Questão 962745

Pedagogia · 2012

Questão

ID 962745

Disciplina: Pedagogia

Assunto: AEE para estudantes com deficiência visual

Ano: 2012 Banca: CAIPIMES - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES Órgão: Prefeitura Municipal de Diadema


No documento “Saberes e Práticas da Inclusão” há um capítulo que propõe um novo modelo para identificação de necessidades educacionais especiais. Esse modelo não pretende ser exaustivo nem servir como fôrma que engessa, com características positivistas e de cunho eminentemente tecnicista. O modelo inspira-se nas modernas concepções interativas e contextuais do desenvolvimento humano.



Analise as afirmações abaixo.

I - O bebê com deficiência visual, como qualquer outra criança, ainda não tem, no seu primeiro ano de vida, a capacidade de simbolizar o que vive.

II - Essa criança precisa de um ritual de continuidade, de repetição e de rotina.

III - A criança pequena aprende pela ação sensório-motora, pela repetição.

IV - O bebê inicialmente age com a boca e é pela boca que a criança pequena age sobre os objetos, recebe informações, descobre o mundo, faz as primeiras diferenciações, percebe as coisas e conhece.

V - Para o bebê com deficiência visual poder conhecer e “aprender sobre o mundo”, os objetos devem ser disponibilizados em um varal bem próximo para que ele possa encontrá-los.

VI - Os objetos são os mesmos que as outras crianças gostam, mas os atrativos visuais devem ser substituídos pelas texturas diferentes e sons que sejam interessantes.

Marque:

Alternativas da questão 962745
Pular para o conteúdo principal