Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Nutrição

50.038 questões encontradas

  1. Questão 561

    ID 3256784

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2024 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Mutum


    A amamentação depende de diversos fatores anatômicos e fisiológicos que influenciam diretamente seu êxito. Dentre estes fatores, destaca-se o hormônio ocitocina, responsável por desempenhar um papel fundamental em etapas chave da amamentação. As etapas na qual a ocitocina está diretamente relacionada a este processo são:

    Alternativas da questão 3256784
  2. Questão 562

    ID 3256604

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fumssar - Santa Rosa


    A respeito do aleitamento materno e da fisiologia da lactação, analise as assertivas abaixo:

    I. Em relação à sua composição, o leite materno é dividido em 3 fases: colostro, leite de transição e leite maduro.

    II. Na lactogênse II, conhecida como apojadura, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo e do aporte de glicose e água na mama, independentemente de haver o estímulo da sucção.

    III. Dentro do próprio leite existe uma proteína chamada FIL (Fator inibidor da lactação), que inibe a produção de leite quando a mama está muito cheia.

    Quais estão corretas?

    Alternativas da questão 3256604
  3. Questão 563

    ID 3256453

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp Órgão: Universidade Estadual de Campinas


    Lucas, recém-nascido de 15 dias, é trazido pela mãe à consulta com queixa de dificuldade para mamar. A mãe relata dor intensa nos mamilos e sensação de que o bebê “não esvazia a mama”. Durante a observação da mamada, a fonoaudióloga percebe que Lucas apresenta vedamento labial incompleto, movimentação excessiva de bochechas para compensar a sucção e escape frequente de leite pelo canto da boca. Nota-se que o bebê está posicionado parcialmente de lado, com a cabeça rodada em relação ao corpo e afastado do tronco materno.

    Considerando os achados clínicos e as recomendações sobre motricidade orofacial na amamentação, qual deve ser a orientação prioritária à mãe para favorecer sucção eficiente e prevenir desconforto materno?

    Alternativas da questão 3256453
  4. Questão 564

    ID 3255696

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF/eMulti)

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Estação


    Sobre as ações prioritárias das equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti), assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

    ( ) Apenas atendimento em grupo.

    ( ) Apoio matricial.

    ( ) Atendimento focado no núcleo profissional.

    ( ) Ações de saúde à distância.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3255696
  5. Questão 565

    ID 3255544

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Grupo Hospitalar Conceição


    O fonoaudiólogo auxilia no processo da amamentação exclusiva e transição alimentar saudável. Quando a criança é alimentada somente com leite materno ou leite humano proveniente de um banco de leite, sem ingerir outros tipos de líquidos ou sólidos, exceto nos casos de medicações, caracteriza-se como aleitamento materno

    Alternativas da questão 3255544
  6. Questão 566

    ID 3255434

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Boa Vista


    No que se refere ao processo de amamentação de recém-nascidos que permanecem por longos períodos em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3255434
  7. Questão 567

    ID 3255346

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Imbé


    De acordo com as Telecondutas em Aleitamento Materno (2020), assinale a alternativa que apresenta uma característica do colostro.

    Alternativas da questão 3255346
  8. Questão 568

    ID 3255328

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Terapia Nutricional Parenteral

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Exame Nacional de Residência


    A desnutrição é um predisponente para o aumento das taxas de morbidade e mortalidade, ocasionando o aumento do tempo de internação e a possibilidade de maiores complicações. A escolha da dietoterapia a ser fornecida ao paciente deve estar de acordo com suas condições clínicas.

    Entende-se por suporte nutricional parenteral, a dieta que

    Alternativas da questão 3255328
  9. Questão 569

    ID 3255205

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Avaliação Nutricional Infantil

    Ano: 2025 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Sinop


    Para avaliar se o bebê está recebendo a nutrição necessária, é importante observar alguns sinais que indicam a ingestão adequada de leite. Assim, pode-se considerar que o bebê está consumindo uma quantidade suficiente de leite se:

    Alternativas da questão 3255205
  10. Questão 570

    ID 3255197

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Sinop


    O leite materno é um alimento versátil, cuja composição se modifica durante a mamada para suprir as necessidades do bebê. Assim, pode-se afirmar que:

    Alternativas da questão 3255197
  11. Questão 571

    ID 3255165

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Tangará da Serra


    A importância do aleitamento materno tem sido documentada em diversas publicações. No entanto, há situações que colocam em risco a prática da amamentação. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3255165
  12. Questão 572

    ID 3255132

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta


    Entre as situações que podem prejudicar a amamentação está o ingurgitamento mamário. Segundo Giugliani (2004), são fatores de risco para essa condição, EXCETO:

    Alternativas da questão 3255132
  13. Questão 573

    ID 3254880

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de João Ramalho


    A cada ano aumentam as pesquisas sobre a amamentação devido à crescente evidência da sua importância, sendo considerada como promotora de saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta, além de prevenir mortes infantis. Sobre a amamentação, analise as afirmativas a seguir.

