Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Nutrição

50.038 questões encontradas

  1. Questão 261

    ID 3531482

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Sistemas e Modalidades de Distribuição de Refeições

    Ano: 2024 Banca: FUNCERN - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN Órgão: Prefeitura e Câmaras de Seridó


    Os mise-en-place também determinam os serviços. Assim, os serviços – formas de servir os alimentos e bebidas – derivam originalmente dos arranjos e da ocasião do evento, com maior ou menor cunho de cerimônia. São conhecidos como serviços em pé, ou sentados à mesa.

    (BRITO e FONTES, 2002)

    Sobre os serviços de alimento e bebidas em evento, o serviço em pé é realizado com o serviço à

    Alternativas da questão 3531482
  2. Questão 262

    ID 3531452

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Estoque e Armazenamento de Alimentos

    Ano: 2024 Banca: CETEC - Centro de Educação Tecnológica do Estado do Ceará Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará


    Receber e armazenar as mercadorias adequadamente são fundamentais no processo de Boas Práticas. Assim, todo produto adquirido deve ser inspecionado antes de ser admitido no serviço de alimentação e a inspeção deve ser realizada por um colaborador treinado e ciente dos requisitos a serem verificados para cada grupo de produtos. Os alimentos devem ser recebidos e armazenados em temperatura de acordo com suas características e deve obedecer a uma sequência correta de maneira que evite que o alimento se estrague. Assinale a opção que contém a ordem CORRETA desse armazenamento:

    Alternativas da questão 3531452
  3. Questão 263

    ID 3531396

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Sistemas e Modalidades de Distribuição de Refeições

    Ano: 2024 Banca: CETEC - Centro de Educação Tecnológica do Estado do Ceará Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará


    “nesse serviço, o alimento é servido pelo garçom no prato do participante. O garçom apresenta a travessa pelo lado esquerdo do participante com a mão esquerda protegida por um guardanapo de serviço. Para servir, com a mão direita o garçom retira da travessa uma porção de alimento e a deposita na parte inferior do prato, pelo lado esquerdo do participante”.

    A informação acima descreve os procedimentos que o garçom tomará no serviço:

    Alternativas da questão 3531396
  4. Questão 264

    ID 3531392

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Gestão Ambiental

    Ano: 2024 Banca: CETEC - Centro de Educação Tecnológica do Estado do Ceará Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará


    Manter o setor de Alimentos e Bebidas, em um meio de hospedagem, muitas vezes é um desafio. Porém, alguns hóspedes frequentam determinado hotel levando em consideração os serviços que são oferecidos por esse departamento. Acerca dos serviços relacionados ao setor de A&B, assinale a opção CORRETA:

    Alternativas da questão 3531392
  5. Questão 265

    ID 3531368

    Disciplina: Nutrição

    Assuntos: Organização, Direção e Controle

    Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


    A implantação de um empreendimento gastronômico requer uma série de variáveis a serem consideradas. O conceito inicial parte da ideia do cardápio a ser trabalhado e segue evoluindo em outras etapas. Analise as afirmativas sobre as demais variáveis a serem consideradas na abertura de um empreendimento gastronômico.

    I. Concomitantemente à elaboração do cardápio, é essencial refletir sobre qual tipo de serviço será oferecido e qual ambiente se deseja desenvolver, haja vista que este trio se complementa.

    II. Após o produto, o serviço e o ambiente serem definidos, parte-se para a identificação do perfil do cliente que se deseja captar e para a localização do negócio.

    III. Finalmente, com o conceito plenamente definido, parte-se para os desdobramentos como precificação, fornecedores, recursos humanos e divulgação.

    IV. Em empreendimentos gastronômicos não se realizam estudos de concorrência, haja vista que cada empreendimento possui personalidade única e não faz sentido compará-lo aos demais.

    É correto o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3531368
  6. Questão 266

    ID 3531084

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Elaboração de Cardápios

    Ano: 2025 Banca: FUNCERN - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco


    O planejamento do menu é uma ferramenta estratégica para a operação de alimentos e bebidas, sua elaboração deve considerar diversos fatores, incluindo o tipo de menu. No contexto do planejamento do menu, as principais vantagens de se adotar um "Menu Fixo" são

    Alternativas da questão 3531084
  7. Questão 267

    ID 3531044

    Disciplina: Nutrição

    Assuntos: Organização, Direção e Controle

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


    O departamento de Alimentos e Bebidas (A&B), dentro de um meio de hospedagem, é estratégico por agregar valor à experiência do hóspede. Além de suprir os hóspedes com o café da manhã, almoço, jantar e room-service, tem atuação essencial no setor de eventos, servindo desde o coffee break até recepções mais elaboradas. Sobre o departamento de A&B na hotelaria, analise as afirmativas.

