Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Conhecimentos Bancários

6.295 questões encontradas

  1. Questão 361

    ID 3514837

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Conta Corrente

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Estado de Sergipe


    Com base na legislação vigente, os serviços bancários que devem ser gratuitamente fornecidos aos correntistas incluem



    substituição do cartão magnético no vencimento de sua validade.

    Alternativas da questão 3514837
  2. Questão 362

    ID 3514836

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Papel do Banco Central

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Brasil


    A Central de Risco de Crédito (CRC) é um sistema criado pelo CMN e gerido pelo BACEN que, obedecidas determinadas condições, permite a troca de informações sobre operações de crédito entre os integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Com referência à CRC, julgue os itens abaixo.



    A CRC e os diversos cadastros de inadimplentes existentes no mercado financeiro são sistemas completamente interconectados.

    Alternativas da questão 3514836
  3. Questão 363

    ID 3514835

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Competências do Bacen

    Ano: 2002 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Banco Central do Brasil


    Na atual estrutura do sistema financeiro nacional, assinale, entre os órgãos abaixo indicados, aquele ao qual foi concedido o exercício exclusivo da competência da União para a emissão de moeda.

    Alternativas da questão 3514835
  4. Questão 364

    ID 3514834

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Estado de Sergipe


    Julgue os itens a seguir, a respeito de inferências permitidas pelas informações do texto II.



    Não só a seletividade de crédito representa uma postura conservadora em operações ativas.

    Alternativas da questão 3514834
  5. Questão 365

    ID 3514833

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Conta Corrente

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Brasil


    Uma pessoa física foi abrir uma conta-corrente em uma instituição bancária. No ato de abertura da conta, demandou que certas informações fossem prestadas pelo banco e que essas informações estivessem previstas em cláusulas explicativas na ficha-proposta, que é o contrato de abertura da conta, celebrado entre o banco e a pessoa física. Em face dessa situação, é dever do banco informar ao cliente



    o saldo médio mínimo exigido para a manutenção da conta.

    Alternativas da questão 3514833
  6. Questão 366

    ID 3514831

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Competências do Bacen

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Paraná Previdência


    Na atualidade, a expressão dinheiro de plástico tornou-se usual para se referir às transações realizadas por intermédio de cartões de crédito. Esses cartões são fornecidos por organizações denominadas administradoras de cartões de crédito. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.



    O BACEN autoriza e fiscaliza todas as empresas administradoras de cartão de crédito.

    Alternativas da questão 3514831
  7. Questão 367

    ID 3514830

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Compensação

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Estado de Sergipe


    Com base na legislação vigente, os serviços bancários que devem ser gratuitamente fornecidos aos correntistas incluem



    devolução de cheques pelo Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis, mesmo se por motivo de insuficiência de fundos.

    Alternativas da questão 3514830
  8. Questão 368

    ID 3514827

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Mercado de Opções

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Brasil


    O investidor de uma opção de compra procura auferir um ganho com uma eventual alta no preço do ativo-objeto. Seu risco é limitado à perda do prêmio pago, caso não seja de seu interesse exercer o direito de opção. Nesse contexto, suponha que uma determinada ação, em certa data, esteja cotada no mercado por R\$ 2,50, que a opção de compra dessa ação possa ser adquirida por um prêmio de R\$ 0,25 por ação e que a unidade de negociação de mercado (lote-padrão) seja definida como 50.000 ações. Com base nesses dados e supondo, ainda, que o investidor tenha adquirido um lote-padrão de ações, julgue os itens subseqüentes.



    Se a ação atingir a cotação de R\$ 2,20 no mês seguinte, o investidor terá sua perda limitada ao prêmio pago, que foi de R\$ 15.000,00.

    Alternativas da questão 3514827
  9. Questão 369

    ID 3514826

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Bancos Comerciais

    Ano: 2002 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Banco Central do Brasil


    Com relação às funções, objetivos e regulamentação dos Bancos Comerciais e dos Bancos de Investimento, avalie as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida, assinale a opção que contém a seqüência correta de avaliações:

    ( ) Os bancos comerciais recebem depósitos a vista e atuam na concessão de empréstimos de curto e médio prazos.

    ( ) Os bancos de investimento atuam na estruturação de operações no mercado de capitais e na concessão de empréstimos e financiamentos de médio e longo prazos.

