Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Geografia

50.482 questões encontradas

  1. Questão 881

    ID 3554716

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Desigualdade Regional

    Ano: 2014 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco


    Considere o texto abaixo.

    O país (Brasil) precisa se olhar como uma economia que tem dois grandes desafios, duas grandes tarefas, que são ao mesmo tempo duas grandes oportunidades. Uma é continuar e ampliar o processo de inclusão e de redução da desigualdade social/regional. É realmente alvissareiro registrar a redução da pobreza, a redução dos coeficientes de desigualdade de renda do trabalho – processo que precisa continuar no país. Esse é um desafio coletivo, um desafio que recobre o investimento público em infraestruturas e serviços sociais, passa pela responsabilidade social das empresas, das organizações não governamentais, dos movimentos sociais, e inclui uma grande prioridade para a educação. Há outra dimensão-chave que é o desafio do desenvolvimento tecnológico, da inovação e da competitividade.

    (COUTINHO, Luciano, Na crise, esperança e oportunidade. In ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de; VELLOSO, João Paulo dos Reis (coord.). Na crise, esperança e oportunidade desenvolvimento como sonho brasileiro. Rio: Elsevier; São Paulo: INAE, 2010. p. 22)

    A partir da leitura do texto e aplicando o mesmo a projetos de desenvolvimento regional, é correto afirmar que tais projetos devem enfatizar, dentre outros aspectos:

    I. A fixação nas regiões mais pobres de empresas comprometidas com projetos de responsabilidade social.

    II. A especialização agrícola das regiões mais pobres, levando em conta sua vocação histórica para essa atividade.

    III. A instalação de infraestrutura que atenda às demandas sociais e econômicas nos respectivos estados.

    IV. O encaminhamento das pessoas excluídas do mercado de trabalho para outras regiões do país.

    V. A criação de polos educacionais como condição prioritária para o desenvolvimento regional.

    Está correto o que se afirma APENAS em

    Alternativas da questão 3554716
  2. Questão 882

    ID 3554590

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Modelos de Produção Capitalista

    Ano: 2020 Banca: ITAME - Instituto de Consultoria e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Varjão


    A organização do capitalismo monopolista, a partir de final do século XIX, pauta-se por dois processos:

    Alternativas da questão 3554590
  3. Questão 883

    ID 3554578

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Conflitos Geopolíticos

    Ano: 2022 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Nos estudos de geopolítica, um autor se destaca por salientar a importância do poder naval e suas vantagens para exercer domínio nos oceanos e nos grandes canais de acesso aos mares. Esse autor é:

    Alternativas da questão 3554578
  4. Questão 884

    ID 3554576

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Geopolítica

    Ano: 2022 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Em "Projeção Internacional do Brasil", Mário Travassos, importante expoente da geopolítica brasileira, demonstrou preocupação com a organização interna e projeção do país no cenário sul-americano. Em sua obra, Travassos adaptou algumas contribuições da geopolítica clássica à realidade brasileira, entre elas a de:

    Alternativas da questão 3554576
  5. Questão 885

    ID 3554562

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Geopolítica

    Ano: 2022 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Os documentos declaratórios de defesa do Brasil, tais como a Política Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa (2016), salientam a importância do Poder Nacional para que o Estado alcance e mantenha seus objetivos nacionais, se adaptando às novas circunstâncias e estruturando os meios de defesa em torno de capacidades. Entre as capacidades mencionadas, aquela que tem como propósito desestimular possíveis agressões e ações hostis contra a soberania do Brasil é a:

    Alternativas da questão 3554562
  6. Questão 886

    ID 3554447

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Geopolítica

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas


    Leia o trecho a seguir.

    A Amazônia é central nas discussões climáticas globais. A região desperta preocupação dos principais Estados-nação, que a percebem tanto como um patrimônio ambiental estratégico quanto como um território sujeito a pressões econômicas e políticas. Essa combinação faz da Amazônia um ponto de tensão entre interesses nacionais e globais. Enquanto países amazônicos buscam controlar e explorar seus recursos conforme suas políticas internas, atores internacionais também perseguem interesses próprios e pressionam por medidas de preservação, refletindo uma disputa complexa sobre responsabilidade climática, uso sustentável e governança ambiental.

    Assinale a opção que identifica corretamente o conceito descrito no trecho como elemento central dos conflitos sobre a Amazônia.

