Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Ambiental

15.906 questões encontradas

  1. Questão 641

    ID 3456073

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Lei nº 11.445/2007 — Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico

    Ano: 2022 Banca: IMAIS - Instituto Mais Órgão: Prefeitura Municipal de São Paulo


    São objetivos do Sistema de Saneamento Ambiental, EXCETO,

    Alternativas da questão 3456073
  2. Questão 642

    ID 3456070

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

    Ano: 2022 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis


    Com base na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e na Agenda Ambiental Urbana, julgue os próximos itens.



    A criação e a regulamentação de uma comissão que envolva servidores públicos exclusivamente da área de meio ambiente para o acompanhamento de projetos e atividades de educação ambiental são pressupostos para a implantação da A3P.

    Alternativas da questão 3456070
  3. Questão 643

    ID 3456062

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Agenda 21

    Ano: 2022 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Macaíba


    Mundialmente, o Planeta Terra tem passado por transformações, embora os fenômenos naturais tenham um papel significativo e relevante nessas mudanças. Os sistemas de gestão ambiental inferem nos diferentes espaços, e, dessa forma, exercem a sustentabilidade em prol da sensibilização da humanidade. Com base na Agenda 21 Global, que recomenda as táticas para abordar o desenvolvimento sustentável, assinale a afirmativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3456062
  4. Questão 644

    ID 3456057

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

    Ano: 2022 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis


    Com base na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e na Agenda Ambiental Urbana, julgue os próximos itens.



    Fazer revisões preventivas e periódicas em veículos automotores, conforme sugerido pelo fabricante, bem como usar o combustível recomendado e atentar à correta calibragem dos pneus, são atitudes consoantes aos preceitos da A3P.

    Alternativas da questão 3456057
  5. Questão 645

    ID 3456056

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

    Ano: 2022 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Prefeitura Municipal de Ouro Branco


    A respeito da história da A3P, analise as afirmativas a seguir:

    I. A A3P foi concebida em 1999. Somente dois anos depois foi oficialmente criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

    II. Diante da sua importância, a A3P foi incluída no PPA 2004/2007 como ação integrante do programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, tendo continuidade no PPA 2008/2011. Essa medida garantiu recursos que viabilizaram a implantação efetiva da A3P, tornando-a referencial de sustentabilidade nas atividades públicas.

    III. Em 2007, com a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente, a A3P passou a integrar o Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental (DCRS), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC).

    Assinale

    Alternativas da questão 3456056
  6. Questão 646

    ID 3456040

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assuntos: Conceito de Meio Ambiente e Classificação (Natural, Artificial, Cultural, do Trabalho)

    Ano: 2022 Banca: METRÓPOLE - Soluções Governamentais e Empresariais Órgão: Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari


    O “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas suas formas” pode ser definido como:

    Alternativas da questão 3456040
  7. Questão 647

    ID 3456033

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Padrões de Qualidade Ambiental

    Ano: 2022 Banca: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Órgão: Universidade Federal de Santa Catarina


    De acordo com os aspectos jurídicos da gestão ambiental, destacam-se os instrumentos de comando e controle, os quais se definem como o conjunto de restrições e proibições legais impostas aos cidadãos e à iniciativa privada para regular a atuação destes sobre o meio ambiente. Com relação aos exemplos de instrumentos de controle e comando, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

    I. Padrões de qualidade ambiental.

    II. Padrões de emissão.

    III. Padrões tecnológicos.

    IV. Instrumentos fiscais.

    V. Instrumentos de mercado.

    Alternativas da questão 3456033
  8. Questão 648

    ID 3456016

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Sistema Nacional de Unidades de Conservação — SNUC (Lei nº 9.985/2000)

    Ano: 2022 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde


    No Brasil, governos federal, estadual e municipal, no uso de suas atribuições legais e considerando os benefícios das áreas verdes na qualidade de vida da população, podem criar e delimitar Unidades de Conservação de Uso Sustentável com a denominação de:

    Alternativas da questão 3456016
  9. Questão 649

    ID 3456000

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999)

    Ano: 2022 Banca: CONTEMAX - Consultoria Técnica e Planejamento LTDA Órgão: Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira


    A educação ambiental ganhou notoriedade com a promulgação da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu uma Política Nacional de Educação Ambiental e, por meio dela, foi estabelecida a obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino formal da educação brasileira. É importante mencionar que a Lei 9.765/99 resultou de um longo processo de interlocução entre ambientalistas, educadores e governos, por isso precisa e deve ser mencionada como um marco importante da história da educação ambiental no Brasil (BRASIL, 1999). Qual alternativa melhor destaca o caminho da Educação ambiental?