    I. O gerenciamento do setor de A&B em meios de hospedagem envolve planejamento estratégico, gestão de pessoal e garantia da qualidade dos serviços prestados.

    II. O setor de A&B precisa equilibrar excelência no atendimento, segurança alimentar e rentabilidade.

    III. O gestor de A&B deve acompanhar indicadores operacionais, otimizar processos e manter padrões de qualidade e apresentação.

    IV. A operação de A&B envolve gestão de insumos, controle de custos, capacitação de equipe, cumprimento de normas sanitárias e integração com os demais setores do hotel.

    Após análise cuidadosa das afirmativas, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3531044
  8. Questão 268

    ID 3530985

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Elaboração de Cardápios

    Ano: 2025 Banca: FUNCERN - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco


    O café da manhã é uma refeição fundamental, oferecida pelos meios de hospedagem, com diferentes modalidades, para atender às preferências dos hóspedes. A composição típica do café continental é

    Alternativas da questão 3530985
  9. Questão 269

    ID 3530014

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Custos

    Ano: 2016 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal Rural da Amazônia


    Uma nutricionista pretende servir um prato nutritivo com o menor custo possível, selecionando os alimentos conforme a disponibilidade da cozinha. A contribuição energética da refeição deve conter, no mínimo, 1000 kcal, 30g de proteínas e 20g de gorduras. Além disso, a refeição deve possuir, no mínimo, 400g. A tabela 1, abaixo, apresenta as informações nutricionais dos alimentos e o seu custo médio:

    Alimento

    Porção

    Calorias (kcal)

    Gorduras (g)

    Proteínas (g)

    Custo Médio (R\$)

    Salada de Atum

    100g

    200

    15

    24

    10,00

    Guisado de Frango

    100g

    220

    10

    20

    8,00

    Macarrão ao Sugo

    100g

    350

    3

    16

    4,00

    Arroz Siciliano

    100g

    360

    1

    8

    2,00

    Tabela 1 – Alimentos x Informações Nutricionais x Custo Médio por Porção

    A quantidade de porções (de 100g) de cada um dos alimentos consumidos, de modo a obter o mínimo custo, respeitando as necessidades nutricionais requeridas, é

    Alternativas da questão 3530014
  10. Questão 270

    ID 3516774

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Análise de Perigo por Pontos Críticos e Controle

    Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará


    Acerca das boas práticas, da análise de risco e dos pontos críticos de controle na industrialização de pescado, especialmente no que se refere à sua regulamentação, julgue os itens subsequentes.



    O responsável técnico pelo processamento e pela industrialização do pescado deve ter autoridade e competência para a adoção do método de Avaliação de Perigos e Determinação de Pontos Críticos de Controle (APPCC), como estabelecido na norma federal pertinente.

    Alternativas da questão 3516774
  11. Questão 271

    ID 3516730

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal

    Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará


    Acerca das boas práticas, da análise de risco e dos pontos críticos de controle na industrialização de pescado, especialmente no que se refere à sua regulamentação, julgue os itens subsequentes.



    Um dos objetivos específicos do regulamento técnico para inspeção sanitária de alimentos é classificar os estabelecimentos produtores de alimento em relação aos perigos ao trabalhador, usuário, consumidor e(ou) possibilidade de contaminação do alimento.

    Alternativas da questão 3516730
  12. Questão 272

    ID 3516141

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviço

    Ano: 2014 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Cedro


    Levando em consideração o preconizado pelo Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação – RDC 216/04 – ANVISA em relação aos procedimentos relativos ao controle higiênico-sanitário de alimentos na fase de preparação do alimento, analise as proposições abaixo.

    1) Deve-se evitar o contato direto ou indireto entre alimentos crus, semi preparados e prontos para o consumo.

    2) As matérias-primas e os ingredientes caracterizados como produtos perecíveis devem ser expostos à temperatura ambiente somente pelo tempo mínimo necessário para a preparação do alimento, a fim de não comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento preparado.

    3) Com a finalidade de garantir adequada penetração do calor, deve-se proceder ao descongelamento, conduzido de forma a evitar que as áreas superficiais dos alimentos se mantenham em condições favoráveis à multiplicação microbiana.

    4) O binômio tempo-temperatura deve ser utilizado no descongelamento, sendo utilizada temperatura inferior a 5ºC por, até, quatro horas.

    Estão corretas, apenas:

    Alternativas da questão 3516141
  13. Questão 273

    ID 3515960

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs)

    Ano: 2015 Banca: Fundação La Salle Órgão: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo


    Segundo a RDC nº 216/2004 os serviços de alimentação devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados POP. Os POP referentes às operações de higienização de instalações, equipamentos e móveis devem conter as seguintes informações:

    Alternativas da questão 3515960
  14. Questão 274

    ID 3515947

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Conservação pelo Frio

    Ano: 2015 Banca: Fundação La Salle Órgão: Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo


    De acordo com a RDC nº 216/2004 sobre a preparação de alimentos, considere as afirmações abaixo e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

    ( ) No processo de resfriamento, a temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60°C (sessenta graus Celsius) a 10ºC (dez graus Celsius) em até duas horas.

    ( ) O tratamento térmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de, no mínimo, 70ºC (setenta graus Celsius).

    ( ) O prazo máximo de consumo do alimento preparado e conservado sob refrigeração a temperatura de 4°C (quatro graus Celsius), ou inferior, deve ser de 5 (cinco) dias.

    ( ) Os alimentos submetidos ao descongelamento devem ser mantidos sob refrigeração e, se não forem imediatamente utilizados, devem ser recongelados.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3515947
  15. Questão 275

    ID 3515837

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Rotulagem de Alimentos

    Ano: 2016 Banca: Fundação La Salle Órgão: Prefeitura Municipal de Cachoeirinha


    A RDC nº 216/2004 recomenda que, caso um alimento preparado seja armazenado sob refrigeração ou congelamento, o invólucro do mesmo deve conter, no mínimo, as seguintes informações:

    Alternativas da questão 3515837
  16. Questão 276

    ID 3515750

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs)

    Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Pará de Minas


    De acordo com a RDC Nº 216 de 2004, não estão incluídos, entre as documentações e registros no campo de atuação dos serviços de alimentação, os procedimentos operacionais padrões relacionados à(ao):

    Alternativas da questão 3515750
  17. Questão 277

    ID 3515718

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 275/2002

    Ano: 2019 Banca: FUNPAR NC UFPR - Universidade Federal do Paraná Órgão: Itaipu Binacional


    A água mineral natural e a água natural envasadas não devem apresentar risco à saúde do consumidor e devem estar em conformidade com as características microbiológicas descritas na RDC nº 275, de 22 de setembro de 2005. O valor aceitável de coliformes totais em amostras representativas é:

    Alternativas da questão 3515718
  18. Questão 278

    ID 3515688

    Disciplina: Nutrição

    Assuntos: Classificação dos Alimentos Quanto: Origem, Beneficiamento e Grau de Perecibilidade

    Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Pará de Minas


    De acordo com a Resolução RDC Nº 216, de 15 de setembro de 2004, alimentos preparados são alimentos manipulados e preparados em serviços de alimentação, expostos à venda embalados ou não, subdividindo-se em três categorias de alimentação.

    São subdivisões das categorias de alimentação, EXCETO:

    Alternativas da questão 3515688
  19. Questão 279

    ID 3515639

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Micro-organismos Patogênicos e DTAs

    Ano: 2019 Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Órgão: Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro - Sms


    Com base nos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, em relação aos patógenos de interesse de saúde pública implicados em surtos alimentares por consumo de produtos de origem animal e principais doenças transmitidas por alimentos no Brasil, é lícito afirmar que:

    Alternativas da questão 3515639
  20. Questão 280

    ID 3515624

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Rotulagem de Alimentos

    Ano: 2019 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Francisco Morato


    De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Resolução – RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, qual das alternativas indica um alimento que deve, obrigatoriamente, apresentar rotulagem nutricional?

    Alternativas da questão 3515624
Pular para o conteúdo principal