Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Filosofia do Direito

368 questões encontradas

  1. Questão 161

    ID 3570548

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Pós-positivismo

    Ano: 2022 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Defensoria Pública do Estado do Piauí


    Acerca da definição de regras e princípios e da crítica do positivismo jurídico, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3570548
  2. Questão 162

    ID 3570547

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Positivismo

    Ano: 2022 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Defensoria Pública do Estado do Tocantins


    Acerca do positivismo jurídico e de seus críticos, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3570547
  3. Questão 163

    ID 3570543

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Hermenêutica

    Ano: 2022 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina


    Julgue os itens subsequentes, acerca da interpretação jurídica.



    A interpretação a partir do método da lógica do razoável inverte o norte da operação interpretativa, destacando o caso concreto, e não a norma abstrata, de tal modo que a decisão passa a ter natureza construtiva, pois atualiza o sentido da norma a cada caso.

    Alternativas da questão 3570543
  4. Questão 164

    ID 3570541

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Positivismo

    Ano: 2022 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Ministério Público do Estado de Goiás


    Pedro, professor emérito de direito constitucional, apresentou aos seus alunos três concepções distintas de positivismo, segundo as quais o direito (1) deve ser coativo, legal e imperativo, tendo coerência e completude, e sendo interpretado de modo mecânico; (2) deve ser descrito, enquanto dever ser objetivo, não se compatibilizando com o uso de proposições metafísicas; (3) encontra sustentação no fato de uma comunidade poder decidir que normas o integram, definindo, com isso, a sua validade.

    As concepções descritas em (1), (2) e (3) indicam, respectivamente:

    Alternativas da questão 3570541
  5. Questão 165

    ID 3570540

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Positivismo

    Ano: 2022 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Defensoria Pública do Estado do Tocantins


    Considerando a teoria da norma jurídica e a teoria do ordenamento jurídico segundo Norberto Bobbio, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3570540
  6. Questão 166

    ID 3481464

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Conceito e Objeto da Filosofia do Direito

    Ano: 2019 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira


    Em sentido geral e fundamental, Direito é a técnica da coexistência humana, isto é, a técnica voltada a tornar possível a coexistência dos homens. Como técnica, o Direito se concretiza em um conjunto de regras (que, nesse caso, são leis ou normas); e tais regras têm por objeto o comportamento intersubjetivo, isto é, o comportamento recíproco dos homens entre si.

    ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

    O sentido geral e fundamental do Direito, conforme foi destacado, refere-se à

    Alternativas da questão 3481464
  7. Questão 167

    ID 3480560

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Filosofia e Ciência

    Ano: 2024 Banca: UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE Órgão: Prefeitura Municipal de Macieira


    A relação entre filosofia e ciência remonta às origens do pensamento ocidental, quando os primeiros filósofos gregos, como Tales de Mileto e Anaximandro, começaram a formular teorias sobre a natureza e o universo. Para esses pensadores, a filosofia não se limitava à especulação abstrata, mas envolvia a busca por uma compreensão racional do mundo físico. Com o tempo, a filosofia se tornou o campo de estudo que examina os fundamentos do conhecimento, da realidade e da existência, enquanto a ciência evoluiu como uma abordagem sistemática para investigar fenômenos naturais, baseada na observação e na experimentação (CARVALHO, 2011)

    Qual das alternativas abaixo reflete a relação entre filosofia e ciência?

    Alternativas da questão 3480560
  8. Questão 168

    ID 3480022

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Hermenêutica

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Porto Alegre


    Na tradição filosófica hermenêutica, a circularidade é objeto de reflexão importante. Nesse sentido, o círculo hermenêutico deve ser compreendido como:

    Alternativas da questão 3480022
  9. Questão 169

    ID 3479874

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2026 Banca: Fronte Concursos e Projetos Órgão: Prefeitura Municipal de Barra Bonita


    Na ética de Emmanuel Levinas, a aparição do "Rosto" (Visage) do Outro é o evento que funda a subjetividade. Qual é a relação primordial estabelecida entre o Eu e o Outro na filosofia levinasiana?

    Alternativas da questão 3479874
  10. Questão 170

    ID 3475077

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2015 Banca: DIRENS MARINHA - Diretoria de Ensino da Marinha Órgão: Marinha do Brasil


    A lei natural exprime o sentido moral original que permite ao homem discernir o que é o bem e o mal, a verdade e a mentira. É um elemento comum a todos os homens, pois procede da verdade, e é um dom colocado no homem, de maneira imutável, permanecendo imutável através das variações da história. De que maneira ela é conhecida pelo homem?

    Alternativas da questão 3475077
  11. Questão 171

    ID 3474955

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2016 Banca: SSPM - Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha Órgão: Marinha do Brasil


    Correlacione as definições aos sistemas éticos e assinale, a seguir, a opção correta.

    DEFINIÇÕES

    I - Não há leis morais.

    II - Afirma que existe uma lei absoluta.

    III- Reivindica que existem algumas leis gerais, mas não existem leis absolutas.

    IV - Diz que muitas leis absolutas são conflitantes, que nós somos responsáveis por obedecer àquela que for mais elevada.

    SISTEMAS ÉTICOS

    ( ) Generalismo.

    ( ) Absolutismo conflitante .

    ( ) Absolutismo graduado.

    ( ) Antinomismo.

