitos políticos, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3526820
  16. Questão 856

    ID 3526818

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Ativa

    Ano: 2023 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Bréscia


    Sobre o alistamento eleitoral e o voto, analisar os itens abaixo:

    I. O voto é obrigatório para pessoas maiores de 18 anos até 70 anos.

    II. O voto é facultativo para desempregados.

    Alternativas da questão 3526818
  17. Questão 857

    ID 3526803

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Eleições Proporcionais e Eleições Majoritárias ou Sistemas Eleitorais - Proporcional e Majoritário

    Ano: 2023 Banca: INDEPAC Órgão: Câmara Municipal de Araras


    No Brasil, o sistema eleitoral proporcional é adotado para eleger

    Alternativas da questão 3526803
  18. Questão 858

    ID 3526743

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Ativa

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Paraty


    De acordo com a Constituição Federal, no que tange aos Direitos Políticos, analise os itens a seguir e em seguida assinale a alternativa correta.

    I - O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os menores de setenta anos.

    II O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezesseis anos.

    III - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    Alternativas da questão 3526743
  19. Questão 859

    ID 3526739

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Ativa

    Ano: 2024 Banca: ADVISE Órgão: Prefeitura Municipal de Serra da Raiz


    De acordo com a Constituição Federal de 1988, é CORRETO afirmar que para os maiores de setenta anos:

    Alternativas da questão 3526739
  20. Questão 860

    ID 3526736

    Disciplina: Direito Constitucional

    Assunto: Capacidade Eleitoral Passiva

    Ano: 2024 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região


    Conforme a Constituição Federal de 1988, assinale a alterativa que apresenta uma condição de elegibilidade.

    Alternativas da questão 3526736
Pular para o conteúdo principal