Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Administração Financeira e Orçamentária (Afo)

29.778 questões encontradas

  1. Questão 601

    ID 3505164

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Equilíbrio Orçamentário

    Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Autarquia Municipal de Trânsito de Ji-Paraná


    O Princípio Orçamentário do Equilíbrio tem evoluído ao longo dos anos. Qualquer estudo que se realize sobre o equilíbrio orçamentário revelará que administradores podem implementar diversas ações com o objetivo de dar cobertura aos déficits. Essas ações podem ser internas ou externas. As ações consideradas internas são, EXCETO:

    Alternativas da questão 3505164
  2. Questão 602

    ID 3505158

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Unidade de Tesouraria ou de Caixa

    Ano: 2020 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    Tendo em vista os princípios orçamentários, analise o texto abaixo e assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas.

    "Principio orçamentário clássico, também conhecido por _____, segundo o qual todas as receitas orçamentárias devem ser recolhidas ao _____, sem qualquer vinculação em termos de _____. Os propósitos básicos desse princípio são: oferecer flexibilidade na gestão do caixa do setor público de modo a possibilitar que os seus recursos sejam carreados para as programações que deles mais necessitem e evitar o desperdicio de recursos.´ (Portal do Senado Federal)

    Alternativas da questão 3505158
  3. Questão 603

    ID 3505157

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Operação de Crédito

    Ano: 2021 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Jundiaí


    O Município de São Tomás celebrou com uma instituição financeira um contrato de arrendamento mercantil, tendo por objeto um equipamento de limpeza urbana, com prazo total de 36 meses.

    Essa operação deve compor

    Alternativas da questão 3505157
  4. Questão 604

    ID 3505153

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Universalidade

    Ano: 2020 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Sentinela do Sul


    Considerando-se a Lei nº 4.320/1964, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

    Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus ____________, vedadas quaisquer deduções.

    Alternativas da questão 3505153
  5. Questão 605

    ID 3505151

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Conceitos Básicos do PPA

    Ano: 2020 Banca: GUALIMP - Assessoria e Consultoria Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Areal


    Complete corretamente a lacuna do trecho abaixo:

    -

    _________________constitui-se no principal instrumento de planejamento das ações do gestor público, pois além de ser o primeiro a ser implementado deverá abranger todas as metas que serão desenvolvidas em todo o mandato do governante.

    Alternativas da questão 3505151
  6. Questão 606

    ID 3505149

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Créditos Suplementares

    Ano: 2020 Banca: MSM Consultoria & Projetos Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Governador Valadares


    Enumere a coluna "Finalidade" em relação à "Espécie" no que diz respeito aos créditos adicionais do processo do planejamento orçamentário. Em seguida marque a sequência correta:

    ESPÉCIE

    1 - Suplementares.

    2 - Especiais.

    3 - Extraordinários.

    FINALIDADE

    ( ) Serve para atender despesas urgentes e imprevisíveis, como as decorrentes de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    ( ) Serve para reforçar o orçamento.

    ( ) Serve para atender a programas não contemplados no orçamento, ou seja, aqueles programas autorizados na LOA, mas com dotação orçamentária 0 (zero).

    Alternativas da questão 3505149
  7. Questão 607

    ID 3505146

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Origens das Receitas de Capital

    Ano: 2020 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Gravatá


    Analise as afirmativas a seguir:

    I. As receitas orçamentárias de capital são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. De forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital em geral não provocam efeito sobre o patrimônio líquido da entidade.

    II. A importância relativa das características qualitativas da informação contábil em cada situação é uma questão de julgamento profissional. Via de regra, a meta é alcançar o equilíbrio apropriado entre as características para satisfazer aos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

    III. A Lei de Orçamento deve compreender todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3505146
  8. Questão 608

    ID 3505143

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Espécie (3º Nível e 3º Dígito)

    Ano: 2020 Banca: GUALIMP - Assessoria e Consultoria Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu


    Em consonância com a Lei nº 4.320 de 1964, que estabelece Normas que regulam o Direito Financeiro, é CORRETO afirmar que contribuição de melhoria, é espécie de:

    Alternativas da questão 3505143
  9. Questão 609

    ID 3505139

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Orçamento de Base Zero ou por Estratégia

    Ano: 2020 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista


    Analise as afirmativas a seguir:

    I. Uma das principais desvantagens do orçamento base zero é que ele impossibilita o planejamento orçamentário para o próximo exercício.

