Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Engenharia Mecatrônica

9.006 questões encontradas

  1. Questão 61

    ID 3569220

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Indústria 4.0 e Internet das Coisas Industrial (IIoT)

    Ano: 2021 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Paraná


    Indústria 4.0 refere-se à indústria formada da união entre os mundos físico, digital e biológico para criar fábricas hiperconectadas e autogerenciáveis. A estimativa é que a migração para o conceito 4.0 reduza, no mínimo, 73 bilhões/ano de custos industriais no Brasil (ABDI). Esta Indústria é impulsionada pela utilização de sistemas digitais integrados e de tecnologias superavançadas, como Inteligência Artificial (IA ou AI), Internet das Coisas (IoT), Realidade Aumentada (AR), robótica, dentre outras evoluções, sendo, portanto, uma mudança de mentalidade. Sobre a Indústria 4.0, analise as afirmativas a seguir.

    I. Robôs autônomos: substituição ou cooperação de tarefas executadas por humanos (normalmente perigosas ou repetitivas) pela mão de obra de robôs, que têm a capacidade de exercer o seu trabalho sem a necessidade de supervisão humana e, normalmente, possuem elevada eficácia em suas atividades.

    II. Integração de sistemas: quando diferentes sistemas interagem de forma automatizada, centralizando as informações geradas como SAP; e-PDM; M.E.S; dentre outros.

    III. Manufatura aditiva: integração de elementos virtuais com o mundo real como o uso de câmeras e sensores embarcados em dispositivos, como tablets e celulares.

    IV. Realidade aumentada: modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicam entre si, por meio de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.

    V. Big Data e Analytics: o Big Data armazena os dados gerados; e Analytics processa tais dados, transformando- -os, assim, em informações.

    VI. Computação em nuvem: também conhecida como Cloud; trata-se da entrega de recursos da TI sob demanda por meio da Internet, como IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) ou SaaS (Software como Serviço).

    VII. Internet das coisas: forma de fabricação por meio aditivo, em que um modelo tridimensional é gerado através de sucessivas deposições de camadas de material (impressão 3D).

    Está correto o que se afirma apenas em

    Alternativas da questão 3569220
  2. Questão 62

    ID 3569219

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assuntos: Redes Industriais e Protocolos (Modbus, Profibus, CAN, Ethernet/IP)

    Ano: 2022 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas


    A pirâmide da automação industrial, mostrada a seguir, é uma representação muito utilizada para indicar a estruturação usualmente empregada nos projetos de automação industrial.

    Considerando-se que o nível 1 é o que contém os instrumentos de campo (como sensores e atuadores), e o nível 2 é o que contém os dispositivos de controle (como CLPs e SDCDs), assinale a alternativa que apresenta redes tipicamente utilizadas comunicando estes níveis.

    Alternativas da questão 3569219
  3. Questão 63

    ID 3569217

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Diagramas Ladder

    Ano: 2022 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas


    Considere o programa apresentado a seguir

    Sobre o seu funcionamento é correto afirmar que,

    Alternativas da questão 3569217
  4. Questão 64

    ID 3569212

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Diagramas Ladder

    Ano: 2022 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas


    Uma esteira transportadora deve ser acionada toda vez que um sensor de detecção de peças é ativado em sua entrada. A esteira deve ser mantida acionada até que se passem 5 minutos da última vez que o sensor de peças esteve ativo.

    Tendo isso em mente, considere os 3 trechos de programas apresentados a seguir.

    I)

    II)

    III)

    O comportamento desejado é apresentado apenas em

    Alternativas da questão 3569212
  5. Questão 65

    ID 3569210

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Conceitos Gerais de Instrumentação Industrial

    Ano: 2023 Banca: CETEC - Centro de Educação Tecnológica do Estado do Ceará Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará


    elemento sensor não é um instrumento, mas faz parte integrante da maioria absoluta dos instrumentos industriais, sendo o componente do instrumento que converte a variável física de entrada para outra forma mais usável. Geralmente está em contato direto com o processo e dá a saída que depende da variável a ser medida.

