Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Processual Civil - CPC 2015

14.960 questões encontradas

  1. Questão 901

    ID 3537908

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Coisa Julgada Formal e Material

    Ano: 2014 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais


    O sistema processual brasileiro, desde a Constituição Federal até a Lei local, estabelece uma série de mecanismos para a aplicação do Direito no caso concreto com força definitiva, por meio dos atos processuais cuja finalidade é, em última análise, pacificar as relações sociais.

    Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

    Alternativas da questão 3537908
  2. Questão 902

    ID 3537907

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Desistência do Recurso

    Ano: 2014 Banca: PGE MS - Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    Marque a assertiva correta:

    Alternativas da questão 3537907
  3. Questão 903

    ID 3537906

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Princípio da Primazia da Decisão de Mérito

    Ano: 2014 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Companhia de Gás de Santa Catarina


    Leia o texto a seguir para responder as questões de 1 a 5

    UMA DECISÃO

    Por Sírio Possenti, em 03/04/2014 Disponível em: http://terramagazine.terra.com.br/blogdosirio/blog/2014/04/ 03/uma-decisao/ Acesso em 20 de abril de 2014

    Há 15 anos, ou mais, decidi que tentaria escrever sobre linguística em jornais ou onde conseguisse, fora da academia (a internet quebrou meu galho, depois de algum tempo). Pensava, como penso, que a língua é um objeto crucial tanto para o simples conhecimento (muitos acham que a curiosidade é uma característica humana, tese em que acredito cada vez menos) quanto para a educação, entre outras questões.

    Pertenço a um grupo que trabalhou duramente, escrevendo e dando cursos, para atualizar currículos escolares no Brasil, coisa que foi feita pela metade – o que não é pouco para um país conservador, cujas “elites” nunca leram uma gramática. Estão longe de ter lido pelo menos tópicos elementares (verbetes de enciclopédia, por exemplo) sobre linguística geral, sociolinguística, psicolinguística, pragmática, teorias do texto e do discurso etc.

    Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de introduzir teses de esquerda nas aulas de português, mas de introduzir teses que não sejam medievais sobre a realidade linguística mais banal e propor um tratamento escolar dos fatos de forma a facilitar o domínio da chamada norma culta. Portanto, é um projeto que poderia facilmente ser chamado de conservador. Só a ignorância elementar pode acusar estas teses de serem, por exemplo, de esquerda. [...]

    Talvez só Steven Pinker possa concorrer com Saussure em sua quase irritação com certa idiotice dos “sábios”. Criticando duramente os colunistas de plantão que bradam contra a decadência da língua (também os há nos Estados Unidos!), Pinker profere a seguinte imprecação: “Eu digo a eles: Maven, shmaven! Kibbitzers e nudiks seria mais apropriado”. A sequência é assim traduzida por Claudia Berliner: “Que craques, que nada! Metidos a pentelhos seria mais apropriado” (O instinto da linguagem, p. 481).

    O que mais ouvi de colegas durante esses anos é que deve ser difícil aguentar os comentários. É que todos sabem que a língua talvez seja o único campo que a sociedade ainda trata segundo critérios medievais: fundamentalmente, seguem-se argumentos de autoridade de manuais que mal se sustentam.

    Mas eu insisto. E tenho uma espécie de sonho, bem modesto: um dia, lendo meus textinhos, no blog ou em outro lugar (nem vou informar onde mais publico periodicamente – a convite, se querem saber), a reação será razoável, se não puder ser racional. [...]

    Já encontrei leitores de todos os tipos nesses longos anos: os que acham a linguística o fim da picada, os que acham que ela diz o óbvio, os que têm medo de suas teses, os que não entendem do que se trata etc. E há os que consideram os fatos, os argumentos e dizem que estão ou não estão convencidos da importância das novidades, mas que suas crenças estão um pouco abaladas.

    Ultimamente, tenho me espantado com uma espécie de cruzada contra meus textos, que nem eram lidos ou eram alvo de pequenos debates, e ora de alguma simpatia, ora de antipatia, como é normal. Mas agora leio todas as semanas uma bobagem enorme, de um “especialista” que todas as semanas rotula meus textos de linguística bolivariana, tratem eles do que tratarem.

    Mas que bobagem! E tem uma chusma de apoiadores. Ora, nunca houve mais de dez ou quinze leitores de meus textos. Agora há uma milícia que repete a mesma frase todas as semanas ou clica no sinal de apoio. Sou levado a crer que meus escritos incomodaram alguém.

    Ontem (dia 02/04) encontrei consolo na coluna de Tostão, que se queixa de comentaristas e jornalistas esportivos que querem que ele repita (e fornece uma lista) “… e outras besteiras que ouço por aí”.

    Não estou só. E vou em frente.



    Segundo o disposto no Código de Processo Civil Brasileiro vigente, haverá resolução de mérito quando:

    I. Quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ação.

    II. O juiz acolher a alegação de perempção, litispendência ou de coisa julgada.

    III. O autor desistir da ação.

    IV. O juiz pronunciar a decadência ou a prescrição.

    A sequência correta é:

    Alternativas da questão 3537906
  4. Questão 904

    ID 3537905

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Ação Civil Pública — Procedimento e Coisa Julgada

    Ano: 2014 Banca: MPT - Ministério Público do Trabalho Órgão: Ministério Público do Trabalho


    Analise as seguintes assertivas acerca da ação civil pública:

    1) Além do Ministério Público, outros legitimados podem ajuizar ação civil pública, tais como, a Defensoria Pública, Municípios, autarquias, empresas públicas, fundações ou sociedades de economia mista.

    2) O Ministério Público, se não intervier no processo como parte, poderá atuar como fiscal da lei. Nas hipóteses de abandono da ação civil pública ajuizada pelos outros legitimados fica facultado ao Ministério Público assumir a titularidade ativa da referida ação.

