Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Contabilidade Pública

26.231 questões encontradas

  1. Questão 321

    ID 3448878

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Princípio da Competência

    Ano: 2019 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Guabiruba


    No que se refere ao regime de competência, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

    I- A adoção do regime de competência no setor público é essencial à melhoria da qualidade da informação e à transparência, sendo um requisito fundamental para a implantação dos sistemas de apuração de custos e de avaliação de desempenho da ação governamental.

    II- Segundo a LRF (Art. 50, inciso II), a despesa e a assunção de compromisso serão registradas, segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa.

    III- O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) apresenta uma estrutura de classes que permite o registro e a evidenciação contábil dos atos e fatos, tanto pelo regime de competência, quanto pelo regime caixa, que reconhece a receita pela arrecadação e a despesa no momento do empenho.

    IV- Segundo o Art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime misto para o ingresso das receitas públicas.

    Assinale a resposta correta:

    Alternativas da questão 3448878
  2. Questão 322

    ID 3448740

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Conceitos Gerais

    Ano: 2019 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Palestina


    Leia as afirmativas a seguir:

    I. O lado direito do Balanço Patrimonial representa a aplicação dos recursos, o seu Ativo.

    II. À luz da Lei Complementar nº 101/2000, uma empresa estatal dependente pode receber do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal.

    III. Os órgãos da administração direta subordinam-se ao regime da Lei nº 8.666/93.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3448740
  3. Questão 323

    ID 3448648

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Conceitos Gerais

    Ano: 2019 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Major Izidoro


    Leia as afirmativas a seguir:

    I. O Balanço Patrimonial demonstra a situação estática das obrigações de uma entidade.

    II. À luz da LC nº 101/2000, as receitas previdenciárias devem ser apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos.

    III. As contas patrimoniais são contas pertencentes ao sistema patrimonial, que constam no balanço patrimonial.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3448648
  4. Questão 324

    ID 3448615

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Créditos Adicionais

    Ano: 2019 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Major Izidoro


    Leia as afirmativas a seguir:

    I. Entre os fatores de motivação para a possível adoção de créditos adicionais especiais inclui-se a necessidade de inserção no orçamento de despesas não previstas e necessárias ao atendimento de um determinado projeto.

    II. O orçamento deve ser elaborado de forma a minimizar a necessidade de modificações nas dotações no decorrer do exercício.

    III. A Lei Complementar nº 101/2000 define dívida pública consolidada como o montante total das obrigações financeiras do ente municipal para amortização em prazo inferior a trinta dias.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3448615
  5. Questão 325

    ID 3448302

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Compreensão Quanto à Inclusão dos Restos a Pagar Inscritos Como Receitas Extraorçamentárias

    Ano: 2020 Banca: DIRENS MARINHA - Diretoria de Ensino da Marinha Órgão: Marinha do Brasil


    A respeito das demonstrações contábeis utilizadas na contabilidade pública, analise as afirmações abaixo:

    I- No Balanço Financeiro, os restos a pagar do exercício serão computados na receita orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    II- A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    III- A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que o Balanço Patrimonial é uma das peças que compõem o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).

    Assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3448302
  6. Questão 326

    ID 3447279

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP)

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler


    Analise as afirmativas a seguir.

    I. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia editou o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), que regulamenta o registro da aprovação e da execução do orçamento em âmbito federal. Cabe aos estados, ao DF e aos municípios providenciarem a edição de seus próprios manuais em respeito à soberania de cada ente federativo.

    II. A necessidade de evidenciar com qualidade os fenômenos patrimoniais e a busca por um tratamento contábil padronizado dos atos e fatos administrativos no âmbito do setor público tornaram imprescindível a elaboração de um plano de contas com abrangência nacional.

    III. O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) contido no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) apresenta metodologia, estrutura, regras, conceitos e funcionalidades que possibilitam a obtenção de dados que atendam aos diversos usuários da informação contábil.

    IV. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que seja feita a consolidação nacional das contas públicas.

    Está INCORRETO o que se afirma apenas em

    Alternativas da questão 3447279
  7. Questão 327

    ID 3447020

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Conforme a Lei Nº 4.320/1964

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Serviço Autônomo de Água, Esgotos e Resíduos Sólidos de Aparecida


    O Balanço Orçamentário, conforme disposto na LRF, deverá especificar

    Alternativas da questão 3447020
  8. Questão 328

    ID 3446970

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Passivo Contingente

    Ano: 2024 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Assembleia Legislativa do Piauí


    O Anexo de Riscos Fiscais tem por objetivo, conforme estabelecido pelo § 3.º do artigo 4.º da Lei Complementar n.º 101, de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF), avaliar os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas caso os riscos se concretizem. Dessa forma, é apresentada uma visão geral sobre os principais eventos mapeados que podem afetar as metas e objetivos fiscais do Governo. Sobre passivo contingente, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3446970
  9. Questão 329

    ID 3446622

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Conforme a Lei Nº 4.320/1964

    Ano: 2024 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Câmara Municipal de Rio Pardo


    Em relação às especificações do balanço orçamentário e demonstrativos da execução, em conformidade com a Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

    (1) Balanço orçamentário.