    ( ) Situacionismo.

    Alternativas da questão 3474955
  12. Questão 172

    ID 3474766

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2017 Banca: EsFCEx - Escola de Formação Complementar do Exército Órgão: Escola de Formação Complementar do Exército


    Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo. ______________ é virtude unitária e complexa; discerne e decide o que é proporcional ao bem/fim que a vontade procura, ao qual tende e para o qual faz convergir a transformação e a humanização da realidade. Esta virtude possui prerrogativas que as pessoas devem cultivar para decidir, com coerência e verdade, o que devem fazer para que o agir humano se desenvolva conforme ao fim último.

    Alternativas da questão 3474766
  13. Questão 173

    ID 3474133

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Hermenêutica

    Ano: 2019 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú


    O especialista trata de explicitar o sentido das palavras ou da intepretação dos textos sagrados; utiliza-se acima de tudo da técnica ou ciência denominada:

    Alternativas da questão 3474133
  14. Questão 174

    ID 3473710

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Hermenêutica

    Ano: 2021 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Escola de Formação Complementar do Exército


    Entre as teorias hermenêuticas, destacam-se grandes autores. Um deles, Hans-George Gadamer, pensava a hermenêutica a partir de uma proposta que considerava a

    Alternativas da questão 3473710
  15. Questão 175

    ID 3473590

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Hermenêutica

    Ano: 2021 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Chapecó


    Leia com atenção o texto a seguir.

    A técnica que busca a interpretação, decodificação e o sentido das palavras de textos filosóficos ou religiosos é conhecida como _______. Também é denominada _______, pois serve para analisar documentos e textos antigos, especialmente as Escrituras Sagradas, buscando explicações para os contextos, símbolos e mitos.

    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

    Alternativas da questão 3473590
  16. Questão 176

    ID 3473488

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2022 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


    A lei procura tornar os homens virtuosos, e o objeto dos preceitos da lei são os atos de virtude. Mas é condição da virtude que os virtuosos operem de modo deleitável e com firmeza. E isso faz principalmente o amor, pois pelo amor fazemos as coisas com deleite e firmeza. Logo, o amor do bem é a última intenção da lei. Além disso, os legisladores, pela determinação da lei promulgada, movem aqueles para os quais a lei foi estabelecida. Em todas as coisas que são movidas por um primeiro movente, tanto uma é mais perfeitamente movida, quanto mais participa da moção do primeiro movente, como também da sua semelhança. Deus, que é quem dá a lei divina, faz todas as coisas pelo seu amor. Por isso, o que para Deus tende desse modo, isto é, amando, move-se perfeitamente para Deus. Ora, todo agente procura a perfeição naquilo que opera. Por isso, este é o fim de toda a legislação: que o homem ame a Deus.

    AQUINO, T. de. Suma contra os gentios. Vol. 2. Porto Alegre: EDIPUCRS (adaptado).

    Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

    I. O objetivo do legislador deve ser promover a virtude.

    PORQUE

    II. A lei promulgada move a lei divina.

    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3473488
  17. Questão 177

    ID 3472195

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2025 Banca: INAZ do Pará - Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Bocaina do Sul


    A ética e a moral são conceitos fundamentais para a compreensão das práticas humanas e das normas que orientam o comportamento individual e coletivo. A distinção entre ambos é importante para o entendimento do comportamento humano em diferentes contextos sociais e culturais.

    Analise as assertivas a seguir sobre os conceitos de ética e moral e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

    I. A ética é o estudo dos princípios que orientam as ações humanas, enquanto a moral refere-se aos costumes e normas práticas de uma sociedade específica, podendo variar de uma cultura para outra.

    II. A moral é universal e imutável, sendo baseada em princípios que não podem ser alterados, enquanto a ética se adapta conforme o contexto e a experiência pessoal de cada indivíduo.

    III. A ética é uma disciplina filosófica que busca refletir sobre o bem e o mal, enquanto a moral está restrita à aplicação prática desses conceitos, sem qualquer reflexão sobre suas implicações filosóficas.

    IV. A moral é o estudo das normas que regem a sociedade, enquanto a ética envolve a reflexão sobre as ações individuais e o discernimento sobre o que é certo ou errado, podendo variar conforme o ponto de vista pessoal de cada pessoa.

    Alternativas da questão 3472195
  18. Questão 178

    ID 3435244

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Polícia Federal


    A respeito das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens a seguir.



    Cabe à ética, e não ao direito positivo, a última palavra sobre o que é de direito e obrigação em matéria de informação.

    Alternativas da questão 3435244
  19. Questão 179

    ID 3434492

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2012 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social


    Analisados sob o ponto de vista da Sociologia Jurídica, ÉTICA e MORAL abrangem diferentes significados. A ÉTICA está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano social. Por outro lado, a MORAL está associada aos costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. A partir das reflexões acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3434492
  20. Questão 180

    ID 3434334

    Disciplina: Filosofia do Direito

    Assunto: Moral e Ética

    Ano: 2014 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Natividade


    “Com base na ética, o comportamento normativo não se reduz à moral e ao direito.” De acordo com tal afirmação,
    assinale a alternativa INCORRETA baseada nas relações éticas e morais, especificando aquilo que une e o que distingue
    as duas formas de comportamento humano.
    Alternativas da questão 3434334
Pular para o conteúdo principal