Questão 960988

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2019

Questão

ID 960988

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assuntos: Equipamentos de Proteção (Relés, Disjuntores, Fusíveis)

Ano: 2019 Banca: FUNPAR NC UFPR - Universidade Federal do Paraná Órgão: Prefeitura Municipal de Curitiba


Acerca de disjuntores, considere as seguintes afirmativas:

1. As curvas A/B/C/D dos disjuntores termomagnéticos têm por finalidade compatibilizar a proteção contra sobrecargas (definida basicamente pela corrente nominal do dispositivo) e contra curto-circuito com o comportamento dinâmico de cargas que, em função de suas características construtivas e/ou princípio de funcionamento, possuem correntes de partida ou de início de funcionamento significativamente maiores que em regime permanente.

2. Disjuntores de caixa moldada são aplicados principalmente em ambientes industriais, devido à sua maior robustez e capacidade de interrupção de correntes de curto-circuito. Nas instalações elétricas de estabelecimentos comerciais e de condomínios, eles são usualmente encontrados no QGBT (quadro geral de baixa tensão) e em QDCs (quadros de distribuição compactos).

3. O valor máximo da corrente de curto-circuito em uma instalação trifásica 132 kVA 220/380 V está estimado em 90 kA. A princípio, uma proteção geral através de um disjuntor 200 A ICU = 150 kA ICN = 50%.ICU seria uma solução mais confiável do que através de um disjuntor 200 A ICU = 120 kA ICN = 80%.ICU porque, em última instância, garantiria maior capacidade de interrupção do curto-circuito.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas da questão 960988
Pular para o conteúdo principal