    I. O aleitamento materno é recomendado nos primeiros 6 meses de vida da criança de forma exclusiva e deve ser mantido até os 2 anos de idade, ou mais, de forma complementar. Nesse contexto, uma das estratégias de avaliação do cuidado à infância no Brasil é o monitoramento da prevalência de aleitamento materno, devido ao seu papel na redução da morbimortalidade infantil.

    II. A amamentação promove o desenvolvimento craniofacial do bebê pelos movimentos adequados da musculatura orofacial. Os receptores táteis dos lábios do bebê detectam o mamilo, os músculos mastigatórios se contraem em torno do complexo aréola-mamilar, caracterizando um selamento hermético. Quando ocorre a movimentação mandibular, a sucção é exercida por aumento da pressão intraoral, que se torna positiva. Na sucção, a língua apresenta ondulações rítmicas em sua superfície, do sentido posterior para o anterior, formando um ciclo de sucção, respiração e deglutição.

    III. A fonoaudiologia atua em todos os níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. A atuação do fonoaudiólogo relacionada à amamentação abrange orientações para as mães, identificação de hábitos orais inadequados do bebê e terapia fonoaudiológica. A atuação no atendimento do recém-nascido tem o papel de avaliar e incentivar o aleitamento materno visando ao desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios e favorecendo a relação mãe-filho.

    Está correto o que se afirma em

    Alternativas da questão 3254880
  14. Questão 574

    ID 3254842

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp Órgão: Universidade Estadual de Campinas


    De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, qual das seguintes afirmativas está mais correta em relação às orientações de posição e pega na amamentação?

    Alternativas da questão 3254842
  15. Questão 575

    ID 3254797

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Exame Nacional de Residência


    Segundo a padronização das consistências da American Diet Association (ADA), podemos considerar como alimento semissólido aquele que apresenta as seguintes características:

    Alternativas da questão 3254797
  16. Questão 576

    ID 3254704

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências


    A composição do leite materno se modifica ao longo do tempo de acordo com as necessidades do recém-nascido, sendo dividido em 4 fases, conforme descrito pelo documento “Telecondutas” (UFRGS, 2020). Assinale a alternativa que apresenta a descrição de uma dessas fases:

    Alternativas da questão 3254704
  17. Questão 577

    ID 3254418

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF/eMulti)

    Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Gravataí


    Sobre as tipologias de equipes ou serviços às quais as eMulti deverão ser vinculadas, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

    ( ) Equipe de Saúde da Família (eSF).

    ( ) Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR).

    ( ) Equipe de Consultório na Rua (eCR).

    ( ) Equipe de Atenção Primária (eAP).

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3254418
  18. Questão 578

    ID 3254352

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves


    Quanto ao termo colostro, pertencente à terminologia utilizada na temática do aleitamento, analise as assertivas abaixo:

    I. É um leite rico em proteínas e com baixo teor de gorduras.

    II. É produzido em pequena quantidade nos primeiros dias após o parto.

    III. Pode apresentar coloração mais clara e ter aspecto mais ralo.

    IV. Caracteriza-se por alto teor de lactose e baixo teor de fatores imunológicos, sendo principalmente uma fonte energética.

    Quais estão corretas?

    Alternativas da questão 3254352
  19. Questão 579

    ID 3254280

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF/eMulti)

    Ano: 2026 Banca: UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Veneza


    A atuação do Fonoaudiólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)), atualmente integrado às equipes multiprofissionais (e-Multi), exige o conhecimento das diretrizes da Atenção Básica. O trabalho é pautado no Apoio Matricial e na corresponsabilização. Analise as assertivas a seguir sobre a organização do trabalho no NASF.

    I.O Apoio Matricial visa assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais de referência, por meio de suporte técnico-pedagógico e assistencial, compartilhando casos e condutas.

    II.O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma estratégia de cuidado utilizada para casos complexos, construída coletivamente pela equipe multiprofissional com o sujeitofamília.

    III.O fonoaudiólogo do NASF deve atuar exclusivamente em atendimentos ambulatoriais individuais dentro da Unidade Básica de Saúde, não realizando visitas domiciliares.

    IV.A Clínica Ampliada propõe que o profissional considere apenas o recorte biológico da queixa, encaminhando questões sociais para o assistente social sem discussão em equipe.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:

    Alternativas da questão 3254280
  20. Questão 580

    ID 3254263

    Disciplina: Nutrição

    Assunto: Aleitamento Materno

    Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Agudo


    Sobre a composição do leite materno, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de leite ao respectivo período em que é produzido.

    Coluna 1

    1. Leite de transição.

    2. Colostro.

    3. Leite maduro.

    4. Leite precoce.

    Coluna 2

    ( ) A partir da segunda quinzena pós-parto.

    ( ) Na primeira semana pós-parto.

    ( ) Durante a gestação.

    ( ) Na segunda semana pós-parto.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3254263
Pular para o conteúdo principal