Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Economia e Finanças

23.392 questões encontradas

  1. Questão 921

    ID 3446253

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Transferências Voluntárias

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Paulínia


    O estado A pretende realizar uma transferência de recursos no valor de R\$ 10 milhões para o município B, a fim de auxiliá-lo na manutenção de centro de eventos que impulsiona o turismo local, bem como nas despesas de pessoal decorrentes da contratação de servidores públicos para cuidar da programação do centro. Essa iniciativa não possui previsão em lei específica estadual nem decorre de determinação constitucional. O município B, por sua vez, está em dia com a prestação de contas de transferências anteriormente recebidas do estado A, possui dotação orçamentária para a contrapartida exigida e está cumprindo os pisos constitucionais de gastos com educação e saúde. No entanto, uma auditoria recente revelou que o município B não está em dia com o pagamento de alguns tributos estaduais, e a dívida consolidada desse município ultrapassou o limite estabelecido nas resoluções do Senado Federal.

    Considerando a situação hipotética e o disposto na Lei Complementar no 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3446253
  2. Questão 922

    ID 3446250

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Restos a Pagar

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Ministério Público do Estado de São Paulo


    A inscrição de restos a pagar deve observar as disponibilidades financeiras e condições da legislação pertinente, de modo a prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar ________ , conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

    Alternativas da questão 3446250
  3. Questão 923

    ID 3446245

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO)

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Paulínia


    Acerca das operações de crédito por antecipação da receita orçamentária, segundo a disciplina que lhes é dada pela Lei Complementar no 101/2000, é correto afirmar que

    Alternativas da questão 3446245
  4. Questão 924

    ID 3446231

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Transferências Voluntárias

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul


    Com base na Lei Complementar n.º 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), especialmente no que se refere às transferências voluntárias e à dívida pública, julgue os itens a seguir.



    A transferência voluntária de recursos de um ente federativo para outro exige, entre outros requisitos, comprovação de que o beneficiário está em dia com tributos e obrigações financeiras perante o ente transferidor, independentemente da observância de limites constitucionais mínimos de aplicação em saúde e educação.

    Alternativas da questão 3446231
  5. Questão 925

    ID 3446211

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO)

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul


    Em 15/02/2024, em seu último ano de mandato, o prefeito de determinado Município pretendeu realizar operação de crédito por antecipação de receita para cobrir insuficiência de caixa no valor de R\$ 1.000.000,00, considerado material, durante o exercício.

    À luz da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), tal ato estava

    Alternativas da questão 3446211
  6. Questão 926

    ID 3446210

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Receita

    Ano: 2025 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Psicologia da 13ª Região


    Acerca da Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações, julgue os itens seguintes.



    É inadmissível a reestimativa de receita realizada pelo Poder Executivo por parte do Poder Legislativo.

    Alternativas da questão 3446210
  7. Questão 927

    ID 3446127

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO)

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Rosa


    De acordo com as disposições da Lei Complementar nº 101/2000, a operação de crédito por antecipação de receita se destina a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro. Ela cumprirá determinadas exigências mencionadas na referida lei e mais as seguintes:

    I. Será realizada somente a partir do décimo dia do início do exercício.

    II. Não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir.

    III. Estará proibida no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    IV. Deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia vinte de dezembro de cada ano.

    Quais estão corretas?

    Alternativas da questão 3446127
  8. Questão 928

    ID 3446064

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Despesa

    Ano: 2025 Banca: Instituto Verbena Órgão: Universidade Federal de Goiás


    A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei Complementar nº 101/2000, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. O seu principal objetivo é garantir que a gestão fiscal seja pautada na disciplina e transparência. A lei estabelece, entre outras normas, limites para

    Alternativas da questão 3446064
  9. Questão 929

    ID 3446028

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Transferências Voluntárias

    Ano: 2025 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul


    A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. A partir dessa informação, julgue os itens seguintes.