    ( ) Ambas as instituições, bancos comerciais e bancos de investimento podem captar recursos por meio de depósitos a prazo.

    ( ) Os bancos comercias não podem captar recursos por meio da emissão de debêntures, porém os bancos de investimento podem captar recursos por meio da emissão de debêntures próprias.

    Alternativas da questão 3514826
  10. Questão 370

    ID 3514825

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Organização do SPB

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Estado de Sergipe


    A partir das idéias do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos à legislação e ao SPB.



    As câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação responsáveis por um ou mais ambientes sistemicamente importantes deverão, obedecendo à regulamentação do BACEN, separar patrimônio especial, formado por bens e direitos necessários a garantir exclusivamente o cumprimento das obrigações existentes em cada um dos sistemas em que estiverem operando. Os bens e direitos integrantes do patrimônio especial, bem como seus frutos e rendimentos, não se comunicarão com o patrimônio geral ou outros patrimônios especiais da mesma câmara ou do mesmo prestador de serviços de compensação e de liquidação, e não poderão ser utilizados para realizar ou garantir o cumprimento de qualquer obrigação assumida pela câmara ou pelo prestador de serviços de compensação e de liquidação em sistema estranho àquele ao qual se vinculam.

    Alternativas da questão 3514825
  11. Questão 371

    ID 3514824

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Competências do Bacen

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Senado Federal


    Reorganização dos bancos estaduais

    A despeito das restrições instituídas pela lei penal e por normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (BACEN), as instituições financeiras do setor público dos estados representam fonte histórica de vulnerabilidade das finanças públicas, em razão da ausência de controle sobre as operações empreendidas com seus respectivos controladores. Como parte integrante do programa mais amplo de ajuste fiscal e patrimonial dos estados, o governo federal criou o Programa de Incentivo à Redução do Setor Público Estadual na Atividade Bancária (PROES).

    Tomando como critério o volume dos depósitos captados — à vista, a prazo, de poupança e sob outras modalidades —, a participação de bancos controlados por estados no total do sistema financeiro terá sido reduzida, com a conclusão do processo de reestruturação iniciado em agosto de 1996, com a criação do PROES, de 20% para 6,5%. O número de instituições financeiras estaduais terá declinado de 35 para 11, com a privatização, a transformação em agências de fomento — instituições que não podem captar depósitos, mas apenas repassar fundos — e o encerramento de atividades daquelas instituições que não contemplem os requerimentos para permanecer no sistema. Das 11 instituições que vão permanecer, seis obtiveram auxílio financeiro do governo federal para saneamento, e as cinco restantes, ou não solicitaram a assistência do BACEN, ou não apresentaram garantias de que aportariam 50% dos recursos necessários para capitalização, como requerido da opção pelo saneamento da instituição. Em todos os casos, as instituições remanescentes passam a cumprir critérios mais rígidos de gestão, sob pena de os empréstimos vencerem antecipadamente. Sob o ponto de vista da fiscalização do BACEN, tais instituições passam a ser tratadas com os mesmos critérios de prudência aplicáveis às instituições privadas.

    Ministério da Fazenda. Programa de Estabilidade Fiscal. (com adaptações).

    Considerando o texto acima e de acordo com a legislação vigente relativa ao PROES, julgue os itens a seguir.



    No processo de redução da participação do setor público estadual na atividade financeira bancária, é vedado à União autorizar as instituições financeiras federais a assumirem os passivos detidos junto ao público pelas instituições financeiras estaduais.

    Alternativas da questão 3514824
  12. Questão 372

    ID 3514822

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN)

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Brasil


    1 ---------------Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo

    ------Tribunal Federal (STF) concedeu habeas corpus a

    ------Abrahão Zarzur, ex-diretor-presidente do Banco

    4 ---Mercantil de Descontos (BMD). O executivo era réu em

    ------uma ação penal movida pelo Ministério Público Federal

    ------(MPF) em São Paulo a partir de uma autuação do

    7 ---BACEN, que apurou irregularidades no balanço da

    ------instituição financeira em 1994. O julgamento de 12 de

    ------março, cujo acórdão ainda não foi publicado, abre um

    10 --importante precedente sobre o trancamento de uma ação

    ------penal após um órgão administrativo — BACEN —

    ------concluir que não houve irregularidades e extinguir o

    13 --processo administrativo que originou a ação penal.