    II. A destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas deverá, entre outros aspectos, estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3505139
  10. Questão 610

    ID 3505137

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Unidade e Totalidade

    Ano: 2020 Banca: GUALIMP - Assessoria e Consultoria Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Areal


    O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. O conceito anterior, se refere ao princípio orçamentário da:

    Alternativas da questão 3505137
  11. Questão 611

    ID 3505136

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Tipo (5º Nível e 8º Dígito)

    Ano: 2020 Banca: IDIB - Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro Órgão: Prefeitura Municipal de Xinguara


    A receita pública é codificada em 8 níveis. O oitavo nível, “tipo”, correspondente ao último dígito na natureza de receita e tem a finalidade de identificar o tipo de arrecadação a que se refere aquela natureza. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3505136
  12. Questão 612

    ID 3505134

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Créditos Especiais

    Ano: 2020 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Grupo Hospitalar Conceição


    De acordo com a Lei nº 4.320/1964, os créditos adicionais são as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei do Orçamento. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta as espécies adequadas sobre créditos adicionais.

    Alternativas da questão 3505134
  13. Questão 613

    ID 3505128

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Execução do Orçamento na Lei 4.320/64

    Ano: 2020 Banca: NEMESIS - Consultoria e Assessoria Órgão: Câmara Municipal de Conchal


    Segundo a Lei nº 4.320/64, atestar o cumprimento do plano de trabalho expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços constitui atividade inerente ao:

    Alternativas da questão 3505128
  14. Questão 614

    ID 3505126

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Conceito e Aspectos Gerais da Receita Pública

    Ano: 2020 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    Sobre os conceitos e classificações de receitas públicas, analise o texto abaixo.

    "_____é a entrada de recursos nos cofres públicos de forma definitiva. As _____ são destinadas a cobrir despesas com aspectos de continuidade, como por exemplo, as despesas de custeio da máquina pública. As _____ são destinadas a cobrir despesas que não se caracterizam pela continuidade, como investimentos, por exemplo. As receitas tributárias e as patrimoniais são consideradas _____.´

    Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

    Alternativas da questão 3505126
  15. Questão 615

    ID 3505125

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Empenho

    Ano: 2020 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Câmara Municipal de Guarujá do Sul


    No que tange às etapas do da Execução Orçamentária, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3505125
  16. Questão 616

    ID 3505123

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Restos a Pagar Processados

    Ano: 2020 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Morro Agudo


    Restos a pagar processados correspondem a despesas

    Alternativas da questão 3505123
  17. Questão 617

    ID 3505120

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Outros Princípios Gerais

    Ano: 2020 Banca: GUALIMP - Assessoria e Consultoria Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Areal


    É considerado um princípio orçamentário, EXCETO:

    Alternativas da questão 3505120
  18. Questão 618

    ID 3505119

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Conceitos Básicos da LDO

    Ano: 2020 Banca: ITAME - Instituto de Consultoria e Concursos Órgão: Câmara Municipal de Caldazinha


    A respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias é INCORRETO dizer que ela deverá dispor também sobre:

    Alternativas da questão 3505119
  19. Questão 619

    ID 3505118

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Despesa Pública na Lei 4.320/64

    Ano: 2020 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    Elaborar o Balanço da Empresa Girassol em 31/12/19 conforme as contas abaixo, para responder às questões de 45 a 49:

    Aplicações Financeiras LP: R\$ 68.000,00 / Capital Social: R\$: 400.000,00 / Clientes Nacionais: 150.000,00 / Adiantamentos a Fornecedores: R\$ 25.000,00 / IPI a Recuperar: R\$ 40.750,00 / Estoque de Produtos Acabados: R\$ 75.000,00 / Máquinas e Equipamentos: R\$ 150.000,00 / Depreciação Máquinas e Equipamentos.: R\$ 52.800,00 / Fundo de Comércio Adquirido: R\$ 92.200,00 / / ICMS a Recuperar R\$ 55.200,00 / / Fornecedores: R\$ 102.300,00 / Empréstimos realizados CP: R\$ 86.300,00 / IPI a Recolher: R\$ 37.650,00 Estoque de Matéria-Prima: R\$ 56.300,00 / ICMS a Recolher: R\$ 32.125,00 / Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD) Nacional: R\$ 15.000,00 / Salários a Pagar: R\$ 123.200,00 / Empréstimos realizados LP: R\$ 77.000,00 / Estoque Produtos em Processo: R\$ 37.500,00 / Provisões para Contingências Trabalhistas: R\$ 65.200,00 / Reserva Legal: R\$ 60.000,00 / Lucros Acumulados: R\$ 68.375,00 / Caixa: R\$ 75.000,00 / Clientes estrangeiros: R\$ 210.000,00 / Terrenos: R\$ 85.000,00.



    Com base na Lei 4.320/64, com relação à despesa, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3505118
  20. Questão 620

    ID 3505114

    Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária (AFO)

    Assunto: Créditos Adicionais na Lei 4.320/64

    Ano: 2020 Banca: IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal Órgão: Prefeitura Municipal de Santos


    De acordo com o regramento estabelecido na Lei nº 4.320/64, os créditos destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica, são considerados créditos:

    Alternativas da questão 3505114
Pular para o conteúdo principal