Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Financeiro

5.562 questões encontradas

  1. Questão 481

    ID 3505897

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Classificação da Despesa Quanto à Natureza Legal ou Categoria Econômica (Lei 4.320/64)

    Ano: 2016 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Câmara Municipal de Várzea Paulista


    As dotações para despesas às quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado, classificam-se como

    Alternativas da questão 3505897
  2. Questão 482

    ID 3505895

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Classificação da Despesa Quanto à Natureza Legal ou Categoria Econômica (Lei 4.320/64)

    Ano: 2016 Banca: Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Iraceminha


    De acordo com o Art. 13 da lei 4320/1964 com relação a discriminação ou especificação da despesa por elementos, as despesas com juros da dívida pública são classificas como:

    Alternativas da questão 3505895
  3. Questão 483

    ID 3505892

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Anualidade ou Periodicidade

    Ano: 2016 Banca: NUBES - Nubes Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Cecília


    A Lei Orçamentária é uma autorização
    concedida pelo Poder Legislativo ao Poder
    Executivo para realizar despesas e arrecadar
    receitas, e que não pode ser concedida por um
    prazo indefinido. Em razão da necessidade de
    renovação periódica desta autorização se
    instituiu qual Princípio Orçamentário?
    Alternativas da questão 3505892
  4. Questão 484

    ID 3505886

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Classificação da Despesa Quanto à Natureza Legal ou Categoria Econômica (Lei 4.320/64)

    Ano: 2016 Banca: UERR - Universidade Estadual de Roraima Órgão: Câmara Municipal de Boa Vista


    Assinale a opção que apresenta a categoria econômica das despesas dos juros da dívida pública:

    Alternativas da questão 3505886
  5. Questão 485

    ID 3505885

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Conceito do PPA

    Ano: 2016 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Prefeitura Municipal de Teresina


    O orçamento público brasileiro é definido na Constituição Federal e compõe-se de três instrumentos. As diretrizes, objetivos e metas da Administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada serão estabelecidas

    Alternativas da questão 3505885
  6. Questão 486

    ID 3505884

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Liquidação

    Ano: 2016 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Conselho Regional de Farmácia do Piauí


    Na forma prevista na Lei Federal nº 4.320/64, os estágios da despesa orçamentária são o empenho, a liquidação e o pagamento. A liquidação da despesa pública consiste em:

    Alternativas da questão 3505884
  7. Questão 487

    ID 3505881

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Empenho

    Ano: 2016 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Câmara Municipal de São José dos Pinhais


    Com base nas disposições da Lei nº 4.320/64 referente à execução do orçamento, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3505881
  8. Questão 488

    ID 3505879

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Não Afetação da Receita

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    Acerca de receita e despesa públicas no direito financeiro brasileiro, julgue os próximos itens.



    A receita oriunda da privatização de empresa pública estadual não pode ser utilizada em obras de conservação de imóveis pertencentes ao estado-membro, mas não há óbice à sua utilização para a aquisição de imóvel necessário à realização de obra pública.

    Alternativas da questão 3505879
  9. Questão 489

    ID 3505877

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Classificação da Despesa Quanto à Natureza Legal ou Categoria Econômica (Lei 4.320/64)

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Pará


    Com base nas normas gerais de direito financeiro para a elaboração e o controle dos orçamentos e balanços públicos, julgue os itens seguintes.



    Se determinado órgão público adquirir um bem de capital que já esteja em utilização, o dispêndio correspondente à aquisição será classificado como investimento.

    Alternativas da questão 3505877
  10. Questão 490

    ID 3505876

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Classificação da Despesa Quanto à Natureza Legal ou Categoria Econômica (Lei 4.320/64)

    Ano: 2016 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Sertãozinho - PB


    São despesas correntes, segundo a Lei Geral do Orçamento,

    Alternativas da questão 3505876
  11. Questão 491

    ID 3505873

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Órgãos Normativos

    Ano: 2016 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região


    Os órgãos normativos determinam regras gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Dente esses órgãos, pode-se destacar:

    Alternativas da questão 3505873
  12. Questão 492

    ID 3505871

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Exclusividade

    Ano: 2016 Banca: UERR - Universidade Estadual de Roraima Órgão: Câmara Municipal de Boa Vista


    Assinale a alternativa que representa uma exceção ao princípio orçamentário da exclusividade.

