Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Financeiro

5.562 questões encontradas

  1. Questão 321

    ID 3506226

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Exclusividade

    Ano: 2011 Banca: ISAE Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas


    Assinale a alternativa que indica o princípio orçamentário que estabelece que as receitas e as despesas devem constar no orçamento pelos seus totais, sem quaisquer deduções.

    Alternativas da questão 3506226
  2. Questão 322

    ID 3506222

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Aspectos Gerais e Procedimento

    Ano: 2011 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo


    Atenção: As questões de números 37 a 42 apresentam três afirmações sobre um determinado assunto. Para respondê-las utilize a chave abaixo.

    Está correto o que se afirma APENAS em



    Disciplina constitucional dos precatórios.

    I. Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.

    II. Os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, proventos, pensões e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de decisão judicial transitada em julgado, e serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, sem qualquer exceção.

    III. Os débitos de natureza alimentícia e de qualquer valor, cujos titulares tenham 60 (sessenta) anos de idade ou mais na data de expedição do precatório, ou sejam portadores de doença grave, definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos.

    Alternativas da questão 3506222
  3. Questão 323

    ID 3506221

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Operações de Crédito por Antecipação da Receita (ARO)

    Ano: 2012 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa


    Sobre a operação de crédito por antecipação de receita, é correto afirmar que

    Alternativas da questão 3506221
  4. Questão 324

    ID 3506219

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Empenho

    Ano: 2012 Banca: FUNRIO - Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência Órgão: Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A.


    De acordo com a Lei 4.320/64, o ato emanado de autoridade competente que gera para o Estado a obrigação de pagamento e
    que está diretamente restrito ao limite de crédito orçamentário é denominado
    Alternativas da questão 3506219
  5. Questão 325

    ID 3506216

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Créditos Suplementares

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional Federal da 3ª Região


    Se uma autarquia receber, mediante determinação da lei orçamentária, dotação insuficiente para determinado projeto,

    Alternativas da questão 3506216
  6. Questão 326

    ID 3506215

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Empenho

    Ano: 2012 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região


    Conforme salienta João Angélico, tanto o período de fixação da despesa quanto o período de realização da despesa são constituídos por estágios. Admite o doutrinador, pela considerável importância que possuem no percurso da despesa pública, que três outros estágios devem ser estudados: o suprimento, que antecede o estágio do pagamento, a programação da despesa e a licitação, que antecedem, nessa ordem, o estágio do empenho. Em relação ao estágio da despesa, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3506215
  7. Questão 327

    ID 3506214

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Renúncia de Receita

    Ano: 2012 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa


    A Lei de Responsabilidade Fiscal traz regras para que seja realizada a renúncia de receita. Sobre a renúncia de receita, é correto afirmar que

    Alternativas da questão 3506214
  8. Questão 328

    ID 3506213

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Créditos Suplementares

    Ano: 2012 Banca: FEMPERJ - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ Órgão: Tribunal de Contas do Rio de Janeiro


    Durante o exercício financeiro, determinada Secretaria
    Municipal introduziu um novo programa, carecendo de meios
    materiais e humanos para sua consecução, não havendo
    dotação orçamentária específica. No caso de abertura de
    crédito adicional, estaremos diante de crédito:
    Alternativas da questão 3506213
  9. Questão 329

    ID 3506211

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Empenho

    Ano: 2012 Banca: FEMPERJ - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ Órgão: Tribunal de Contas do Rio de Janeiro


    Identificada a necessidade pública e após procedimento
    licitatório regular, o ordenador de despesa autorizou a
    contratação de sociedade empresária especializada na prestação
    de serviço de marcação, emissão e fornecimento de passagens
    aéreas. Foi convencionado na avença contratual que o prazo
    da prestação do serviço seria de 18 meses e que o desconto de
    10% (dez por cento) incidiria sobre o valor dos bilhetes aéreos,
    sem a incidência da taxa de embarque. Sobre o empenhamento
    da referida despesa, é correto afirmar que:
    Alternativas da questão 3506211
  10. Questão 330

    ID 3506210

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assuntos: Classificação Quanto à Origem, Natureza ou Previsão Orçamentária

    Ano: 2012 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    Em relação aos royalties recebidos pelos Estados em decorrência da exploração do petróleo, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3506210
  11. Questão 331

    ID 3506209

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito Financeiro

    Ano: 2012 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Feliz


    Na Lei nº 4.320/1964, de 17.03.1964, e suas alterações posteriores dispõem sobre as normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Assim, com base nas disposições contidas na referida Lei, responda às questões de números 39 e 40.



    Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações, relativas ao Título IX – Da Contabilidade da referida Lei:

    ( ) A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais será efetuada pelo método das partidas dobradas.

    ( ) Os débitos e créditos serão escriturados com individuação do devedor ou do credor e especificação da natureza, importância e data do vencimento, quando fixada.

    ( ) A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis.

    ( ) Estão dispensadas do registro, individualização e controle as operações de que resultem débitos e créditos de natureza financeira, não compreendidas na execução orçamentária.

    ( ) Todos os bens de caráter permanente terão registros analíticos com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3506209
  12. Questão 332

    ID 3506208

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Empenho

    Ano: 2012 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Contas do Estado do Amapá


    Sobre as fases do processamento da despesa, é correto afirmar que

    Alternativas da questão 3506208
  13. Questão 333

    ID 3506207

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Classificação da Despesa Quanto à Natureza Legal ou Categoria Econômica (Lei 4.320/64)

    Ano: 2012 Banca: Instituto AOCP Órgão: Tribunal de Contas do Pará


    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

    II. Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado.

    III. Consideram-se subvenções, para os efeitos desta lei, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como: subvenções sociais, as que se destinem a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa e subvenções econômicas, as que se destinem a empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril.

    IV. Classificam-se como investimentos as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.

    Alternativas da questão 3506207
  14. Questão 334

    ID 3506206

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito Financeiro

    Ano: 2012 Banca: CETRO - Cetro Concursos Públicos Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas


    De acordo com a Lei nº 4.320/64, assinale a alternativa que apresenta quais dotações podem ser classificadas como Inversões Financeiras.

    Alternativas da questão 3506206
  15. Questão 335

    ID 3506205

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Conceito da LOA

    Ano: 2012 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa


    Segundo Aliomar Baleeiro, “o ato pelo qual o Poder Legislativo prevê e autoriza ao Poder Executivo, por certo período e em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei” (Uma introdução à ciência das finanças. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p. 521), é definição de

    Alternativas da questão 3506205
  16. Questão 336

    ID 3506203

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Restos a Pagar

    Ano: 2012 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes


    Assinale a opção correta a respeito da inscrição de restos a pagar processados e o seu reflexo na contabilidade orçamentária do ente público.

    Alternativas da questão 3506203
  17. Questão 337

    ID 3506202

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Exclusividade

    Ano: 2012 Banca: FUNRIO - Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência Órgão: Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A.


    Constituem princípios aplicados ao orçamento público:
    Alternativas da questão 3506202
  18. Questão 338

    ID 3506201

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Lançamento

    Ano: 2012 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região


    Na etapa da execução da receita orçamentária, a Lei nº 4.320/64 estabelece três estágios. Analise o seguinte conceito: “procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível”. O estágio citado no conceito anterior é o(a)

    Alternativas da questão 3506201
  19. Questão 339

    ID 3506200

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Operações de Crédito por Antecipação da Receita (ARO)

    Ano: 2012 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    A espécie de operação de crédito que deve estar prevista na Lei Orçamentária Anual, e que não é proibida de ser contratada mesmo quando atingido o limite de endividamento do ente federativo, desde que liquidada no mesmo exercício em que for contratada é a

    Alternativas da questão 3506200
  20. Questão 340

    ID 3506197

    Disciplina: Direito Financeiro

    Assunto: Restos a Pagar

    Ano: 2012 Banca: FUNRIO - Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência Órgão: Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A.


    De acordo com a Lei 4.320/64, as despesas públicas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, destinguindo-se em
    processadas e não processadas, são denominadas
    Alternativas da questão 3506197
Pular para o conteúdo principal