Questão
ID 91708Disciplina: Pedagogia
Assunto: Ensino de Filosofia
Ano: 2024 Banca: IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Órgão: Instituto Federal de Mato Grosso
O livro O ensino de filosofia como problema filosófico (2009), de Alejandro Cerletti, apresenta a ideia de que o ensino de filosofia é indissociável da própria filosofia, expressando uma mudança de perspectiva nas reflexões sobre o ensino filosófico. A obra obteve grande repercussão no Brasil, tornando-se um texto de referência para a área. A respeito da investigação sobre o ensino de filosofia realizada por Cerletti, analise as afirmativas.
I- O ensino de filosofia é filosófico na medida em que cria um espaço para o filosofar independente da história da filosofia.
II- O ensino de filosofia está isento de opções teóricas por parte do professor, uma vez que se pauta pela transmissão da tradição filosófica consolidada.
III - O ensino de filosofia deve constituir-se na exposição e verificação do conteúdo.
IV - O ensino de filosofia envolve duas dimensões entrelaçadas, a repetição e a criação.
V- O ensino de filosofia implica questionamentos conceituais, e não apenas pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em: