Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Pedagogia

Mais de 100 mil questões encontradas

  1. Questão 181

    ID 3551517

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Metodologias Ativas e Práticas Colaborativas

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Teutônia


    A Robótica Educacional traz como principal característica a formação de estudantes proativos e responsáveis diretos pelos seus processos de aprendizagem. Neste contexto, pode-se afirmar que a Robótica Educacional é uma ferramenta que contribui com metodologias de aprendizagem:

    Alternativas da questão 3551517
  2. Questão 182

    ID 3551431

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Conceito de Robótica Educacional

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Teutônia


    Na Robótica Educacional, os kits de robótica são conjuntos de construção especiais para a criação de robôs, especialmente robôs móveis autônomos, amplamente utilizados nos meios escolares. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um kit de robótica educacional.

    (__) Qfix.

    (__) Arquelin.

    (__) Squeletiks.

    (__) Lego Brainstorm.

    Alternativas da questão 3551431
  3. Questão 183

    ID 3551424

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Metodologias Ativas e Práticas Colaborativas

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Teutônia


    A crescente adoção da robótica nos meios acadêmicos é um dos sinais da revolução promovida por metodologias ativas capazes de engajar os estudantes para, de fato, tornarem-se protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. A robótica, por sinal, é uma das maiores expressões de uma importante metodologia ativa, que prega o princípio “do it yourself” ou “faça você mesmo”. Assinale a alternativa que descreve o nome desta metodologia ativa de aprendizagem.

    Alternativas da questão 3551424
  4. Questão 184

    ID 3550298

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Construtivismo (Intelectualismo)

    Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul - Spgg


    Sobre a abordagem construtivista, para Michel Agier, em “Distúrbios identitários em tempos de globalização”, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3550298
  5. Questão 185

    ID 3550262

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Transversalidade

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social


    Atualmente, a cultura e a diversidade como tema transversal ou singular das políticas vêm desafiando governos democráticos e, ao mesmo tempo, exigindo dos cidadãos a contínua articulação em redes para a efetivação de direitos coletivos. Através das redes podemos reconhecer, a grosso modo, os tipos ou níveis de solidariedade: o nível mundial; o nível do território; dos Estados; e, o nível local.

    (SANTOS, 2006.)

    A noção ampliada de cultura para sua efetividade em políticas culturais exige o acionamento e a potencialização da transversalidade como componente da cultura e das políticas culturais, sob pena de distanciar a narrativa, que reivindica o conceito ampliado, e a prática, que não consegue tornar tal discurso realidade. Sobre tal transversalidade cultural, é correto afirmar que, é:

    Alternativas da questão 3550262
  6. Questão 186

    ID 3550244

    Disciplina: Pedagogia

    Assuntos: Multiculturalismo, Diversidade e Interculturalidade

    Ano: 2023 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria da Educação do Estado do Tocantins


    A respeito da interculturalidade, analise as afirmativas a seguir.

    I. É o termo descritivo que se refere à multiplicidade de culturas existentes em um determinado espaço, sem que haja relações entre elas.

    II. É a prática de julgar a cultura do outro baseado nas suas próprias crenças, moral, leis, costumes e hábitos.

    III. É a práxis desenvolvida nas formas de relações e articulações sociais entre pessoas e grupos culturais diferentes, de modo a não supervalorizar ou erradicar as diferenças culturais.

    Está correto o que se afirma em

    Alternativas da questão 3550244
  7. Questão 187

    ID 3550232

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Participação

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social


    A gestão compartilhada e processos sociais participativos, pautados pela participação de membros dos seus variados segmentos, tende a inverter o processo caracterizado e desenvolvido de forma tradicional, onde deixa de ocorrer sob o movimento vertical passando a adotar e a valorizar a participação sob a ótica horizontal, possibilitando a participação dos seus membros, promovendo a condução do processos de forma inovadora, onde cada integrante deixa de ser um ser passivo assumindo a condição de membro ativo, participativo e transformador, seja no campo de tomada de decisões, ou dentro das práticas que permeiam todo o processo de ação.

    (DALMAS, Ângelo, 2008.)

    A gestão compartilhada e processos sociais participativos no âmbito escolar, ou no âmbito empresarial, ou cultural traz como consequência:

    Alternativas da questão 3550232
  8. Questão 188

    ID 3550113

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena

    Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Secretaria da Educação de Santa Catarina


    A Constituição Federal de 1988 reconheceu o direito dos povos indígenas a uma educação específica, bilíngue e intercultural, como parte do processo de afirmação de suas identidades e da valorização de seus conhecimentos originários. Normativas posteriores consolidaram esse princípio e definiram diretrizes para o funcionamento das escolas indígenas, para a orientação das práticas pedagógicas e dos projetos educativos e para a formação de professores indígenas no Brasil. Com base na consolidação dessas normativas, ao refletir sobre a educação indígena, analise as afirmativas a seguir:

    I.A educação escolar indígena deve ser específica, bilíngue e intercultural, garantindo o direito de cada povo de ensinar e aprender em sua própria língua, conforme seus processos culturais e modos de conhecer.

    II.A formação de professores indígenas deve articular os saberes comunitários e os conhecimentos acadêmicos, promovendo o diálogo entre diferentes formas de ensinar e aprender, de modo a assegurar a qualidade e a coerência dos processos formativos.

    III.A organização das escolas indígenas deve respeitar a estrutura administrativa e curricular das escolas urbanas, sem considerar a autonomia comunitária ou o calendário cultural de cada povo.

    IV.A interculturalidade na educação indígena visa reafirmar as identidades étnicas e valorizar as línguas e ciências dos povos indígenas, promovendo o diálogo com os conhecimentos da sociedade nacional e o acesso às informações que ela valoriza.

    V.A docência indígena é compreendida como prática social, política e comunitária, que envolve o compromisso com a memória, a língua e a continuidade das tradições de cada povo.

    É correto o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3550113
  9. Questão 189

    ID 3550008

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Educação Intercultural e Cotidiano Escolar

    Ano: 2025 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Universidade Estadual de Feira de Santana


    A educação ocorre em um contexto cultural, influenciando e sendo influenciada pelas diversas identidades e tradições presentes na sociedade. A abordagem intercultural busca valorizar essa diversidade, promovendo um ensino mais inclusivo e adequado à realidade dos estudantes. Considerando essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:

    I.A educação intercultural promove o reconhecimento e o respeito às diferentes culturas dentro do ambiente escolar, incentivando o diálogo e a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes origens.

    II.A valorização da diversidade cultural na escola contribui para a formação de cidadãos mais preparados para interagir em sociedades multiculturais, desenvolvendo habilidades de empatia e comunicação intercultural.

    III.A educação intercultural se baseia na assimilação cultural dos alunos, garantindo que adotem um conjunto homogêneo de valores e práticas escolares, evitando conflitos culturais dentro da escola.

    Está correto o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3550008
  10. Questão 190

    ID 3549993

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Educação Quilombola e Indígena

    Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Secretaria da Educação de Santa Catarina


    "A reciprocidade é fundamental na cosmologia indígena Kaingang, ela aponta para a interrelação e interdependência entre todos os sujeitos do cosmos e do âmbito espiritual simbólico. Ela propicia e fundamenta trocas e comunicação, compromissos e cuidados mútuos, cooperação e intercâmbios de saberes e conhecimentos entre os diversos seres do cosmos. Assim, pensar a cosmologia e a educação, a partir desse princípio e contexto, vai fazer com que nós possamos pensar a escola que queremos e a sociedade que queremos para gerações futuras das sociedades.

    Se antes a escola era um espaço que trazia o conhecimento para os indígenas e tínhamos que aceitar, hoje os indígenas querem compartilhar seus conhecimentos. (...) Eles querem construir essas relações de respeito entre os conhecimentos promovendo o diálogo intercultural.

    Os indígenas não ensinam ninguém, eles aprendem, aí o outro também aprende. Então essa ideia de ir à escola para aprender é porque lá tem alguém que ensina. Mas nessa relação de quem ensina, existe a negação do aprender, porque um ensina e outro aprende. Não existe a construção intercultural. Na interculturalidade nós trocamos ideias e construímos o que é melhor para nossa sociedade. Então, me parece que tem um abismo entre os indígenas e os não indígenas porque não tem essa compreensão da prática intercultural vivencial."

    (Ferreira Kaingang, 2024, p. 836, 844, 847-848.)

    "O que são os conhecimentos para os coletivos Kaingang? Como se produz conhecimentos a partir da relação que se faz com esses seres que o mundo eurorreferenciado não considera humanos e são fundamentais para produção do conhecimento para eles?

    O professor D. Cardoso [...] é enfático em afirmar constantemente: 'Eu aprendi com o rio, aprendi com a corrente de água; ela me ensina quando está acordada. A água acorda, ela dorme, tem fluxo, ela traz o movimento, o tempo, uma série de conhecimentos, ela pode ser remédio!'.

    O sistema Kaingang é muito mais aberto ao outro, à alteridade radical, aos seres extra-humanos. Constitui-se como um mundo em que se percebe e se produz a partir de constantes e intensas relações entre os existentes do cosmos. Estamos diante, pois, de uma sócio-cosmo-ontologia instável, em contínua transformação e de criação de seus corpos e de suas pessoas."

    (Baptista da Silva, 2022, p. 10.)

    Com base nos trechos selecionados dos textos de Bruno Ferreira Kaingang e Sergio Baptista da Silva, que discutem a cosmologia, a educação e a alteridade no contexto Kaingang, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

    (__)O conhecimento Kaingang é relacional e se produz nas interações entre humanos e extra-humanos, em um sistema aberto à alteridade e em contínua transformação.

    (__)A reciprocidade é princípio central da cosmologia e da educação Kaingang, pois expressa interdependência, trocas e compromissos entre todos os seres do cosmos.

    (__)A escola, segundo Ferreira Kaingang, deve manter a lógica unidirecional do ensino, na qual o professor é o portador do saber e o aluno o receptor do conhecimento.

    (__)A educação intercultural proposta pelos autores se baseia na troca e na construção conjunta de saberes, em que aprender é um processo mútuo e não hierárquico.

    (__)Para os Kaingang, o conhecimento é prática vivencial e relacional, vinculada à cosmologia e às experiências de reciprocidade com o mundo natural e espiritual.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    Alternativas da questão 3549993
  11. Questão 191

    ID 3549984

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Dimensão Político-social

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional


    Leia o trecho a seguir.

    Seres humanos se formam em mundos simbólicos e linguísticos variados. Os diferentes modos de conhecimento e as variadas formas de se relacionar com o mundo e com a Terra não podem ser medidos pelos avanços na ciência e na tecnologia modernas. (...) Precisaremos entender o poder transformativo da heterogeneidade em vez de regredir para um certo Volk [povo] e continuar a depender da empatia e da sensibilidade como formas de resolução de tensões no interior de agrupamentos cada vez mais isolados.

    HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

    O trecho acima enfatiza a diversidade de culturas humanas e chama atenção para o fato de que há modos distintos de considerá-la.

    Ele aponta para os riscos de tomar a diversidade como

    Alternativas da questão 3549984
  12. Questão 192

    ID 3549945

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Educação Intercultural e Cotidiano Escolar

    Ano: 2025 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Universidade Estadual de Feira de Santana


    Os museus desempenham um papel essencial na educação intercultural, assim, a abordagem museológica deve ser constantemente revisitada para evitar visões unilaterais e garantir representatividade. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

    I. A educação intercultural nos museus busca promover a compreensão e o respeito entre diferentes grupos sociais, ampliando a valorização das múltiplas formas de expressão cultural.

    II. Os museus devem manter uma abordagem fixa e imparcial sobre os acervos expostos, pois qualquer tentativa de contextualização cultural pode comprometer a neutralidade histórica das coleções.

    III. A antropologia contribui para a educação intercultural ao fornecer metodologias para interpretar e apresentar culturas diversas de forma dinâmica e acessível, favorecendo a participação ativa dos públicos.

    Está correto o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3549945
  13. Questão 193

    ID 3549155

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Cooperação Acadêmica

    Ano: 2015 Banca: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Órgão: Universidade Federal do Rio de Janeiro


    Sobre o “Grupo Montevidéu”, como é conhecida
    a Associação de Universidades Grupo Montevidéu
    (AUGM), fundada em 1991, pode-se afirmar
    que reúne:
    Alternativas da questão 3549155
  14. Questão 194

    ID 3549126

    Disciplina: Pedagogia

    Assuntos: Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão

    Ano: 2015 Banca: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Órgão: Universidade Federal do Rio de Janeiro


    O Programa de Estudantes Convênio de Graduação,
    PEC-G, é uma iniciativa conjunta dos
    Ministérios das Relações Exteriores e da Educação
    que visa a dar formação de nível superior a
    estudantes de países com os quais o Brasil tenha
    acordos educacionais e culturais. Tal programa
    destina-se a alunos provenientes:
    Alternativas da questão 3549126
  15. Questão 195

    ID 3548558

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Plataformas Digitais

    Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Julgue os itens a seguir acerca de ambientes virtuais educacionais.



    Em um sítio educacional, no qual se espera que o leitor siga determinada ordem, é indicado o uso de uma estrutura de navegação linear.

    Alternativas da questão 3548558
  16. Questão 196

    ID 3548545

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Plataformas Digitais

    Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Julgue os itens a seguir acerca de ambientes virtuais educacionais.



    Em ambientes virtuais educacionais, exige-se que o usuário saiba interagir com o ambiente tecnológico e, por isso, o designer não deve se preocupar com a usabilidade do ambiente.

    Alternativas da questão 3548545
  17. Questão 197

    ID 3548150

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Plataformas Digitais

    Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Julgue os itens a seguir acerca de ambientes virtuais educacionais.



    A utilização de breadcrumbs em ambientes virtuais educacionais pode auxiliar na localização e na navegação dos usuários no ambiente.

    Alternativas da questão 3548150
  18. Questão 198

    ID 3548107

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Recursos Didáticos

    Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Julgue os próximos itens quanto aos materiais educacionais.



    O projeto de um livro educacional deve ser concebido com páginas duplas e não com páginas individuais.

    Alternativas da questão 3548107
  19. Questão 199

    ID 3548097

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Plataformas Digitais

    Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Julgue os itens a seguir acerca de ambientes virtuais educacionais.



    Sumários que apresentam as divisões e seções do ambiente são relevantes em ambientes virtuais.

    Alternativas da questão 3548097
  20. Questão 200

    ID 3548056

    Disciplina: Pedagogia

    Assunto: Recursos Didáticos

    Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Julgue os próximos itens quanto aos materiais educacionais.



    Um número de dobras mal planejado em um folder educacional pode prejudicar a interação do usuário com o impresso, assim como o entendimento do texto.

    Alternativas da questão 3548056
Pular para o conteúdo principal