Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Direito Empresarial (Comercial)

6.600 questões encontradas

  1. Questão 681

    ID 3444955

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Registro e Escrituração

    Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Companhia Docas do Pará


    Julgue os próximos itens, relativos a livros empresariais.



    Na escrituração das sociedades empresárias, o livro diário, que é indispensável, não deve ser substituído em nenhuma hipótese.

    Alternativas da questão 3444955
  2. Questão 682

    ID 3444954

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Cheque

    Ano: 2006 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Banco Central do Brasil


    O contrato social da ABC Serviços Ltda. prevê que a sociedade será obrigatoriamente representada por dois de seus administradores para emissão e endosso de cheques em valor superior a R\$ 10.000,00 (dez mil reais) e estabelece que, nas suas omissões, serão aplicáveis as disposições relativas às sociedades simples. Caio, administrador da sociedade, endossa a Hipócrates um cheque no valor de R\$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), para isso falsificando a assinatura de Tício, outro administrador. Hipócrates, ciente da irregularidade do endosso, o deposita em sua conta corrente. O banco sacado paga o cheque normalmente, mas os sócios da ABC Serviços Ltda. descobrem o ocorrido. Nessa situação, o sacado

    Alternativas da questão 3444954
  3. Questão 683

    ID 3444953

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Acionistas e Acordo de Acionistas

    Ano: 2006 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    A sociedade Alfa Ltda. é devedora da sociedade Beta Ltda. Em garantia da dívida, ofertou à credora penhor sobre ações ordinárias da sociedade Ômega S.A., da qual é acionista. O instrumento de constituição da garantia, devidamente averbado no livro de registro de ações nominativas da companhia, é omisso quanto ao exercício do direito de voto. Posteriormente, Alfa Ltda. requer, e lhe é concedida, recuperação judicial, tendo a credora Beta Ltda. regularmente habilitado seu crédito. O direito de voto inerente às ações empenhadas

    Alternativas da questão 3444953
  4. Questão 684

    ID 3444952

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assuntos: Conceitos, Características e Princípios

    Ano: 2006 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Indústrias Nucleares do Brasil


    O título de crédito em que o credor é nomeado, mas com possibilidade de efetuar-se sua transferência mediante mera aposição de assinatura no seu verso, é designado:
    Alternativas da questão 3444952
  5. Questão 685

    ID 3444951

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Da Sociedade Simples

    Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Companhia Docas do Pará


    Acerca do direito societário, julgue os itens subseqüentes.



    Admite-se em sociedade simples cláusula contratual que exclua um dos sócios de participar dos lucros.

    Alternativas da questão 3444951
  6. Questão 686

    ID 3444950

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Órgãos da Companhia

    Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Centro de Assistência Judiciária do DF


    A companhia Marmoraria Souza, cujo capital social não é aberto ao público em geral, possui como órgãos sociais a assembléia geral, o conselho de administração, a diretoria e o conselho fiscal. Ana é sócia e membro da diretoria da sociedade. Pedro, tio de Ana, é empregado da referida sociedade empresária.

    Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.



    Ana somente poderá ser destituída da diretoria da companhia Marmoraria Souza por deliberação da assembléia geral.

    Alternativas da questão 3444950
  7. Questão 687

    ID 3444949

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Registro e Escrituração

    Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça de Sergipe


    Lucas e Caio constituíram a sociedade Comando Serviços Gerais Ltda., cujo objeto principal é a prestação de serviços de limpeza e conservação. A publicação da inscrição do contrato social da referida sociedade empresária, no registro competente, se deu no dia 3/5/2006. Contudo, o referido instrumento portava defeito quanto à discriminação do capital social.

    Tomando como parâmetro inicial a situação hipotética acima descrita, julgue os itens seguintes, acerca da disciplina jurídica do empresário e da sociedade empresária.



    Após o regular arquivamento do contrato social de Comando Serviços Gerais Ltda. no Registro Público de Empresas Mercantis, somente poderão obter certidões acerca do referido instrumento os sócios e aqueles que provarem legítimo interesse, mediante deferimento de requerimento formal endereçado à junta comercial competente, no caso destes últimos.

    Alternativas da questão 3444949
  8. Questão 688

    ID 3444948

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Acionistas e Acordo de Acionistas

    Ano: 2006 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Instituto de Resseguros do Brasil


    O acordo de acionistas, disciplinado no art. 118 da Lei
    n. 6.404/76 e alterações posteriores, como qualquer pacto
    parassocial pode ser considerado
    Alternativas da questão 3444948
  9. Questão 689

    ID 3444947

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Da Sociedade Limitada

    Ano: 2006 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Banco Central do Brasil


    As deliberações dos sócios de sociedades limitadas

    Alternativas da questão 3444947
  10. Questão 690

    ID 3444945

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Da Sociedade Cooperativa

    Ano: 2006 Banca: ESPP - Empresa de Seleção Pública e Privada Órgão: Minas Gerais Administração e Serviços S.A.


    De acordo com o novo Código Civil, a esposa e o marido podem constituir sociedade empresária desde que:

    Alternativas da questão 3444945
  11. Questão 691

    ID 3444944

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Acionistas e Acordo de Acionistas

    Ano: 2006 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    Alberto, Bartolomeu e César são acionistas da ABC S.A., detendo respectivamente 40%, 40% e 20% das ações, todas ordinárias. Alberto e Bartolomeu celebraram acordo de acionistas, pelo qual se comprometeram a eleger Alberto Diretor-Presidente da companhia, na próxima assembléia geral ordinária. O acordo foi arquivado na sede da companhia. Durante a assembléia, Bartolomeu mudou de idéia e resolveu apoiar César para o cargo, contra Alberto. A solução que atende aos imediatos interesses de Alberto, para ser eleito Diretor-Presidente na própria assembléia, é

    Alternativas da questão 3444944
  12. Questão 692

    ID 3444943

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Da Sociedade Cooperativa

    Ano: 2006 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Ministério do Trabalho e Emprego


    As sociedades cooperativas
    Alternativas da questão 3444943
  13. Questão 693

    ID 3444942

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Do Empresário

    Ano: 2006 Banca: FUNIVERSA Órgão: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos


    Considerando-se o que determina o Código Civil, é incorreto afirmar que:

    Alternativas da questão 3444942
  14. Questão 694

    ID 3444941

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Duplicata

    Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Companhia Docas do Pará


    Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da disciplina dos títulos de crédito, seguida de uma assertiva a ser julgada.



    Determinada pessoa jurídica, fabricante de copos plásticos descartáveis, forneceu seus produtos a certo restaurante, mediante a emissão de duplicata mercantil. Nessa situação, é considerada sacadora da duplicata mercantil a pessoa jurídica fabricante e fornecedora dos copos plásticos descartáveis, e considerado sacado o restaurante.

    Alternativas da questão 3444941
  15. Questão 695

    ID 3444940

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Do Estabelecimento Empresarial

    Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Caixa Econômica Federal


    Cada um dos seguintes itens apresenta uma situação hipotética relativa a empresários e a estabelecimentos empresariais, seguida de uma assertiva a ser julgada.



    Os sócios de Tom Tecidos Ltda., pessoa jurídica atuante no ramo de fabricação de tecidos, descontentes com a concorrência local, optaram pela mudança de ramo de atividade e pelo exercício da nova empresa em outra unidade da Federação. Antes da mudança, alienaram o estabelecimento empresarial — todos os bens materiais e imateriais pertencentes à sociedade — para uma de suas concorrentes. Nessa situação, atendendo ao ordenamento jurídico pátrio, esse ato de alienação do estabelecimento empresarial, para ter validade perante terceiros, deve ter sido formal, averbado à margem da inscrição da Tom Tecidos Ltda. na junta comercial competente, no registro público de empresas mercantis e publicado na imprensa oficial.

    Alternativas da questão 3444940
  16. Questão 696

    ID 3444939

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Duplicata

    Ano: 2006 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Procuradoria-Geral do Estado - PGE MA


    Determinado banco comercial recebeu, por meio de endosso- mandato, duplicatas sacadas por um empresário, para fins de cobrança. Enquanto estava na posse das duplicatas, sobreveio a liquidação extrajudicial do banco. A superveniência da liquidação extrajudicial

    Alternativas da questão 3444939
  17. Questão 697

    ID 3444938

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Da Sociedade Limitada

    Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Companhia Docas do Pará


    Com relação às sociedades limitadas, julgue os itens abaixo.



    Considere que Leonardo seja sócio de determinada sociedade limitada, sem exercer função de gerência. Se a pessoa jurídica for demandada em execução fiscal, pela falta de pagamento de tributos estaduais, Leonardo será necessariamente incluído no pólo passivo da ação de execução fiscal.

    Alternativas da questão 3444938
  18. Questão 698

    ID 3444937

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Cheque

    Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Centro de Assistência Judiciária do DF


    Camila adquiriu de Renato um aparelho televisor e efetuou o pagamento com uma cártula de cheque. Porém, quando chegou a sua casa, Camila verificou que o bem adquirido estava maculado por vício redibitório. Renato, por sua vez, endossou o cheque emitido por Camila em favor de Luciano, logo após a transação.

    Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens, com relação à disciplina dos títulos de crédito.



    O cheque emitido por Camila é título de crédito que não admite aceite.

    Alternativas da questão 3444937
  19. Questão 699

    ID 3444936

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Do Empresário

    Ano: 2006 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Ministério do Trabalho e Emprego


    A responsabilidade dos administradores em qualquer tipo
    de sociedade empresária tem como pressuposto:
    Alternativas da questão 3444936
  20. Questão 700

    ID 3444935

    Disciplina: Direito Empresarial (Comercial)

    Assunto: Registro e Escrituração

    Ano: 2006 Banca: FUNIVERSA Órgão: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos


    O documento irregular levado a registro na Junta Comercial:

    Alternativas da questão 3444935
Pular para o conteúdo principal