Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Administração Pública

14.955 questões encontradas

  1. Questão 661

    ID 3429938

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Ética na Governança Pública

    Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Câmara Municipal Dionísio Cerqueira


    A governança pública, ao integrar os princípios da integridade e da ética no setor público, não apenas promove a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade, como também fortalece os mecanismos de prevenção e responsabilização por desvios de conduta. Sobre governança, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3429938
  2. Questão 662

    ID 3429937

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Decreto nº 1.171/1994 - Código de Ética do Servidor Público Federal

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Sul


    Roberto é servidor público civil federal e, por tal razão, está submetido ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994). Considerando as disposições que lhe são aplicáveis, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3429937
  3. Questão 663

    ID 3429910

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Compliance

    Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Palma Sola


    No âmbito do serviço público, compliance, integridade e ética são pilares notórios para uma gestão eficiente. Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre esses conceitos.

    Alternativas da questão 3429910
  4. Questão 664

    ID 3429892

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Conceitos Éticos - Teorias

    Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Câmara Palmeira dos Índios


    No exercício das atividades de apoio institucional, a atuação do servidor público deve refletir coerência entre conduta pessoal, padrões éticos e normas que orientam o funcionamento da Administração Pública.

    Considerando essas premissas, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas da questão 3429892
  5. Questão 665

    ID 3429886

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Ética da Convicção e Ética da Responsabilidade

    Ano: 2026 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 12ª Região


    A ética na Administração Pública constitui dimensão relevante da atuação estatal, relacionando‑se com padrões de conduta, de responsabilidade funcional e de conformidade com valores institucionais no exercício das atribuições públicas. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.



    A responsabilidade ética pressupõe, no âmbito da função pública, margem de autodeterminação compatível com a responsabilidade pelo ato e pela capacidade de assumir as consequências da conduta adotada.

    Alternativas da questão 3429886
  6. Questão 666

    ID 3429875

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Cultura da Transparência

    Ano: 2026 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região


    A ética na Administração Pública constitui tema relacionado à conduta funcional dos agentes estatais e à conformidade de seus atos com o regime jurídico‑administrativo. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.



    A transparência na atuação administrativa, ao viabilizar controle social e institucional a respeito dos atos praticados, integra parâmetro relevante para a aferição da legitimidade ética das decisões estatais.

    Alternativas da questão 3429875
  7. Questão 667

    ID 3429568

    Disciplina: Administração Pública

    Assuntos: Relações entre Políticas Públicas, Democracia, Participação Social, Governança, Descentralização e Gestão Local

    Ano: 2004 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo


    Algumas estratégias fundamentam o exercício de gestão das políticas públicas. Assinale a alternativa que melhor reúne esse conjunto de estratégias.

    Alternativas da questão 3429568
  8. Questão 668

    ID 3429430

    Disciplina: Administração Pública

    Assuntos: Eficiência, Eficácia e Efetividade

    Ano: 2004 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo


    No plano da avaliação de programas ou políticas sociais, o que distingue a eficácia da eficiência é

    Alternativas da questão 3429430
  9. Questão 669

    ID 3429285

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Administração Patrimonialista

    Ano: 2005 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal


    Ainda tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos concernentes ao tema por ele abordado, presentes no processo histórico brasileiro, julgue os itens seguintes.



    Categoria conceitual cara a Raimundo Faoro para a interpretação que faz do Brasil, especialmente em sua obra Os Donos do Poder, patrimonialismo define-se, objetivamente, pela frontal distinção entre poder estatal e poder privado, de modo que suas esferas de atuação estejam sempre bem delineadas.

    Alternativas da questão 3429285
  10. Questão 670

    ID 3428927

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Objetivos Globais do PDRAE

    Ano: 2007 Banca: NCE - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ Órgão: Centrais Elétricas Brasileiras


    Luiz Carlos Bresser Pereira, ao analisar a lógica dos processos de redução do tamanho do Estado, da diminuição de sua interferência nas atividades econômicas, de aumento de sua capacidade fiscal e administrativa, e do aumento do poder político democrático de seus governantes, identifica, respectivamente, quatro componentes básicos da reforma do Estado:

    Alternativas da questão 3428927
  11. Questão 671

    ID 3428851

    Disciplina: Administração Pública

    Assuntos: Articulação, Intersetorialidade e Fragmentação das Ações Governamentais

    Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Vitória


    Com relação à aplicação das políticas públicas da cultura, julgue os itens subseqüentes.