    Alternativas da questão 3554447
  7. Questão 887

    ID 3553411

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Demografia

    Ano: 2016 Banca: IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul Órgão: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul


    Sabendo que o aumento populacional depende de vários fatores e que, para expressar os padrões são empregadas curvas de crescimento, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:

    Alternativas da questão 3553411
  8. Questão 888

    ID 3553395

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca

    Ano: 2016 Banca: IFPA - Instituto Federal do Pará Órgão: Instituto Federal do Pará


    Em relação à localização dos estoques pesqueiros pelos pescadores, julgue os itens a seguir:

    I. Pescadores artesanais podem identificar determinado cardume através da observação do comportamento alimentar de botos ou golfinhos, ao cercarem um cardume para se alimentar, sugerindo aos pescadores que no local haveria recurso para ser explorado.

    II. Pescadores artesanais identificam os cardumes através do odor produzido pelo muco de revestimento dos peixes, exalado a quilômetros de distância e pela espuma escura liberada pelos peixes na superfície da água.

    III. Na pesca de média escala, os pescadores utilizam radares em suas embarcações para atrair determinados estoques de pesqueiros, através da emissão de pulsos sonoros.

    IV. Na pesca de média a grande escala, os pescadores utilizam sondas em suas embarcações para a localização de cardumes.

    As afirmativas CORRETAS são:

    Alternativas da questão 3553395
  9. Questão 889

    ID 3553389

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca


    A pesca de pequena e média escala compreende sistema artesanal, desenvolvido tanto em águas interiores, quanto costeiras. Em relação a esse sistema de pesca, julgue os itens a seguir:

    I. O sistema de pesca artesanal se destina à captura de recursos pesqueiros com grande diversidade específica e baixa abundância individual.

    II. A produção pesqueira do sistema de pesca artesanal geralmente é destinada para subsistência e/ou abastecimento do mercado interno.

    III. O sistema de pesca artesanal utiliza petrechos de pesca geralmente confeccionados pelos próprios usuários ou comprados no comércio local.

    IV. As embarcações utilizadas no sistema de pesca artesanal somente apresentam o remo e/ou a vela como propulsão.

    V. As artes de pesca comumente utilizadas no sistema de pesca artesanal podem ser: rede-de-espera, arrasto-de-praia, tarrafa, linha-de-mão, curral-de-pesca (cerco-fixo) dentre outras artes.

    As afirmativas CORRETAS são:

    Alternativas da questão 3553389
  10. Questão 890

    ID 3553388

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca


    Cada artefato de pesca pode apresentar determinado grau de seletividade, podendo selecionar o pescado de acordo com a espécie ou tamanho durante as operações pesqueiras. Em relação ao grau de seletividade de uma determinada arte de pesca, é CORRETO afirmar que:

    Alternativas da questão 3553388
  11. Questão 891

    ID 3553386

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca


    A atividade pesqueira no estado do Pará pode ser bastante diversificada, podendo ser utilizados diferentes petrechos de pesca, tanto pela pesca de pequena, média e grande escala. Em relação aos petrechos de pesca que podem ser utilizados nessa atividade é CORRETO afirmar que:

    Alternativas da questão 3553386
  12. Questão 892

    ID 3553379

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca

    Ano: 2016 Banca: IFPA - Instituto Federal do Pará Órgão: Instituto Federal do Pará


    A pesca na região Amazônica é bastante diversificada, destacando-se das demais regiões do Brasil pela quantidade de pescado capturado, pela riqueza de espécies exploradas e pela dependência da população local com essa atividade. Em relação aos diferentes tipos de pesca desenvolvidos na região, julgue os itens a seguir:

    I. Na região Amazônica não existe a pesca de caráter comercial monoespecífica, dirigida principalmente à captura de bagres voltados para a exportação, muito comum na região nordeste do Brasil.

    II. Na região Amazônica existe a pesca de caráter comercial multiespecífica, destinada ao abastecimento dos centros urbanos regionais, como em outras regiões do Brasil.

    III. Na região Amazônica não é realizada a pesca em reservatórios, comumente realizadas em lagos de usinas hidroelétricas na região sul e sudeste do Brasil.

    IV. Na região Amazônica existe a pesca desenvolvida para o lazer e para o esporte, assim como a pesca de espécies ornamentais, voltada principalmente para a exportação.

    V. Na região Amazônica existe a pesca desenvolvida para a subsistência, sendo realizada por meio da base familiar e/ou em sistema de parceria.

    As afirmativas CORRETAS são:

    Alternativas da questão 3553379
  13. Questão 893

    ID 3553354

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Bacias Hidrográficas Brasileiras

    Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco da Amazônia


    Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.



