Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Engenharia de Produção

3.288 questões encontradas

  1. Questão 701

    ID 3529722

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Estratégia de Produção

    Ano: 2019 Banca: COMPERVE UFRN - Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte


    De acordo com Slack, Chambers e Johnston, a estratégia de produção é parte integrante da estratégia geral da empresa e deve ser definida com base em quatro perspectivas: perspectiva top-down, perspectiva bottom-up, perspectiva dos requisitos do mercado e perspectiva dos recursos da produção. A figura abaixo mostra a sequência estabelecida dessas perspectivas.

    Fonte: Adaptado de Slack; Chambers; Johnston (2002)

    Com base nessa figura, a sequência correta das estratégias de produção é

    Alternativas da questão 3529722
  2. Questão 702

    ID 3529721

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: TQM — Gestão da Qualidade Total

    Ano: 2019 Banca: Universidade Estadual do Ceará Órgão: Prefeitura Municipal de Sobral


    DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA

    ELEMENTO QUÍMICO

    NÚMERO ATÔMICO

    MASSA ATÔMICA

    H

    1

    1,0

    C

    6

    12,0

    N

    7

    14,0

    O

    8

    16,0

    Na

    11

    23,0

    Mg

    12

    24,3

    P

    15

    31,0

    S

    16

    32,0

    C𝓁

    17

    35,5

    K

    19

    39,0

    Ca

    20

    40,0

    Fe

    26

    55,8

    Br

    35

    80,0

    Ag

    47

    107,9



    Com relação ao sistema de gestão da qualidade em uma empresa de saneamento básico, é correto afirmar que

    Alternativas da questão 3529721
  3. Questão 703

    ID 3529720

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Planejamento e Controle de Capacidade

    Ano: 2019 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Uma empresa farmacêutica tem duas linhas de produtos: vitaminas e complementos alimentares. As vitaminas são de dois tipos: VM, exclusiva para mulheres, que correspondem a 60% das vitaminas e VH, exclusivas para os homens. Os complementos alimentares também são de duas espécies: CA, complementos para adultos, que correspondem a 30% da demanda dos complementos e CC, que são complementos infantis.

    A unidade Interior, que é objeto desta análise, produz apenas os complementos, e possui três estações de trabalho: mistura de componentes, formação de drágeas e embalagens.

    A tabela abaixo apresenta o tempo (em horas) para produzir lotes de 1000 frascos de cada produto.:

    CA

    CC

    Mistura

    1,4

    1,1

    Formação

    1,2

    1,0

    Embalagem

    1,1

    0,9

    Para os próximos meses, a empresa possui a seguinte previsão agregada de vendas (em milhares de frascos):

    Mês 01

    Mês 02

    Mês 03

    Vitaminas

    150

    130

    110

    Complementos

    100

    200

    250

    Levando-se em consideração que as estações de trabalho da unidade Interior trabalham dois turnos diários de 8 horas com previsão de 20 dias por mês e que ocorram paradas mensais de 10% do tempo para manutenção preventiva. Nestas condições, no que tange à capacidade de produção da unidade Interior, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3529720
  4. Questão 704

    ID 3529718

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Planejamento Estratégico

    Ano: 2019 Banca: COMPERVE UFRN - Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte


    A engenharia organizacional possibilita aos gestores executar tarefas de modernização organizacional quando estes necessitam reprogramar as estruturas funcionais das organizações que comandam. No contexto da engenharia organizacional,

    Alternativas da questão 3529718
  5. Questão 705

    ID 3529715

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Planejamento de Recursos da Empresa (ERP/MRP/MRP II)

    Ano: 2019 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    O MRP I utiliza o princípio de planejamento para trás e permite que as empresas planejem o quanto de material e em que tempo será necessário para a produção. Para realização deste planejamento um documento necessário é a lista de materiais do produto, que pode ser elaborada de forma escalonada, como mostrada abaixo.

    Considerando uma demanda de produção que deverá ser entregue na semana “X”, quantas semanas antes da entrega deverão ser tomadas ações e quais ações devem ser tomadas respectivamente para: corpo do plugue, mecanismo de contato e para o parafuso?

    Nível

    Descrição

    Operação

    Lead

    time

    (semanas)

    0

    Plugue fêmea

    Produzido

    3

    .1

    Corpo do plugue

    Produzido

    3

    ..2

    Polímero

    Comprado

    1

    ...3

    Pigmento

    Comprado

    4

    .1

    Mecanismo de contato

    Produzido

    3

    ..2

    Parafusos do terminal

    Comprado

    4

    ..2

    Porca do terminal

    Produzido

    1

    ...3

    Chapa de latão 1mm

    Comprado

    1

    ..2

    Corpo do Mecanismo

    Produzido

    3

    ...3

    Chapa de latão 0,5mm

    Comprado

    2

    .1

    Parafusos

    Comprado

    2

    Alternativas da questão 3529715
  6. Questão 706

    ID 3529714

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Ferramentas da Qualidade

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Serviço de Limpeza Urbana


    Nos hospitais de uma rede hospitalar com o mesmo perfil de atendimento, identificou-se que o tempo de setup de um leito recém-desocupado era de 50 minutos e, com base nisso, definiu-se esse tempo como valor de referência para o controle desse serviço em toda a rede.

    Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.



    Para a rede hospitalar em questão, a técnica estatística da qualidade mais indicada é a de controle de fração de defeituosos.
    Alternativas da questão 3529714
  7. Questão 707

    ID 3529713

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Planejamento e Controle de Projetos (PERT/CPM)

    Ano: 2019 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Instituto Federal do Paraná


    As Técnicas orientadas a melhoria do desempenho e a identificação dos caminhos críticos são a PERT e a CPM, a qual é formada por diversos elementos, dentre as diversas opções abaixo, em qual delas encontramos um elemento que pode ser apontado por estes estudos:

    Alternativas da questão 3529713
  8. Questão 708

    ID 3529711

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: TQM — Gestão da Qualidade Total

    Ano: 2019 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.


    Na busca de direcionar seus trabalhos para a melhoria de seus produtos e serviços, as organizações podem utilizar os três modelos básicos de qualidade: in-line; on-line e off-line.

    Analise as afirmativas abaixo com relação a esses três conceitos.

    1. O modelo de qualidade in-line baseia-se no conjunto de atividades ligadas ao processo de produção. Para a melhoria da qualidade in-line são comuns os projetos de melhoria da operação, a redução e a racionalização dos custos, isto implicará diretamente na melhoria da produtividade final.

    2. O modelo de qualidade on-line dá ênfase à melhoria de operações em atividades de pesquisa de mercado, sistemas de informações do mercado e feedback do consumidor.

    3. O modelo de qualidade off-line é a interface que trata das relações entre a empresa (através do produto) e o mercado.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    Alternativas da questão 3529711
  9. Questão 709

    ID 3529708

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Arranjo Físico e Fluxo

    Ano: 2019 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Instituto Federal do Paraná


    A organização interna de uma empresa, permite que se obtenha um melhor desempenho durante o processo de produção, obviamente em relação ao tipo de produção que ela terá, dentre as opções a seguir encontramos apenas uma que se refere ao layout linear, desta forma assinale a alternativa correta:

    Alternativas da questão 3529708
  10. Questão 710

    ID 3529706

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Processos Decisórios

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Serviço de Limpeza Urbana


    Uma empresa deverá escolher entre os sistemas de produção A e B. A tabela seguinte mostra os dados econômicos desses sistemas de produção, em que os valores monetários são expressos em unidades monetárias (UM).

    Julgue os itens subsequentes, considerando que a taxa mínima de atratividade seja de 10% ao ano e considerando, também, as seguintes aproximações:



    O ponto de equilíbrio entre os sistemas A e B corresponde à produção de 3.750 unidades.
    Alternativas da questão 3529706
  11. Questão 711

    ID 3529704

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Conceitos Introdutórios de Administração da Produção

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Serviço de Limpeza Urbana


    Pedro resolveu montar um disk pizza, um modelo de negócio que envolve funções de manufatura e serviços ao mesmo tempo.

    Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação à gestão do sistema de produção.



    O lead time do processo de produção da pizza é o tempo gasto para produzi-la.
    Alternativas da questão 3529704
  12. Questão 712

    ID 3529703

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Planejamento Estratégico

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Serviço de Limpeza Urbana


    A respeito de gestão estratégica e organizacional e sua aplicação às organizações contemporâneas, julgue os itens a seguir.



    Um processo sistemático de planejamento estratégico consiste em analisar as dimensões internas à organização de forma simultânea à análise das dimensões externas, a exemplo de fatores ambientais.
    Alternativas da questão 3529703
  13. Questão 713

    ID 3529701

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Projeto de Produtos e Serviços

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Serviço de Limpeza Urbana


    Acerca da metodologia de desenvolvimento de produtos, julgue os itens a seguir.



    Na fase de projeto informacional, são definidas as especificações de projeto dos produtos, as quais servirão de base para decisões a serem tomadas nas fases seguintes do processo de desenvolvimento dos produtos.
    Alternativas da questão 3529701
  14. Questão 714

    ID 3529700

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Planejamento e Controle de Capacidade

    Ano: 2019 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    As novas necessidades de mercado e o próprio desenvolvimento da tecnologia da informação, em especial da Internet, estão possibilitando a retomada de um tipo “primitivo” de atendimento: o atendimento baseado na customização, ou seja, um atendimento especial e individual, que visa oferecer soluções individualmente projetadas, realmente excepcionais que atendam, plenamente, às necessidades específicas de cada cliente.

    (...)