    Alternativas da questão 3456000
  10. Questão 650

    ID 3455926

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Responsabilidade Civil por Danos ao Meio Ambiente

    Ano: 2023 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Primavera do Leste


    Em relação a um dano causado ao meio ambiente, seja por pessoa física ou pessoa jurídica, de direito público ou privado, o infrator é:

    Alternativas da questão 3455926
  11. Questão 651

    ID 3455907

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assuntos: Conceito de Meio Ambiente e Classificação (Natural, Artificial, Cultural, do Trabalho)

    Ano: 2023 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás


    Sobre as definições de meio ambiente, assinale a alternativa incorreta.

    Alternativas da questão 3455907
  12. Questão 652

    ID 3455832

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Avaliação de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe


    Na legislação brasileira estão relacionados aos impactos ambientais alguns instrumentos e métodos como: a avaliação de impactos ambientais (AIA), o relatório de impacto ambiental (RIMA) e o estudo de impacto ambiental (EIA). Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre um deles.

    Alternativas da questão 3455832
  13. Questão 653

    ID 3455629

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Lei nº 8.723/1993 — Redução de Emissões de Poluentes por Veículos

    Ano: 2023 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Araçariguama


    O Programa de Controle de Emissões Veiculares, instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, é amplamente reportado pela sigla _______ , sendo aplicável a ____.

    As lacunas são corretamente e sequencialmente preenchidas por:

    Alternativas da questão 3455629
  14. Questão 654

    ID 3455588

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999)

    Ano: 2023 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Águas de Joinville Companhia de Saneamento Básico


    A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a necessidade de promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Neste sentido o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) foi formulado com a participação do governo em seus três níveis, sociedade civil, setores de educação, entre outros atores.

    Assinale a alternativa correta sobre o ProNEA.

    Alternativas da questão 3455588
  15. Questão 655

    ID 3455563

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Agenda 21

    Ano: 2023 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Novo Xingu


    Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

    A Agenda _____________________é o principal documento elaborado na Rio 92. Este documento contém quatro sessões que são: dimensões econômicas e sociais; conservação e gerenciamento dos recursos para o desenvolvimento; fortalecimento do papel dos principais grupos sociais; e meios de implementação.

    Alternativas da questão 3455563
  16. Questão 656

    ID 3455554

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Política Nacional do Meio Ambiente — PNMA (Lei nº 6.938/1981)

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Guararema


    A Política Nacional do Meio Ambiente – Lei no 6.938/1981 – instituiu a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), art. 17-B, cujo fato gerador é o exercício regular do poder de polícia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. Considerando o art. 17-C da referida lei, é sujeito passivo da TCFA todo aquele que exerça as atividades constantes do Anexo VIII. Assinale a alternativa que contenha a descrição de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais sujeitas à fiscalização, categorizadas como de alto potencial de poluição/grau de utilização.

    Alternativas da questão 3455554
  17. Questão 657

    ID 3455542

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Princípio do Desenvolvimento Sustentável

    Ano: 2023 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração


    O princípio do desenvolvimento sustentável

    Alternativas da questão 3455542
  18. Questão 658

    ID 3455496

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB)

    Ano: 2024 Banca: IDESG - Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Venécia


    Considerado um dos tratados da Organização das Nações Unidas elaborado durante a Eco-92, a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é um dos instrumentos internacionais considerado de extrema importância relacionado ao meio ambiente e possui três bases principais, sendo elas:

    Alternativas da questão 3455496
  19. Questão 659

    ID 3455492

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Agenda 21

    Ano: 2024 Banca: INSTITUTO ABARÉ-ETÉ Órgão: Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira


    Qual evento histórico é mais conhecido como "Cúpula da Terra" e resultou na assinatura da Agenda 21, um programa de ação para promover o desenvolvimento sustentável em escala global?

    Alternativas da questão 3455492
  20. Questão 660

    ID 3455487

    Disciplina: Direito Ambiental

    Assunto: Crimes contra a Fauna

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura do Município de Valinhos


    Em qual das seguintes situações o abate de animal não é considerado crime?

    Alternativas da questão 3455487
Pular para o conteúdo principal