    -----------------De acordo com o exposto pelo advogado de

    ------Zarzur no pedido de habeas corpus, o seu cliente estaria

    16 --na iminência de ser submetido ao constrangimento do

    ------processo criminal em virtude de comportamento

    ------reconhecido pacificamente como lícito pelo BACEN,

    19 --cuja decisão foi confirmada pelo Conselho de Recursos

    ------do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN). Para o

    ------advogado, se a independência entre as instâncias penal

    22 --e administrativa for interpretada restritivamente, acaba

    ------por subordinar-se o julgador à autoridade administrativa,

    ------não nas suas decisões finais e bem discutidas, mas nos

    25 --erros que comete.

    ------

    Valor Econômico, 18/3/2002, ano 3, n.º 468 (com adaptações).

    ------

    Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.



    O presidente e o vice-presidente do CRSFN são, respectivamente, o ministro da Fazenda e o presidente do BACEN.

    Alternativas da questão 3514822
  13. Questão 373

    ID 3514819

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC)

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Paraná Previdência


    Acerca da CETIP, julgue os itens que se seguem.



    São chamados depositário o membro do mercado e o cliente 2, autorizados pelo Banco Central do Brasil, depositários de títulos ou de outros instrumentos financeiros cujos registros sejam admitidos pela CETIP.

    Alternativas da questão 3514819
  14. Questão 374

    ID 3514817

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Mercado de Opções

    Ano: 2002 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social


    Uma pessoa adquire uma opção de venda de um lote de 100.000 (cem mil) ações da Cia. XYZ ao preço de exercí- cio de R\$ 10,00, pagando um prêmio de R\$ 1,00 por ação. Considerando-se que na data do exercício, o preço da ação no mercado à vista era de R\$ 8,00, pode-se afirmar que

    Alternativas da questão 3514817
  15. Questão 375

    ID 3514816

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Sociedades de Crédito Imobiliário

    Ano: 2002 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Banco Central do Brasil


    As normas e procedimentos, bem como as demonstrações financeiras padronizadas previstas no COSIF, são de uso obrigatório para as seguintes entidades, exceto:

    Alternativas da questão 3514816
  16. Questão 376

    ID 3514815

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Mercado de Opções

    Ano: 2002 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social


    Para um especulador, uma das principais vantagens de atuar no mercado de opções de compra de ações, em comparação com o mercado da própria ação-objeto dessa opção, reside no fato de que o mercado de opções de compra:

    Alternativas da questão 3514815
  17. Questão 377

    ID 3514814

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Organização do SPB

    Ano: 2002 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social


    Com relação ao Novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, pode-se dizer que

    Alternativas da questão 3514814
  18. Questão 378

    ID 3514813

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Requisitos Essenciais

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Banco do Estado de Sergipe


    O cheque é um dos documentos bancários mais populares no Brasil. Um indicador econômico comumente utilizado é o percentual de cheques devolvidos. O entendimento das razões da devolução de um cheque é relevante para o profissional que atua na área, sendo classificado por norma do BACEN, que identifica mediante codificação numérica os motivos da devolução. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.



    O cheque devolvido, por erro formal de preenchimento, na primeira apresentação receberá o código 31; se reapresentado e novamente devolvido pela mesma razão, receberá o código 41.

    Alternativas da questão 3514813
  19. Questão 379

    ID 3514812

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: CDB

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Paraná Previdência


    O mercado de renda fixa é responsável por parte significativa da movimentação nos mercados financeiros. A esse respeito, julgue os itens a seguir.



    Os certificados de depósito bancário (CDB), que são aplicações de renda fixa, embora sejam transferíveis, não podem ser automaticamente prorrogados, mas somente renovados de comum acordo, mediante nova contratação.

    Alternativas da questão 3514812
  20. Questão 380

    ID 3514811

    Disciplina: Conhecimentos Bancários

    Assunto: Mercado a Termo

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Senado Federal


    O mercado de ações é parte importante do Sistema Financeiro Nacional. Acerca desse mercado, julgue os itens que se seguem.



    O mercado a termo de ações representa um aperfeiçoamento do mercado futuro, permitindo a ambos os participantes de uma transação reverter sua posição, antes da data do vencimento.

    Alternativas da questão 3514811
Pular para o conteúdo principal