    (2) Demonstrativos da execução.

    ( ) Receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada.

    ( ) Despesas, por função e subfunção.

    ( ) Despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício.

    Alternativas da questão 3446622
  10. Questão 330

    ID 3446113

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Enfoque Patrimonial

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul


    Julgue os itens subsequentes, à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), do MCASP 11.ª edição e do MDF 14.ª edição.



    O regime orçamentário no setor público pode ser de competência ou de caixa, sendo o regime orçamentário brasileiro equivalente ao regime contábil patrimonial, que evidencia as variações patrimoniais em função do fato gerador.

    Alternativas da questão 3446113
  11. Questão 331

    ID 3445863

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Consolidação Conforme a LRF

    Ano: 2026 Banca: Instituto Verbena Órgão: Prefeitura Municipal de Gameleira


    As demonstrações contábeis previstas na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei da Responsabilidade Fiscal - LRF) devem evidenciar, de maneira adequada, as operações realizadas pelos órgãos e entidades da administração. Considerando o que dispõem as orientações de escrituração e consolidação das contas da LRF, como devem ser estruturadas essas demonstrações no âmbito do setor público?

    Alternativas da questão 3445863
  12. Questão 332

    ID 3445846

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: NBC T 16.10 (Avaliação e Mensuração dos Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público)

    Ano: 2026 Banca: AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense Órgão: Prefeitura Municipal de Itá


    Os critérios de mensuração de ativos e passivos no setor público buscam refletir a realidade econômica. Assinale a alternativa correta quanto à avaliação de ativos e aos prazos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    Alternativas da questão 3445846
  13. Questão 333

    ID 3445814

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Medidas de Desempenho Fiscal

    Ano: 2026 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Câmara Esteio


    Compreende a apuração e a evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF — dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada —, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar o equilíbrio das contas públicas, evidenciados no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO). Nesse sentido, sobre os aspectos da contabilidade aplicada ao setor público, é CORRETO afirmar que o exposto acima se trata do:

    Alternativas da questão 3445814
  14. Questão 334

    ID 3444768

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Conceitos Gerais

    Ano: 2007 Banca: NCE - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ Órgão: Prefeitura Municipal de Santana


    Nos Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial e nas Demonstrações das Variações Patrimoniais são demonstrados os resultados gerais do exercício. Sobre tais demonstrativos contábeis NÃO é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3444768
  15. Questão 335

    ID 3444294

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Preço Líquido de Venda

    Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Fundação de Saúde Parreiras Horta


    Com base na legislação societária e, em particular, na Lei n.º 6.404/1976 e suas alterações, julgue os itens seguintes.



    O Código Civil estabelece, para efeito de avaliação dos inventários, que, quando os bens destinados a venda forem avaliados pelo preço corrente ou venal, e este for superior ao custo de aquisição, a diferença será considerada no resultado e servirá de base para suas destinações.

    Alternativas da questão 3444294
  16. Questão 336

    ID 3444167

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Conforme a Lei Nº 4.320/1964

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério Público da União


    Com as mudanças na legislação societária, a estrutura de algumas demonstrações contábeis modificou-se; foram incluídos, por exemplo, demonstrativos financeiros que não estavam previstos como obrigatórios anteriormente. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.



    A atual legislação societária determina que as despesas sejam evidenciadas de acordo com a natureza da despesa.

    Alternativas da questão 3444167
  17. Questão 337

    ID 3444041

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Aplicação

    Ano: 2011 Banca: FAT - Faculdade de Apoio à Tecnologia Órgão: Companhia Docas de São Sebastião


    Para as empresas efetuarem periodicamente a analise sobre a recuperação dos valores registrados, e segundo estebelece o Artigo 183 da Lei 6.404/76, deve-se

    Alternativas da questão 3444041
  18. Questão 338

    ID 3443692

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Mensuração Inicial do Custo do Ativo Intangível

    Ano: 2012 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco da Amazônia


    Com relação aos itens patrimoniais, julgue os itens seguintes, à luz da Lei n.º 6.404/1976 e suas atualizações, bem como dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.



    O custo de um software desenvolvido para uso em equipamento industrial de utilização de uma empresa deverá ser registrado como ativo intangível.

    Alternativas da questão 3443692
  19. Questão 339

    ID 3443356

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Ativo Intangível com Vida Útil Indefinida

    Ano: 2013 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Estado de Rondônia


    De acordo com a Lei n.° 6.404/1976 e com os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue os itens a seguir.



    Se a vida útil do ativo intangível for indefinida, nenhuma amortização deve ser contabilizada.

    Alternativas da questão 3443356
  20. Questão 340

    ID 3441749

    Disciplina: Contabilidade Pública

    Assunto: Amortização de Ativo Intangível com Vida Útil Definida

    Ano: 2018 Banca: UFG - Universidade Federal do Goiás Órgão: Empresa de Saneamento de Goiás S.A.


    Considerando a legislação societária, os direitos classificados
    no ativo intangível serão avaliados pelo custo incorrido
    na aquisição deduzido da respectiva conta de
    Alternativas da questão 3441749
Pular para o conteúdo principal