    Uma das maneiras de se garantir o fortalecimento das culturas locais é a proposta de integração de políticas públicas da cultura com outros setores do desenvolvimento social, como o meio ambiente e a educação, por meio de parcerias com universidades.

    Alternativas da questão 3428851
  12. Questão 672

    ID 3428675

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Ética da Convicção e Ética da Responsabilidade

    Ano: 2008 Banca: UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Órgão: Fundação do Meio Ambiente


    Conforme Robert Henry Srour, em Ética Empresarial: posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais (2000), para Max Weber (1864-1920) há pelo menos duas teorias éticas: a ética da convicção e a ética da responsabilidade.

    Assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3428675
  13. Questão 673

    ID 3428436

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Modelo Incremental (Lindblom)

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Defensoria Pública do Estado de São Paulo


    Considere as proposições abaixo.

    I. A capacidade de adoção de novas medidas é constrangida pelos resultados das decisões passadas.

    II. Em cada ciclo decisório são consideradas como opções políticas apenas as alternativas que não diferem significativamente das políticas existentes.

    III. O pluralismo do processo decisório é garantido pelas estratégias de negociação e de ajuste mútuo entre os atores envolvidos.

    O modelo de análise de políticas públicas que corresponde à essas três afirmativas é:

    Alternativas da questão 3428436
  14. Questão 674

    ID 3428242

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Modelo Incremental (Lindblom)

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Companhia do Metropolitano de São Paulo


    Analise:

    I. Os recursos governamentais para um programa, órgão ou uma dada política pública não partem do zero e, sim, de decisões marginais que desconsideram mudanças políticas ou mudanças substantivas nos programas públicos.

    II. A política pública parte, cumulativamente, de decisões periféricas e fortuitas.

    III. Mais do que a identificação das etapas de um processo decisório, é necessário levar em consideração os diversos constrangimentos existentes que impedem mudanças substanciais nas políticas públicas de curto prazo e, também, o aprendizado em torno de uma política ao longo dos anos (policy change).

    As proposições acima delineadas são características do modelo de análise de políticas públicas denominado

    Alternativas da questão 3428242
  15. Questão 675

    ID 3428187

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Políticas Distributivas

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasil de Comunicação


    Acerca de políticas distributivas, julgue os itens subsequentes.



    Políticas de caráter distributivo distribuem custos e não geram vantagens.

    Alternativas da questão 3428187
  16. Questão 676

    ID 3428163

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Políticas Distributivas

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasil de Comunicação


    Acerca de políticas distributivas, julgue os itens subsequentes.



    Políticas distributivas são decisões tomadas pelo governo que desconsideram a questão de recursos limitados, e, para sua implementação, é necessária uma associação público-privada.

    Alternativas da questão 3428163
  17. Questão 677

    ID 3428138

    Disciplina: Administração Pública

    Assuntos: Relações entre Políticas Públicas, Democracia, Participação Social, Governança, Descentralização e Gestão Local

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasil de Comunicação


    Considerando os novos arranjos de políticas públicas, julgue os itens subsequentes.



    A governança democrática pressupõe a centralização do processo decisório e pode ser evidenciada nos conselhos de políticas públicas, que são canais institucionalizados de concentração de poder decisório nas mãos dos dirigentes eleitos.

    Alternativas da questão 3428138
  18. Questão 678

    ID 3428116

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Políticas Regulatórias

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasil de Comunicação


    Julgue os itens seguintes, relativos a políticas regulatórias.



    Políticas regulatórias trabalham com ordens e proibições, decretos e portarias.

    Alternativas da questão 3428116
  19. Questão 679

    ID 3428075

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Políticas Distributivas

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasil de Comunicação


    Acerca de políticas distributivas, julgue os itens subsequentes.



    Políticas distributivas geram impactos mais particulares do que universais, ao privilegiarem certos grupos sociais ou regiões, em detrimento do todo.

    Alternativas da questão 3428075
  20. Questão 680

    ID 3427988

    Disciplina: Administração Pública

    Assunto: Conceito de Políticas Públicas

    Ano: 2012 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Paranaguá


    Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de política pública:

    Alternativas da questão 3427988
Pular para o conteúdo principal