    As empresas fizeram negócios por milhares de anos, até que a tecnologia lhes permitiu produzir bens e serviços em massa para mercados de massa. De um dia para outro, esqueceram de praticar o atendimento customizado. Em vez de vender para clientes de forma individual, passaram a lutar por maior participação no mercado, começaram a realizar pesquisas de mercado, segmentações, modelos estatísticos que permitissem predizer tendências e padrões de compras.

    SILVA, Paulo Cezar Ribeiro da. in A customização no atendimento como fator de fidelização do cliente às lojas de decoração de alto estilo. Fundação Getúlio Vargas. 2001. Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/3747

    Em uma fábrica de alta customização, seis pedidos chegaram em uma tarde e receberam uma identificação sequencial de acordo com a ordem de chegada. De acordo com o prazo de fabricação e a data exigida pelo cliente, foi montada a tabela abaixo:

    Tempo para conserto do automóvel

    Serviço no.

    Dias até a entrega

    Tempo para o conserto

    (dias)

    1

    9

    7

    2

    4

    4

    3

    7

    5

    4

    6

    3

    5

    5

    2

    6

    3

    6

    A empresa não possui capacidade suficiente para produzir dois produtos simultaneamente. Utilizando a regra do critério de menor atraso global, qual é a sequência adequada de processamento dos pedidos?

    Alternativas da questão 3529700
  15. Questão 715

    ID 3529699

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Análise de Investimentos

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Serviço de Limpeza Urbana


    A seguinte tabela mostra os fluxos de caixa, em unidades monetárias (UM), e as taxas internas de retorno (TIR) dos projetos de investimento A, B, e C, mutuamente excludentes.

    A TIR (B–A) do fluxo de caixa incremental do projeto B em relação à proposta A é de 20% ao ano, e a taxa mínima de atratividade é de 10% ao ano.

    Considerando essas informações e que 0,9, 0,8 e 2,5 sejam valores aproximados para (1,1)–1, (1,1)–2 e [(1,1)3 – 1] / [(1,1)3 × (0,1)], respectivamente, julgue os itens que se seguem.



    É mais vantajoso escolher o projeto B que o projeto A.
    Alternativas da questão 3529699
  16. Questão 716

    ID 3529698

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Planejamento e Controle de Estoque

    Ano: 2019 Banca: COMPERVE UFRN - Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte


    Na operação de um armazém, devem ser observados aspectos referentes ao manuseio e à estocagem dos produtos. Quanto à estocagem, é necessário considerar as características individuais do produto e a escolha entre duas alternativas: estocagem ativa e estocagem estendida.

    Sobre essas opções de estocagem, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3529698
  17. Questão 717

    ID 3529697

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Controle Estatístico de Processo (CEP)

    Ano: 2019 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Apresenta-se os seguintes gráficos de controle abaixo.

    Com base nas cartas de controle mostradas, pode-se afirmar que:

    Alternativas da questão 3529697
  18. Questão 718

    ID 3529695

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Conceitos Introdutórios de Administração da Produção

    Ano: 2019 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Teoria que foca não especificamente os processos e sua eficiência, mas atenta-se aos gargalos, o foco deve estar no balanceamento do fluxo e não no balanceamento da capacidade, acredita que uma hora perdida no gargalo é uma hora perdida no sistema produtivo como um todo, enfim, esta teoria aborda sistematicamente a gestão das restrições que impedem que uma empresa atinja sua meta.

    Esta teoria denomina-se:

    Alternativas da questão 3529695
  19. Questão 719

    ID 3529687

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Projeto de Produtos e Serviços

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Serviço de Limpeza Urbana


    Acerca da metodologia de desenvolvimento de produtos, julgue os itens a seguir.



    Na fase de projeto detalhado, a estrutura do produto é finalizada e os procedimentos de montagem são testados para verificação de inconformidades no processo de produção.
    Alternativas da questão 3529687
  20. Questão 720

    ID 3529686

    Disciplina: Engenharia de Produção

    Assunto: Ferramentas da Qualidade

    Ano: 2019 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Segundo Antunes (2008), Taiichi Ohno propôs um conjunto de seis funções/regras básicas para compreender em profundidade o sistema Kanban. De acordo com a função/regra número 6 (seis), o número de Kanbans deve ser continuamente reduzido para aumentar a sensibilidade aos problemas existentes. Ainda de acordo com Antunes (2008), é reconhecido que os estoques existentes acobertam diferentes tipos de problemas na produção e a ideia de reduzir e manter minimizado o número de Kanbans objetiva estabelecer um processo de melhorias contínuas nos sistemas produtivos. Sempre que o número de Kanbans são reduzidos, e por consequência, estoques são eliminados, problemas de diversas ordens tendem a ocorrer. Isso faz com que seja imprescindível atacar a raiz dos problemas, o que implica atuar nos pontos dos sistemas produtivos onde eles ocorrem.

    Com base no texto acima, indique qual das ferramentas de engenharia da qualidade é a mais indicada para “atacar a raiz dos problemas” nos pontos dos sistemas produtivos onde elas ocorrem:

    Alternativas da questão 3529686
Pular para o conteúdo principal