    O sensor eletrônico, por exemplo, recebe na entrada a variável de processo e gera na saída uma grandeza elétrica, como tensão, corrente elétrica, variação de resistência, capacitância ou indutância, proporcional a esta variável. Se tratando desses sensores, podemos afirmar, EXCETO:

    Alternativas da questão 3569210
  6. Questão 66

    ID 3569206

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assuntos: Válvulas: Direcionais, Pré-operadas, de Retenção, de Fluxo e Reguladora de Pressão

    Ano: 2023 Banca: CETEC - Centro de Educação Tecnológica do Estado do Ceará Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará


    As válvulas e conexões hidráulicas e pneumáticas são indispensáveis para a contenção, passagem e transporte de grandes fluxos de ar e água. As válvulas possuem detalhamentos que se diferenciam da hidráulica e pneumática, afinal, a finalidade do processo pode ser o mesmo, mas os conteúdos gerenciados são diferentes.

    Correlacione os nomes de válvulas de circuitos hidráulicos e pneumáticos listados na Coluna I aos símbolos de válvulas apresentados na Coluna II.

    Coluna I

    Válvula alternadora

    Válvula de simultaneidade

    Válvula reguladora de vazão unidirecional

    Válvula reguladora de pressão Válvula limitadora de pressão

    Válvula limitadora de pressão

    Coluna II

    ( )

    ( )

    ( )

    ( )

    ( )

    Assinale a opção que indica a correlação CORRETA.

    Alternativas da questão 3569206
  7. Questão 67

    ID 3569201

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Diagrama de Blocos

    Ano: 2023 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Petrobras Transporte S/A


    Considere o diagrama de blocos abaixo.

    O modelo de estado associado ao diagrama de blocos é o seguinte:

    Alternativas da questão 3569201
  8. Questão 68

    ID 3569199

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Controlador Lógico Programável

    Ano: 2024 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Secretaria da Educação de Santa Catarina


    Segundo a IEC (International Electrotechnical Commission), um CLP (Controladores Lógicos Programáveis) é definido como sendo um sistema eletrônico operado digitalmente. Ele é projetado para ser utilizado em um ambiente industrial, possui uma memória programável para a armazenagem interna de instruções, que são orientadas pelo usuário, que implementa funções específicas, como: lógica combinacional, temporização, contagem e aritmética para controlar por meio de saídas digitais ou analógicas vários tipos de máquinas ou processos. O controlador programável e seus periféricos associados são projetados para serem facilmente usados em todas as funções previstas. Acerca dos CLPs, assinale a alternativa verdadeira:

    Alternativas da questão 3569199
  9. Questão 69

    ID 3569197

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: CNC - Comando Numérico Computadorizado

    Ano: 2023 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Petrobras Transporte S/A


    As ferramentas computacionais são largamente utilizadas pelas indústrias para aumentar sua eficiência e competitividade. Várias dessas ferramentas têm aplicação em robótica, em automação, em integração da produção e em gestão.

    Uma dessas ferramentas destina-se ao controle do movimento e da velocidade de seus eixos ao longo de um processamento de uma peça.

    A ferramenta citada é:

    Alternativas da questão 3569197
  10. Questão 70

    ID 3569193

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Medição de Temperatura

    Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais


    Um termopar tipo K (junta Cromel/Alumel) é utilizado para a medição de temperatura de um forno.

    Sabendo-se que a tensão medida nos terminais é de 9,85mV, a temperatura medida pelo termopar, em ºC, é

    Dados:

    • Sensibilidade da junta Cromel/Platina → α = 25,8 𝜇V/ºC

    • Sensibilidade da junta Alumel/Platina → α = - 13,6 𝜇V/ºC

    • Temperatura de referência – 0ºC

    Alternativas da questão 3569193
  11. Questão 71

    ID 3569189

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Redes de Petri

    Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Seja uma rede de Petri com os seguintes elementos:

    • Conjunto de lugares: P = {p1,p2,p3,p4}

    • Conjunto de transições: T = {a,b,c,d}

    • Pré condições das transições:

    • Pós condições das transições:

    Considere que a rede está com uma marcação inicial p1 = 2, p2 = 0, p3 = 0 e p4 = 0, e disparam-se as transições a, b, c e d, em sequência e nesta ordem.

    A marcação final da rede será

    Alternativas da questão 3569189
  12. Questão 72

    ID 3569188

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Atuadores Hidráulicos

    Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Considere um cilindro hidráulico usado para deslocar linearmente uma peça num sistema de manufatura por uma distância de 240 mm em 16 s.

    Se uma força de 50 kN é necessária para mover a peça e um pistão com área de seção transversal de 200 cm2 é usado, a pressão de trabalho do cilindro em MPa e a taxa de vazão do fluido através do cilindro em m3/s são, respectivamente

    Alternativas da questão 3569188
  13. Questão 73

    ID 3569187

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Método do Lugar das Raízes

    Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Considere o traçado do lugar das raízes para o sistema com função de transferência G(s) = 1/(s3 + 6s2 + 25s) em série com um ganho real positivo numa malha de realimentação unitária negativa.

