Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Serviço Social

44.841 questões encontradas

  1. Questão 401

    ID 3348304

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Proteção Social às Pessoas com Deficiência

    Ano: 2022 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente


    O Serviço de Acolhimento Institucional em Residências Inclusivas é voltado para o acolhimento de pessoas com deficiência em situação de dependência. Essas unidades funcionam 24 horas e recebem pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar e estão afastadas de suas famílias.

    O objetivo deste serviço é proporcionar.

    Alternativas da questão 3348304
  2. Questão 402

    ID 3348284

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Proteção Social Básica

    Ano: 2022 Banca: FAURGS - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Órgão: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul


    A Política de Assistência Social, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público descentralizado e participativo denominado ________. Nele a Terapia Ocupacional poderá compor ________.

    Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.

    Alternativas da questão 3348284
  3. Questão 403

    ID 3348142

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Proteção Social às Pessoas com Deficiência

    Ano: 2022 Banca: UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Órgão: Prefeitura Municipal de Guaratuba


    É princípio para a política de atenção integral à saúde mental da criança e do adolescente com deficiência intelectual e distúrbios globais de desenvolvimento (Brasil, 2015):

    Alternativas da questão 3348142
  4. Questão 404

    ID 3348112

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Pessoas em Situação de Rua

    Ano: 2022 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Sorocaba


    Sobre o cuidado em saúde à população de rua, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3348112
  5. Questão 405

    ID 3348102

    Disciplina: Serviço Social

    Assuntos: Serviço Social e Minorias e Segmentos (Étnicos/Raciais, Gênero, Questão Agrária e Ambiental, Habitacional, População de Rua)

    Ano: 2022 Banca: UFPE - Universidade Federal do Pernambuco Órgão: Universidade Federal de Pernambuco


    A Assistência Social é um campo de atuação histórico de Terapeutas Ocupacionais (TO) no país. Não é competência do profissional de TO

    Alternativas da questão 3348102
  6. Questão 406

    ID 3348064

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais

    Ano: 2022 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente


    Os terapeutas ocupacionais, no contexto nacional, vêm se inserindo e se vinculando às equipes e aos diferentes serviços e níveis de proteção do SUAS. O documento que descreve detalhadamente a organização das unidades e serviços por níveis de complexidade do SUAS é a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Esse documento apresenta as unidades de referência para o atendimento dos serviços e programas. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente algumas destas unidades e serviços.

    Alternativas da questão 3348064
  7. Questão 407

    ID 3347901

    Disciplina: Serviço Social

    Assuntos: Serviço Social e Minorias e Segmentos (Étnicos/Raciais, Gênero, Questão Agrária e Ambiental, Habitacional, População de Rua)

    Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Restinga Seca


    Uma das principais dificuldades relativas à dinâmica de vida das Pessoas em Situação de rua (PSR), inerente à população atendida pelo CnR (Consultório na Rua), que dificulta a integralidade do cuidado, ocorre, segundo Françoso et al. (2020), porque:

    Alternativas da questão 3347901
  8. Questão 408

    ID 3347813

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Pessoas em Situação de Rua

    Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências


    O Consultório de Rua (CNR) tem o objetivo de garantir o acesso aos cuidados em saúde para população em situação de rua. Em relação aos desafios dessa modalidade de intervenção, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

    ( ) Preconceito.

    ( ) CNR como promotor do acesso.

    ( ) Carências de Serviços.

    ( ) Aprofundamento sobre o significado de trabalho em rede.

    ( ) Contradições entre políticas públicas.

    ( ) Reconhecimento da necessidade de articular redes de saúde intersetorial.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3347813
  9. Questão 409

    ID 3347782

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Ações Coletivas

    Ano: 2022 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente


    A efetivação e desenvolvimento de empreendimentos solidários envolvem um processo de capacitação dos trabalhadores para a construção de uma nova cultura e cotidiano de trabalho, no qual se torna necessário abordar tanto os aspectos relacionados à organização e gestão do empreendimento, quanto os relacionados ao estabelecimento de novas formas de relacionamento entre os trabalhadores. Nesse processo de fomento e fortalecimento das iniciativas solidárias, destacam-se

    Alternativas da questão 3347782
  10. Questão 410

    ID 3347179

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Proteção Social Especial (Média e Alta Complexidade)

    Ano: 2023 Banca: IMPARH - Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Órgão: Prefeitura Municipal de Pedra Branca


    Com relação aos serviços e aos tipos de assistência de média complexidade na Assistência Social, em que é possível a atuação do terapeuta ocupacional, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas da questão 3347179
  11. Questão 411

    ID 3347103

    Disciplina: Serviço Social

    Assuntos: Influências Teórico-Metodológicas e Formas de Intervenção (Caso, Grupo, Comunidade)

    Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno


    De acordo com Oliver e Almeida (2007), a prática cotidiana da Reabilitação com Base na Comunidade (RBC) tem mostrado a necessidade de que se trabalhe com acompanhamentos individuais e domiciliares, bem como com a formação e o acompanhamento de grupos. Assim, pode ser necessário e possível a realização de determinados grupos, EXCETO de:

    Alternativas da questão 3347103
  12. Questão 412

    ID 3347092

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Planejamento e Elaboração de Projetos Sociais

    Ano: 2023 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco


    Para a elaboração de um PTS (Programa Terapêutico Singular) em SM, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

    ( ) Deve compreender a singularidade da pessoa e realizar parceria entre a equipe, o usuário e contexto familiar

    ( ) Para melhor plano de intervenção, elaboração de uma hipótese diagnóstica, definição de metas com duração previamente acordada, quando possível, e reavaliações constantes.

