Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Processual Civil - CPC 2015

14.960 questões encontradas

  1. Questão 421

    ID 3538506

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Suspensão da Execução por Embargos

    Ano: 2010 Banca: TRF 4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região Órgão: Tribunal Regional Federal da 4ª Região


    Assinale a alternativa correta.

    Quanto ao efeito suspensivo dos Embargos à Execução Fiscal, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3538506
  2. Questão 422

    ID 3538505

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Local e Tempo da Citação

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: TRIBUNAL REGIONAL Eleitoral DO


    Lucas e Linda se casaram em um sábado de manhã. Passaram o referido sábado e o domingo seguinte em lua de mel no hotel XXX. Na segunda feira, no período da manhã, quando retornaram para a residência onde Lucas reside, souberam que no domingo faleceu o irmão de Linda. No período da tarde, receberam oficiais de justiça com citação em ação de despejo no qual Lucas é réu e com citação em processo de execução de contrato no qual Linda é ré. Neste caso, em regra, os oficiais de justiça

    Alternativas da questão 3538505
  3. Questão 423

    ID 3538504

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Efeitos

    Ano: 2010 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Agência de Fomento de Santa Catarina


    Banco BO S/A promove ação de execução, lastreada em nota promissória, no valor de R\$ 50.000,00, relativo a mútuo realizado em 03.01.2000, com período de carência de um mês, sendo a primeira prestação a ser paga aos 03.03.2000. O débito foi parcelado em cinquenta meses, ocorrendo o pagamento de mais da metade das prestações.

    Por força de problemas pessoais, houve a paralisação do pagamento na vigésima-sexta prestação. Após três meses sem receber pagamento e não obtida a conciliação, foi proposta a ação, requerendo o autor a citação do executado para pagar o débito vencido. Após os atos processuais próprios, o réu, Fulano de Tal, não foi localizado, mas o exequente, em diligências, obteve dados sobre bens integrantes do patrimônio do executado, requerendo as providências cabíveis ao Juízo da execução.

    Nessa linha, houve o arresto dos bens do devedor e, após, foi realizada sua citação.

    A esse respeito, é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3538504
  4. Questão 424

    ID 3538502

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Títulos Executivos Extrajudiciais

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Defensoria Pública do Estado de São Paulo


    Têm força de título executivo extrajudicial, por disposição expressa de lei ou enunciado de súmula do STJ, os documentos abaixo, EXCETO:

    Alternativas da questão 3538502
  5. Questão 425

    ID 3538501

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assuntos: Princípio da Congruência (Correlação, Adstrição ou Vinculação ao Pedido)

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral de Teresina


    O princípio da congruência significa que

    Alternativas da questão 3538501
  6. Questão 426

    ID 3538500

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Efeitos da Sentença

    Ano: 2010 Banca: TRT 2 REGIAO - Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região


    Por meio da sentença, o juiz:

    Alternativas da questão 3538500
  7. Questão 427

    ID 3538499

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Fase Procedimental Executiva ou Cumprimento da Sentença

    Ano: 2010 Banca: FUNIVERSA Órgão: Conselho Federal de Economia


    O processo de execução foi alvo de várias alterações legislativas nos últimos anos. Em relação aos dispositivos vigentes, assinale alternativa correta.

    Alternativas da questão 3538499
  8. Questão 428

    ID 3538498

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Julgamento dos Recursos Extraordinários e Especiais Repetitivos

    Ano: 2010 Banca: TRF 4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região Órgão: Tribunal Regional Federal da 4ª Região


    Assinale a alternativa correta.

    Determinada a suspensão do andamento de recursos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, em virtude da instauração de procedimento do art. 543-C do Código de Processo Civil (“Recursos Repetitivos”):

    Alternativas da questão 3538498
  9. Questão 429

    ID 3538497

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Multas

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região


    Julgue os itens que se seguem, que versam sobre sentença, coisa julgada, execução e embargos do devedor.



    A resistência injustificada às ordens judiciais é ato atentatório à dignidade da justiça e à dignidade da jurisdição, portanto é possível a cumulação da sanção referente ao pagamento de multa de até 20% do valor da execução para o exequente com a multa de 20% do valor da causa para o Estado, fato que não caracteriza o bis in idem.

    Alternativas da questão 3538497
  10. Questão 430

    ID 3538496

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Interdições e Disposições Comuns à Tutela e à Curatela

    Ano: 2010 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Ordem dos Advogados do Brasil


    As siglas encontradas na prova devem ser interpretadas da seguinte forma:

    CF = Constituição Federal de 1988; CLT = Consolidação das Leis do Trabalho; CP = Código Penal; CPC = Código de Processo Civil; CPP = Código de Processo Penal; CTN = Código Tributário Nacional; OAB = Ordem dos Advogados do Brasil; ONU = Organização das Nações Unidas; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justiça; TRT = Tribunal Regional do Trabalho; ECA = Estatuto da Criança e do Adolescente.



