Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Penal

22.511 questões encontradas

  1. Questão 781

    ID 3282476

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Novatio Legis In Mellius (Benéfica)

    Ano: 2018 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Justiça de Alagoas


    Disposições constitucionais e disposições legais tratam do tema aplicação da lei penal no tempo, sendo certo que existem peculiaridades aplicáveis às normas de natureza penal.

    Sobre o tema, é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3282476
  2. Questão 782

    ID 3282475

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Princípio da Insignificância (Ou Bagatela)

    Ano: 2018 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina


    De acordo com o Professor Luiz Flávio Gomes: “A subtração de um par de chinelos (de R\$ 16,00) vai monopolizar, em breve, a atenção dos onze ministros do STF, que têm milhares de questões de constitucionalidade pendentes. Decidirão qual é o custo (penal) para o pé descalço que subtrai um par de chinelos para subir de grau (na escala social) e se converter em um pé de chinelo. No dia 5/8/14, a 1ª Turma mandou para o Pleno a discussão desse tema. Reputado muito relevante. No mundo todo, a esse luxo requintadíssimo pouquíssimas Cortes Supremas se dão (se é que exista alguma outra que faça a mesma coisa). Recentemente outros casos semelhantes foram julgados pelo STF: subtração de 12 camarões (SC), de um galo e uma galinha (MG), de 5 livros, de 2 peças de picanha (MG), etc. Um homem, em MG, pelo par de chinelos (devolvido), foi condenado a um ano de prisão mais dez dias-multa. Três instâncias precedentes (1º grau, TJMG e STJ) fixaram o regime semiaberto para ele (porque já condenado antes por crime grave: outra subtração sem violência) (...)”. (Disponível em: http://http://professorlfg.jusbrasil.com.br/noticias/13298 8796/plenario-do-stf-vai-julgar-subtracao-de-um-par-dechinelos).

    Com base no referido texto, a esses casos descritos, os quais seriam julgados pelo STF, qual princípio limitador do Poder Punitivo Estatal poderíamos aplicar a fim de dar resolução ao caso penal?

    Alternativas da questão 3282475
  3. Questão 783

    ID 3282474

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Novatio Legis In Mellius (Benéfica)

    Ano: 2018 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Ministério Público do Rio de Janeiro


    Jorge cumpre pena em razão de condenação definitiva pela prática de determinado crime. Na mesma unidade prisional, mas em outra ala, Antônio encontra-se preso preventivamente em virtude de ação penal, sem sentença, pela suposta prática de delito idêntico ao de Jorge.

    Em determinada data, Jorge e Antônio descobrem que entrou em vigor nova lei penal reduzindo a sanção penal em abstrato prevista para o delito imputado a ambos, inclusive sendo a pena máxima atual inferior àquela aplicada na sentença de Jorge.

    Considerando as informações narradas, a inovação legislativa:

    Alternativas da questão 3282474
  4. Questão 784

    ID 3282473

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Forma Privilegiada para os Crimes de Apropriação Indébita

    Ano: 2018 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Câmara Municipal de Barretos


    “A”, office boy de um grande escritório de advocacia, recebeu um cheque de um cliente do escritório para custear registro de escritura pública de imóvel. Depositou o cheque em sua própria conta bancária, com o fito de pagar contas atrasadas, pensando em devolver os valores quando recebesse o pagamento. O cheque, no entanto, não foi compensado em face da sustação efetuada pelo emitente.

    O crime praticado por “A” foi

    Alternativas da questão 3282473
  5. Questão 785

    ID 3282472

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Requisitos e Condições

    Ano: 2018 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Tribunal de Justiça do Ceará


    O juiz poderá conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que o condenado não seja reincidente em crime doloso, tenha bons antecedentes e já tenha cumprido mais de:

    Alternativas da questão 3282472
  6. Questão 786

    ID 3282471

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Assunção de Obrigação no Último Ano de Mandato ou Legislatura

    Ano: 2018 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Câmara Municipal de Belo Horizonte


    O Código Penal tipifica no Art. 359-C o crime de assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura:
    “Ordenar ou autorizar a assunção de obrigação, nos dois últimos quadrimestres do último ano do mandato ou
    legislatura, cuja despesa não possa ser paga no mesmo exercício financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no
    exercício seguinte, que não tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa”. Sobre o referido crime,
    assinale a alternativa INCORRETA.
    Alternativas da questão 3282471
  7. Questão 787

    ID 3282470

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Exercício de Atividade com Infração de Decisão Administrativa

    Ano: 2018 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região


    Acerca de improbidade administrativa e legislação específica, julgue os itens que se seguem.