    Cerca de 5% da água doce disponível no planeta localiza-se na bacia amazônica, o que a torna uma das maiores fronteiras aqüícolas do mundo.

    Alternativas da questão 3553354
  14. Questão 894

    ID 3553252

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pará - PA

    Ano: 2007 Banca: UNAMA - Universidade da Amazônia Órgão: Prefeitura Municipal de Bragança


    NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.



    Sobre a pesca dos crustáceos na costa norte do Brasil é correto afirmar:

    I- A pesca do camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis e Farfantepenaeus brasiliensis) é realizada num banco camaroneiro que vai da foz do rio Parnaíba até a foz do rio Oiapoque. As embarcações possuem casco de aço e medem aproximadamente 20m.

    II- A captura do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) acontece do Amapá até Santa Catarina. Na costa norte os principais métodos utilizados são o braceamento, o gancho, a tapagem e o laço, sendo o estado do Pará o maior produtor, seguido pelo Maranhão.

    III- Há dois bancos lagosteiros bem definidos, um na costa do Amapá e outro na costa do Pará. A espécie explorada é a lagosta-verdadeira (Panulirus argus).

    Estão corretas as afirmativas:

    Alternativas da questão 3553252
  15. Questão 895

    ID 3553232

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca

    Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco da Amazônia


    Acerca da pesca, da bioecologia e do manejo dos bagres na bacia amazônica, julgue os itens subseqüentes.



    A pesca da piramutaba no estuário amazônico é essencialmente artesanal, feita com uso de redes de arrasto e de embarcações de pequeno porte utilizadas no sistema de parelhas.

    Alternativas da questão 3553232
  16. Questão 896

    ID 3553228

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca

    Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco da Amazônia


    A piramutaba, o camarão rosa, o pargo e a lagosta são considerados recursos pesqueiros de elevada importância na economia pesqueira do litoral norte, especialmente do setor industrial da pesca paraense. Acerca desses recursos pesqueiros, julgue os seguintes itens.



    Na costa norte do Brasil, mais especificamente no litoral paraense, a pesca de lagosta só teve inicio a partir do ano 2000. A captura só é permitida com uso de covos ou manzuás e, por ser uma atividade recente na região, não há restrições à pesca durante o período de defeso, o que só é aplicado para o litoral nordeste brasileiro.

    Alternativas da questão 3553228
  17. Questão 897

    ID 3553216

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca

    Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco da Amazônia


    Na busca da sustentabilidade no uso dos recursos naturais, a definição da captura sustentável constitui um dos fundamentos básicos na implementação do manejo e da gestão dos estoques pesqueiros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.



    Captura por Unidade de Esforço, conhecida por CPUE, comumente utilizada nos estudos de avaliação de estoques, é uma medida de produtividade utilizada para se avaliar o rendimento da atividade de pesca, cuja unidade de medida varia de acordo com o método de pesca empregado.

    Alternativas da questão 3553216
  18. Questão 898

    ID 3553200

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca

    Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco da Amazônia


    Na busca da sustentabilidade no uso dos recursos naturais, a definição da captura sustentável constitui um dos fundamentos básicos na implementação do manejo e da gestão dos estoques pesqueiros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.



    Os modelos logísticos para o cálculo da captura sustentável consideram a existência de uma correlação entre a mortalidade por pesca e a quantidade de esforço de pesca empregado na sua obtenção, aliada a um conjunto de outras interferências nos estoques pesqueiros, como as variações ambientais e as políticas públicas direcionadas para o fomento da pesca.

    Alternativas da questão 3553200
  19. Questão 899

    ID 3553197

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca

    Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco da Amazônia


    A piramutaba, o camarão rosa, o pargo e a lagosta são considerados recursos pesqueiros de elevada importância na economia pesqueira do litoral norte, especialmente do setor industrial da pesca paraense. Acerca desses recursos pesqueiros, julgue os seguintes itens.



    Na pesca do pargo no litoral norte, assim como ocorre no litoral nordeste, as restrições legais destinam-se exclusivamente à limitação do esforço de pesca e ao tamanho mínimo de captura.

    Alternativas da questão 3553197
  20. Questão 900

    ID 3553195

    Disciplina: Geografia

    Assunto: Pesca

    Ano: 2008 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Paulo Afonso


    Há políticas públicas que visam desenvolver e regulamentar a atividade pesqueira. O governo continuamente buscou com estas políticas amparar esta atividade. Das alternativas a seguir, marque a que NÃO se refere diretamente às Políticas Federais relacionadas à atividade pesqueira:

    Alternativas da questão 3553195
Pular para o conteúdo principal