    Com relação ao procedimento da curatela dos interditos, é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3538496
  11. Questão 431

    ID 3538495

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Capacidade de Ser Parte

    Ano: 2010 Banca: FUNIVERSA Órgão: Conselho Federal de Economia


    Assinale a alternativa correta acerca dos sujeitos da relação jurídico-processual.

    Alternativas da questão 3538495
  12. Questão 432

    ID 3538494

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Contagem e Fluência do Prazo

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: TRIBUNAL REGIONAL Eleitoral DO


    No tocante aos atos processuais, considere as seguintes assertivas a respeito dos Prazos:

    I. Computar-se-á em dobro o prazo para contestar quando a parte for o Ministério Público.

    II. Quando a lei não marcar outro prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento depois de decorridas vinte e quatro horas.

    III. É defeso às partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptórios.

    IV. Em regra, o juiz poderá, nas comarcas onde for difícil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, por até sessenta dias.

    De acordo com o Código de Processo Civil está correto o que se afirma SOMENTE em

    Alternativas da questão 3538494
  13. Questão 433

    ID 3538493

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Prazos em Casos de Litisconsórcio

    Ano: 2010 Banca: ACEP - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas Órgão: Banco do Nordeste do Brasil


    Analisando o procedimento ordinário, executivo, cautelar e especial, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3538493
  14. Questão 434

    ID 3538492

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Forma Executiva

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Defensoria Pública do Estado de São Paulo


    Ao ser atribuído o valor da causa nas ações de execução de alimentos fixados em favor de criança, o Defensor Público deve considerar

    Alternativas da questão 3538492
  15. Questão 435

    ID 3538491

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Requisitos

    Ano: 2010 Banca: MS Concursos Órgão: Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu


    A ação rescisória é medida utilizada para rescindir a sentença de mérito que já transitou em julgado, quando ocorrer alguma das situações previstas no Código de Processo Civil. Nestes termos, é CORRETO dizer que:

    Alternativas da questão 3538491
  16. Questão 436

    ID 3538490

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Noções Gerais

    Ano: 2010 Banca: MPBA - Ministério Público da Bahia Órgão: Ministério Público do Estado da Bahia


    A apelação, no direito processual civil brasileiro, é o recurso que, por excelência, é interposto contra a sentença proferida por juiz de primeiro grau. Acerca dessa espécie recursal, analise as afirmativas a seguir formuladas.

    I - Os recursos de apelação interpostos contra sentença que decreta interdição e julga procedente pedido formulado em mandado de segurança não são dotados de efeito suspensivo.

    II - Nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito (art. 267), é vedado ao Tribunal julgar desde logo a lide, cabendo-lhe apenas, na hipótese de provimento recursal, determinar o retorno dos autos ao juízo de origem, para rejulgamento.

    III - Constatando a ocorrência de nulidade sanável, o Tribunal poderá determinar a realização ou renovação do ato processual, intimadas as partes; cumprida a diligência, sempre que possível prosseguirá o julgamento da apelação.

    IV - A fundamentação livre ínsita à apelação autoriza que questões não alegadas na instância originária sejam deduzidas nesta via recursal, fazendo-se necessária apenas a observância do contraditório e da ampla defesa.

    V - A execução provisória da sentença só é permitida quando o recurso de apelação for recebido apenas no efeito devolutivo.

    Desse modo, assinale o número de proposição(ões) correta(s)?

    Alternativas da questão 3538490
  17. Questão 437

    ID 3538488

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Fato Notório

    Ano: 2010 Banca: MPBA - Ministério Público da Bahia Órgão: Ministério Público do Estado da Bahia


    É certo afirmar que:

    Alternativas da questão 3538488
  18. Questão 438

    ID 3538487

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assuntos: Incapacidade da Parte, Defeito de Representação ou Falta de Autorização

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: TRIBUNAL REGIONAL Eleitoral DO


    João, advogado e irmão de Leila, para evitar decadência de determinado direito de sua irmã, intenta a competente ação em nome dela sem o respectivo instrumento de mandato. Neste caso, de acordo com o Código de Processo Civil, João

    Alternativas da questão 3538487
  19. Questão 439

    ID 3538486

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Pressupostos Alternativos

    Ano: 2010 Banca: COPESE UFT - Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins Órgão: Ministério Público do Estado do Tocantins


    Sobre o recurso extraordinário é incorreto afirmar:

    Alternativas da questão 3538486
  20. Questão 440

    ID 3538485

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Organização e Fiscalização das Fundações

    Ano: 2010 Banca: COPESE UFT - Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins Órgão: Ministério Público do Estado do Tocantins


    Assinale a alternativa incorreta sobre as funções do Ministério Público em relação às fundações:

    Alternativas da questão 3538485
Pular para o conteúdo principal