    O ponto de encontro das assíntotas do lugar das raízes encontra-se em

    Alternativas da questão 3569187
  14. Questão 74

    ID 3569186

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Estabilidade

    Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Considere a planta G(s) = 1/(s3 + 6s2 + 5s) em série com um ganho proporcional kp positivo numa malha de realimentação negativa unitária.

    O valor do ganho kp para o qual a resposta livre do correspondente sistema em malha fechada apresente um comportamento oscilatório de amplitude constante é

    Alternativas da questão 3569186
  15. Questão 75

    ID 3569183

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assuntos: Dispositivos Passivos e Principais Circuitos: Diodos, Transistores Bipolares, Transistores de Efeito de Campo

    Ano: 2026 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Em alguns circuitos que fazem a utilização de transistores, o nível de aumento da saída AC depende da transferência de energia das fontes DC aplicadas. O circuito a seguir é um circuito típico transistorizado de polarização estável do emissor.

    Fonte: IFSP, 2025.

    Com base no circuito mostrado acima, podemos afirmar que o valor aproximado da corrente de saturação é:

    Alternativas da questão 3569183
  16. Questão 76

    ID 3569182

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Diagrama de Moody e Perda de Carga Localizada e Distribuída

    Ano: 2026 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Empresa Gerencial de Projetos Navais


    Um dos fenômenos cruciais no dimensionamento hidráulico origina-se dos efeitos da viscosidade do fluido e pode ser determinado a partir da contabilizaçao dos efeitos localizados, que são impostos tanto por componentes como curvas, tês, joelhos, válvulas e outros que estejam montados no fluxo fluido quanto pelos efeitos viscosos normais impostos pela tubulação linear. Esse fenômeno diz respeito ao cálculo do(a):

    Alternativas da questão 3569182
  17. Questão 77

    ID 3569181

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Diagramas Ladder

    Ano: 2026 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Um técnico de automação está desenvolvendo a lógica de comando para uma esteira transportadora utilizando um CLP programado em linguagem Ladder. O painel de operação possui um botão de partida do tipo pulsador com um contato Normalmente Aberto (NA).

    Durante os testes, o técnico observou que a esteira liga apenas enquanto o botão de partida é mantido pressionado pelo operador, desligando-se imediatamente ao soltá-lo. Para que a esteira permaneça ligada após o operador soltar o botão, é necessário implementar uma lógica específica no programa, colocando um contato auxiliar da própria bobina de saída em paralelo com o contato do botão de partida.

    Assinale a alternativa que apresenta o termo técnico correto para essa configuração lógica de programação.

    Alternativas da questão 3569181
  18. Questão 78

    ID 3569180

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Válvulas de Controle e Elementos Finais

    Ano: 2026 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Empresa Gerencial de Projetos Navais


    De acordo com o manual Instrumentação e Controle: Guia Básico (Eletrobrás, 2008), os diferentes tipos de válvulas são classificados em função dos seus respectivos tipos de corpos. Nesse sentido, ao tratar de diferentes tipos de válvulas, devese assumir diferentes tipos de corpos. Os principais tipos de válvulas podem ser classificados em dois grupos, a saber, de deslocamento linear e de deslocamento rotativo. Um dos tipos de válvula de deslocamento linear é:

    Alternativas da questão 3569180
  19. Questão 79

    ID 3569179

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Medição de Vazão

    Ano: 2026 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Empresa Gerencial de Projetos Navais


    A maioria dos medidores industriais tem como função medir a velocidade dos fluidos. A partir da velocidade de um fluido, é possível inferir o valor da vazão volumétrica. Essa vazão, no que diz respeito aos fluidos compressíveis, depende da:

    Alternativas da questão 3569179
  20. Questão 80

    ID 3569174

    Disciplina: Engenharia Mecatrônica

    Assunto: Sequential Function Chart

    Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Numa condição-transição de um dado GRAFCET encontra-se a expressão “3s/a/7s” em que a é uma variável booleana.

    Se a variável a for verdadeira por 12s seguidos e falsa, caso contrário, a duração total na qual a expressão “3s/a/7s” será verdadeira, em segundos, será

    Alternativas da questão 3569174
Pular para o conteúdo principal