    Além das exigências estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, são condições para a realização de transferências voluntárias a observância dos limites da dívida consolidada e mobiliária, das operações de crédito, exceto por antecipação de receita, da inscrição em restos a pagar e da despesa total com pessoal, assim como o cumprimento dos limites constitucionais referentes à educação e à saúde.

    Alternativas da questão 3446028
  10. Questão 930

    ID 3446000

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Alienação de Patrimônio

    Ano: 2025 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Joaçaba


    Um município realizou o leilão de 20 imóveis de sua propriedade e obteve receita de R\$ 1.500.000, classificada na categoria econômica de capital total.

    De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000), a aplicação pelo município dessa receita de capital pode ocorrer em despesas, autorizadas por lei, destinadas:

    Alternativas da questão 3446000
  11. Questão 931

    ID 3445947

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Despesa

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, o titular de Poder ou órgão, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, poderá contrair obrigação de despesa

    Alternativas da questão 3445947
  12. Questão 932

    ID 3445935

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Transferências Voluntárias

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Andradina


    Com base no disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens a seguir.



    As transferências voluntárias entre os entes federados devem ser realizadas com recursos de receitas de capital, inadmitida a utilização de recursos correntes.

    Alternativas da questão 3445935
  13. Questão 933

    ID 3445918

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Receita

    Ano: 2025 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Prefeitura Municipal de Três Barras


    A Lei Complementar Federal nº 101/2000 define normas e parâmetros para assegurar a responsabilidade nos gastos fiscais para todos os Entes públicos. Muitos dos limites previstos na legislação mencionada são baseados na Receita Corrente Líquida. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta uma receita integrante da Receita Corrente Líquida:

    Alternativas da questão 3445918
  14. Questão 934

    ID 3445914

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO)

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Câmara Municipal de Cerquilho


    Determinado município paulista apresentou insuficiência de caixa durante o exercício financeiro de 2023 e necessitou celebrar uma operação de crédito por antecipação de receita.

    Para estar de acordo com as previsões da Lei Complementar no 101/2000, essa operação necessitou

    Alternativas da questão 3445914
  15. Questão 935

    ID 3445913

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Transferências Voluntárias

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul


    Com base na Lei Complementar n.º 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), especialmente no que se refere às transferências voluntárias e à dívida pública, julgue os itens a seguir.



    É admitida a utilização de recursos recebidos por transferência voluntária para finalidade diversa da pactuada, desde que o novo destino também esteja relacionado ao interesse público.

    Alternativas da questão 3445913
  16. Questão 936

    ID 3445873

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Despesa

    Ano: 2026 Banca: UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Órgão: Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu


    A Lei de Responsabilidade Fiscal impõe aos municípios limites para:

    Alternativas da questão 3445873
  17. Questão 937

    ID 3445869

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Alienação de Patrimônio

    Ano: 2026 Banca: Instituto AOCP Órgão: Universidade Federal do Rio de Janeiro


    De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei ao

    Alternativas da questão 3445869
  18. Questão 938

    ID 3445751

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Alienação de Patrimônio

    Ano: 2026 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: CREF 19ª Região (AL) - Conselho Regional de Educação Física


    Na gestão patrimonial sob a Lei de Responsabilidade Fiscal, o tratamento de recursos provenientes de alienação de bens e direitos do patrimônio público segue diretriz restritiva.

    Assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3445751
  19. Questão 939

    ID 3445725

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Destinação de Recursos ao Setor Privado

    Ano: 2026 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba


    A destinação de recursos públicos ao setor privado exige autorização por lei específica, atender as condições estabelecidas na _________________ e ter previsão no orçamento ou em créditos adicionais.

    Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

    Alternativas da questão 3445725
  20. Questão 940

    ID 3445596

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Cadeias e Redes Produtivas

    Ano: 2017 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal da Bahia


    As redes de cooperação, em formato de arranjos produtivos locais, interferem nas cooperativas envolvidas, gerando

    Alternativas da questão 3445596
Pular para o conteúdo principal