    3) Na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz determinará o cumprimento da prestação da atividade devida ou a cessação da atividade nociva, sob pena de execução específica, ou de cominação de multa diária, se esta for suficiente ou compatível, independentemente de requerimento do autor.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3537905
  5. Questão 905

    ID 3537904

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Contradição

    Ano: 2014 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região


    Os instrumentos jurídicos que se interpõem contra a sentença, para que se esclareçam obscuridades, ambiguidades, contradições ou omissões, formam

    Alternativas da questão 3537904
  6. Questão 906

    ID 3537903

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assuntos: Litisconsórcio entre União, Estado e Municípios em Demandas de Saúde

    Ano: 2014 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul


    Nas demandas de fornecimento de medicamentos, ajuizadas contra o Estado,

    Alternativas da questão 3537903
  7. Questão 907

    ID 3537902

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Regra da Eventualidade ou da Concentração da Defesa

    Ano: 2014 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul


    No procedimento ordinário, de acordo com a disciplina do CPC,

    Alternativas da questão 3537902
  8. Questão 908

    ID 3537901

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Ação Renovatória

    Ano: 2013 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Justiça de Pernambuco


    A ação renovatória de locação, preenchidos os requisitos legais, NÃO pode ser ajuizada

    Alternativas da questão 3537901
  9. Questão 909

    ID 3537900

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Livre Apreciação (Motivada) da Prova Pericial

    Ano: 2014 Banca: UFG - Universidade Federal do Goiás Órgão: Universidade do Estado do Amapá


    De acordo com o Código de Processo Civil, referente à prova pericial, em uma perícia judicial,

    Alternativas da questão 3537900
  10. Questão 910

    ID 3537898

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Tutela Cautelar

    Ano: 2014 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios


    Acerca da ação cautelar e dos procedimentos cautelares específicos, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3537898
  11. Questão 911

    ID 3537897

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Tutela Satisfativa Versus Cautelar

    Ano: 2014 Banca: FMP Concursos Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    A tutela antecipada, a tutela cautelar e a tutela inibitória são instrumentos e técnicas processuais que não se confundem. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta.

    Alternativas da questão 3537897
  12. Questão 912

    ID 3537896

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Juntada do Rol e Intimação

    Ano: 2014 Banca: MS Concursos Órgão: Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul


    As partes poderão arrolar até ____________ testemunhas, qualificadas com nome e endereço.

    Alternativas da questão 3537896
  13. Questão 913

    ID 3537895

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Princípio da Motivação das Decisões Judiciais


    O Juiz Belakum preside a audiência de instrução e julgamento referente a determinado processo em curso na Comarca onde exerce a titularidade. Foram produzidas provas testemunhais em longos depoimentos. Nesse caso, pela regra do Código de Processo Civil, deverá o magistrado proferir sentença no processo por força da aplicação do princípio da:

    Alternativas da questão 3537895
  14. Questão 914

    ID 3537894

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Assistência Simples (Adesiva)

    Ano: 2014 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios


    Acerca de litisconsórcio, assistência e intervenção de terceiros, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3537894
  15. Questão 915

    ID 3537890

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Hipóteses

    Ano: 2014 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Procuradoria-Geral do Município de São Paulo


    Sobre o reexame necessário da sentença proferida contra a Fazenda Pública, é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3537890
  16. Questão 916

    ID 3537889

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Sentença

    Ano: 2014 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Câmara dos Deputados


    Julgue os itens subsequentes, relativos aos atos processuais, ao processo em geral, ao processo de conhecimento e ao cumprimento de sentença.



    A sentença de mérito confirma a presença das condições da ação e dos pressupostos processuais de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.

    Alternativas da questão 3537889
  17. Questão 917

    ID 3537887

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Extinção do Processo sem Resolução de Mérito

    Ano: 2014 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Ordem dos Advogados do Brasil


    Ricardo ajuizou ação de execução por título extrajudicial em face de Fábio, objetivando o pagamento de cheque que fora devolvido por insuficiência de fundos, no valor de R\$ 1.000,00 Após Fábio ser regularmente citado, Ricardo requereu ao juiz a desistência do processo.

    Dessa forma, assinale a afirmativa correta.

    Alternativas da questão 3537887
  18. Questão 918

    ID 3537886

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Despacho

    Ano: 2014 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Contas do Estado da Bahia


    “O Juiz determina o envio dos autos ao autor para que se manifeste acerca de um documento juntado aos autos pelo réu”.

    Essa afirmativa caracteriza

    Alternativas da questão 3537886
  19. Questão 919

    ID 3537885

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Conciliador e Mediador

    Ano: 2014 Banca: Instituto AOCP Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    De acordo com o Código de Processo Civil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Quando o litígio versar sobre direitos patrimoniais de caráter privado, o juiz, de ofício, determinará o comparecimento das partes ao início da audiência de instrução e julgamento.

    II. Em causas relativas à família, terá lugar igualmente a conciliação, nos casos e para os fins em que a lei consente a transação.

    III. Antes de iniciar a instrução, o juiz tentará conciliar as partes. Chegando a acordo, o juiz mandará tomá-lo por termo.

    IV. O termo de conciliação, assinado pelas partes e homologado pelo juiz, terá valor de sentença.

    Alternativas da questão 3537885
  20. Questão 920

    ID 3537884

    Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 2015

    Assunto: Eficácia Probatória dos Livros Empresariais e da Escrituração Contábil

    Ano: 2014 Banca: FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt Órgão: Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo


    Assinale a alternativa correta a respeito das provas, nos termos do Código de Processo Civil.

    Alternativas da questão 3537884
Pular para o conteúdo principal