    ( ) As ações devem incluir inserção social, educação, esporte, cultura, lazer de acordo com as necessidades e possibilidades de cada usuário.

    Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

    Alternativas da questão 3347092
  13. Questão 413

    ID 3347070

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Lei nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

    Ano: 2023 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Triunfo - PB


    Julgue os itens a seguir.



    Da infância à adolescência, o mundo interior, a psique e o corpo das crianças se transformam drasticamente, o que faz deste um momento de muitas descobertas e desafios que requerem todo o cuidado e atenção aos sujeitos em desenvolvimento. Para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança tem idade inferior a 12 anos e o adolescente entre 12 e 18, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a adolescência vai dos 10 aos 19 anos.

    Alternativas da questão 3347070
  14. Questão 414

    ID 3346908

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Guararema


    A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Assistência social conta com uma extensa rede de unidades públicas, que realiza atendimentos para pessoas ou grupos de crianças, de jovens, de mulheres, idosos, pessoas com deficiência e outros. Neste contexto, o terapeuta ocupacional, facilita e promove a organização cotidiana institucional, criando e valorizando os momentos de convívio e de trocas relacionais e de afeto. Assinale a alternativa que identifica corretamente serviços ofertados nas Unidades de Acolhimento.

    Alternativas da questão 3346908
  15. Questão 415

    ID 3346636

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Redimensionamento da Profissão e Transformações Societárias

    Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências


    Barros et al. (apud Monzeli, 2022) destacam que a preocupação com as problemáticas sociais, advindas de um processo de redemocratização da sociedade brasileira, levou ao questionamento das formas tradicionais de se conceber os possíveis campos da Terapia Ocupacional, o que possibilitou a ampliação para uma compreensão e uma ideia de sujeito que se produz na relação direta com a:

    Alternativas da questão 3346636
  16. Questão 416

    ID 3346234

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

    Ano: 2024 Banca: IMAIS - Instituto Mais Órgão: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba


    Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), analise as proposições abaixo.

    I. A oferta dos serviços é regida por hierarquização e complementaridade.

    II. Os níveis de proteção social são: proteção básica e proteção especial.

    III. O modelo socioassistencial é baseado na benemerência.

    É correto o que se afirma em

    Alternativas da questão 3346234
  17. Questão 417

    ID 3346188

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)

    Ano: 2024 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Matriz de Camaragibe


    As Políticas Públicas Nacionais voltadas para as pessoas com deficiência no Brasil têm como objetivo garantir a inclusão social, o acesso aos serviços de saúde, educação e assistência, promovendo a autonomia e a participação plena dessas pessoas na sociedade. Os serviços de assistência, previstos por lei, são essenciais para garantir esses direitos e favorecer a reabilitação e integração social. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

    ( ) As políticas públicas brasileiras garantem que todas as pessoas com deficiência tenham acesso irrestrito aos serviços de reabilitação e assistência, independentemente de sua condição socioeconômica.

    ( ) O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido apenas para pessoas com deficiência que estão empregadas formalmente e contribuem para a previdência social.

    ( ) A rede de serviços de reabilitação no Brasil é organizada de forma descentralizada, permitindo o acesso a esses serviços tanto em centros especializados quanto em unidades de atenção básica à saúde.

    ( ) A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) estabelece que a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário nos serviços públicos, incluindo saúde, educação e assistência social.

    A sequência CORRETA é:

    Alternativas da questão 3346188
  18. Questão 418

    ID 3345984

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo


    A Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) caracteriza-se como uma das medidas socioeducativas em meio aberto para adolescentes autores de atos infracionais, que tem natureza jurídica prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e regulamentada pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), com a perspectiva de garantir o direito à convivência familiar e comunitária, com ênfase na responsabilização e por meio de ações socioeducativas. A PSC está na governabilidade da:

    Alternativas da questão 3345984
  19. Questão 419

    ID 3345939

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Pessoas em Situação de Rua

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Imbé


    A estratégia das equipes do Consultório na Rua (eCR) visa o atendimento integral à população em situação de rua, ampliando o acesso dessa população em condição de vulnerabilidade aos serviços de saúde. Sobre essa estratégia, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3345939
  20. Questão 420

    ID 3345851

    Disciplina: Serviço Social

    Assunto: Redes Sociais

    Ano: 2024 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Fundação Estadual de Inovação em Saúde


    Qual é o objetivo principal das atividades de tecnologia de mediação sócio-ocupacional?

    Alternativas da questão 3345851
Pular para o conteúdo principal