    Configura contravenção penal relativa à organização do trabalho o exercício das atividades de educação física pelo interessado que não preencha as condições a que por lei está subordinado seu exercício.
    Alternativas da questão 3282470
  8. Questão 788

    ID 3282468

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Concurso de Circunstâncias Agravante e Atenuantes

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    É considerada circunstância atenuante da pena o fato de o agente
    Alternativas da questão 3282468
  9. Questão 789

    ID 3282467

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Considerações Gerais sobre as Excludentes de Ilicitude

    Ano: 2018 Banca: PM RO - Polícia Militar de Rondônia Órgão: Polícia Militar de Santa Catarina


    Com relação as excludentes de ilicitude previstas no Código Penal Brasileiro, Decreto-Lei nº 2.848/40, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3282467
  10. Questão 790

    ID 3282466

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Potencial Consciência da Ilicitude - Erro de Proibição

    Ano: 2018 Banca: MPBA - Ministério Público da Bahia Órgão: Ministério Público do Estado da Bahia


    “No direito brasileiro não haverá culpabilidade quando o agente não puder compreender a ilicitude de sua conduta.” (TAVARES, 2018, p. 464). Tomando por base as teorias da culpabilidade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) O erro de tipo permissivo, ainda que evitável, não exclui a culpabilidade dolosa.

    ( ) O erro de proibição direto rege-se pela teoria limitada da culpabilidade.

    ( ) Quando um agente julga que tem autoridade para agir de acordo com uma causa de justificação não reconhecida ou quando acredita que pode ultrapassar os limites de uma causa de justificação reconhecida, caracteriza-se o erro de permissão.

    ( ) O erro de permissão não abrange as causas de exculpação.

    ( ) A norma proibitiva ou qualquer um dos seus elementos constitui objeto do erro de proibição.

    A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

    Alternativas da questão 3282466
  11. Questão 791

    ID 3282465

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Peculato Próprio (Peculato-apropriação e Peculato-desvio)

    Ano: 2018 Banca: MPMS - Ministério Público de Mato Grosso do Sul Órgão: Ministério Público do Mato Grosso do Sul


    Analise as proposições a seguir.

    I. Comete peculato-furto o empregado de empresa terceirizada que presta serviço contratado por órgão da administração pública direta que, no interior da repartição pública, subtrai para si aparelho celular de propriedade de servidor público que trabalha no mesmo órgão.

    II. Na hipótese de terceira pessoa, que não é funcionária pública, instigar seu pai, este funcionário público, a cometer o crime de peculato-apropriação, responderá pelo crime, uma vez que se comunica a elementar do crime.

    III. O funcionário público que concorre culposamente para o crime de peculato cometido por outrem, reparando o dano após a sentença condenatória de primeiro grau, porém durante o trâmite da apelação, tem direito à extinção da punibilidade.

    IV. Servidor de autarquia municipal que desvia dinheiro da entidade mediante pagamento de benefício a quem sabidamente não tem esse direito comete o crime de peculato-desvio.

    Assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3282465
  12. Questão 792

    ID 3282464

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Disposições Gerais e Procedimento da Lei de Drogas

    Ano: 2018 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Câmara Municipal de Belo Horizonte


    Sobre a Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006) que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad, afirma-se corretamente que:

    Alternativas da questão 3282464
  13. Questão 793

    ID 3282463

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Receptação Simples

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério Público do Estado do Piauí


    Rita, depois de convencer suas colegas Luna e Vera, todas vendedoras em uma joalheria, a desviar peças de alto valor que ficavam sob a posse delas três, planejou detalhadamente o crime e entrou em contato com Ciro, colecionador de joias, para que ele adquirisse a mercadoria. Luna desistiu de participar do fato e não foi trabalhar no dia da execução do crime. Rita e Vera conseguiram se apossar das peças conforme o planejado; entretanto, como não foi possível repassá-las a Ciro no mesmo dia, Vera levou-as para a casa de sua mãe, comunicou a ela o crime que praticara e persuadiu-a a guardar os produtos ali mesmo, na residência materna, até a semana seguinte.

    Considerando que o crime apresentado nessa situação hipotética venha a ser descoberto, julgue os itens que se seguem, com fundamento na legislação pertinente.



    Ainda que não tenha sido informado de que as peças seriam produto de crime, Ciro poderá responder criminalmente por uma das espécies de receptação, caso venha a adquiri-las por valor muito abaixo do preço de mercado.
    Alternativas da questão 3282463
  14. Questão 794

    ID 3282462

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Desistência Voluntária

    Ano: 2018 Banca: EJUD PI - Escola Judiciária do Estado do Piauí Órgão: Tribunal de Justiça do Piauí


    Segundo o Código Penal Brasileiro:

    Alternativas da questão 3282462
  15. Questão 795

    ID 3282461

    Disciplina: Direito Penal

    Assuntos: Tortura de Pessoa Sob Guarda, Poder ou Autoridade (Art. 1º, § 1º)

    Ano: 2018 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Secretaria de Estado da Justiça e do Direito ao Consumidor de Sergipe


    O agente público que submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, pratica o delito de:
    Alternativas da questão 3282461
  16. Questão 796

    ID 3282460

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Causas Impeditivas ou Suspensivas

    Ano: 2018 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Tribunal de Justiça de São Paulo 


    É causa impeditiva da prescrição

    Alternativas da questão 3282460
  17. Questão 797

    ID 3282459

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Teoria da Ubiquidade ou Mista

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Polícia Federal


    Na tentativa de entrar em território brasileiro com drogas ilícitas a bordo de um veículo, um traficante disparou um tiro contra agente policial federal que estava em missão em unidade fronteiriça. Após troca de tiros, outros agentes prenderam o traficante em flagrante, conduziram-no à autoridade policial local e levaram o colega ferido ao hospital da região.

    Nessa situação hipotética,



    para definir o lugar do crime praticado pelo traficante, o Código Penal brasileiro adota o princípio da ubiquidade.

    Alternativas da questão 3282459
  18. Questão 798

    ID 3282458

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Lei Nº 5.553/1968 - Documentação Pessoal

    Ano: 2018 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região


    Funcionário público da prefeitura do município X, exercendo as funções de recepcionista, seguindo ordem do Chefe de Gabinete do Prefeito, retém documento de identificação pessoal para o acesso à visitação da exposição promovida pela Secretaria Municipal da Educação. Tal determinação baseou-se em atitude preventiva, uma vez que seriam expostos objetos valiosos no salão nobre da prefeitura.

    Nesse caso, considera-se responsável pela prática da contravenção penal de retenção do documento de identificação pessoal:

    Alternativas da questão 3282458
  19. Questão 799

    ID 3282457

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Extraterritorialidade Incondicionada

    Ano: 2018 Banca: SEAP - Consultoria e Concursos Públicos Órgão: Tribunal de Justiça de Minas Gerais


    Aos crimes praticados por brasileiros no estrangeiro aplica-se a seguinte teoria:

    Alternativas da questão 3282457
  20. Questão 800

    ID 3282456

    Disciplina: Direito Penal

    Assunto: Prestação de Garantia Graciosa

    Ano: 2018 Banca: IPEFAE - Instituto de Pesquisas Econômicas Órgão: Instituto de Previdência de São João da Boa Vista


    Entende-se por “Prestação de garantia graciosa” prevista no art. 359-E do Código Penal a conduta de:

    Alternativas da questão 3282456
Pular para o conteúdo principal