    Alternativas da questão 3505871
  13. Questão 493

    ID 3505867

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Conceito de Direito Financeiro

    Ano: 2016 Banca: FAFIPA - Fundação de Apoio Órgão: Câmara Municipal de Cambará


    Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

    I. O direito financeiro tem por objetivo disciplinar a atividade financeira do Estado e, assim, estabelecer regras relativas aos três pilares dessa atividade: o orçamento público, a receita pública e a despesa pública.

    II. O princípio da econominicade é um dos princípios do direito financeiro, estando enunciado no artigo 70, caput, da Constituição Federal. Este princípio é relativo à exigência de eficiência, do ponto de vista político, do gasto público: com o máximo de recursos possíveis, deve-se atingir o máximo de satisfação das necessidades públicas.

    III. Nos termos do art. 24, I, da Constituição Federal, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre o direito financeiro.

    IV. A União ficará adstrita à criação de normas gerais de direito financeiro. Caso a União não estabeleça normas gerais, os Estados e o Distrito Federal exercerão competência legislativa plena, para atender às suas peculiaridades e o advento posterior de norma geral da União invalidade completamente a lei estadual.

    Alternativas da questão 3505867
  14. Questão 494

    ID 3505866

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Empenho

    Ano: 2016 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Câmara Municipal de Poá


    De acordo com a Lei no 4.320/64, o empenho de despesa é

    Alternativas da questão 3505866
  15. Questão 495

    ID 3505865

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Conceito do PPA

    Ano: 2016 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha


    "Instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal, para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada."

    O trecho acima descreve

    Alternativas da questão 3505865
  16. Questão 496

    ID 3505864

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Anualidade ou Periodicidade

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina


    Acerca do direito financeiro na Constituição Federal de 1988 e dos princípios orçamentários, julgue os seguintes itens.



    A despeito de no direito financeiro brasileiro vigorar o princípio da anualidade orçamentária, os créditos adicionais podem ser incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente ao da sua autorização.
    Alternativas da questão 3505864
  17. Questão 497

    ID 3505862

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Classificação da Despesa Quanto à Natureza Legal ou Categoria Econômica (Lei 4.320/64)

    Ano: 2016 Banca: Instituto AOCP Órgão: Câmara Municipal de Rio Branco


    De acordo com a Lei nº 4.320/1964, constituem Despesas de Capital:

    Alternativas da questão 3505862
  18. Questão 498

    ID 3505860

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Duodécimos: Regras para a Entrega de Recursos aos Demais Poderes

    Ano: 2016 Banca: UERR - Universidade Estadual de Roraima Órgão: Câmara Municipal de Boa Vista


    Sabendo-se que não se confunde o conceito de receita corrente líquida, que serve de parâmetro para limites de gastos com pessoal, limites de endividamento, dentre outros, com a receita que serve de parâmetro para o repasse realizado pelo Executivo Municipal ao Legislativo, não sujeita a fluxo de arrecadação porque calculada com base na receita efetivamente realizada no exercício anterior. Assinale a opção que não compõem a base de cálculo do repasse do duodécimo ao Poder Legislativo Municipal.

    Alternativas da questão 3505860
  19. Questão 499

    ID 3505856

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Conceito do PPA

    Ano: 2016 Banca: FAFIPA - Fundação de Apoio Órgão: Câmara Municipal de Cambará


    O Plano Plurianual - PPA:

    Alternativas da questão 3505856
  20. Questão 500

    ID 3505852

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Empenho

    Ano: 2016 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Serro


    São modalidades de empenho, EXCETO

    Alternativas da questão 3505852
Pular para o conteúdo principal