Questão
ID 972894Disciplina: Pedagogia
Assunto: Lei Nº 10.436/2002 e Decreto Nº 5.626/2005 - Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Ano: 2019 Banca: IMPARH - Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Órgão: Prefeitura Municipal de Fortaleza
A Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS) define a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a língua materna dos surdos brasileiros. Assim sendo, é CORRETO afirmar, em relação à Libras, que:
I. existe uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
II. é um sistema que faz parte da linguagem humana, processado no hemisfério esquerdo e no hemisfério direito.
III. apresenta uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, organiza-se no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
IV. é um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.
A opção correta é: