Questão 93688

História · 2025

Questão

ID 93688

Disciplina: História

Assuntos: Período Entre-guerras: Crise de 1929 e Seus Desdobramentos, Primeira Guerra Mundial

Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano


“Passaram-se menos de dez semanas entre a conclusão do armistício e a abertura da Conferência de Paz de Paris, mas foram, sem dúvida, as dez semanas mais agitadas na história do mundo moderno” (Sondhaus, 2015). Sobre o contexto histórico que envolve o período de 1918 e 1919, analise as assertivas abaixo:

I. Alemanha, França e Áustria estabeleceram novos governos democráticos, com as mulheres votando pela primeira vez em uma eleição geral.

II. A Rússia seguiu envolvida na guerra civil, com os contingentes Aliados apoiando o Exército Branco em oposição ao regime bolchevique de Lenin.

III. Nesse período, a Finlândia e os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), os novos países gerados após o Tratado de Brest-Litovsk, lutavam para assegurar suas fronteiras.

IV. Na Polônia, Liebknecht e Rosa Luxemburgo formaram o Partido Comunista Polonês, liderando mais tarde uma greve geral que se transformou na “Revolta Espartaquista”, em 1919.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas da questão 93688
Pular para o conteúdo principal