Questão
ID 882649Disciplina: Matemática
Assunto: Regra de Sociedade
Ano: 2021 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Polícia Civil do Distrito Federal
Um agente, com o objetivo de mensurar o risco de propagação da covid-19 em uma investigação na qual averiguava um possível descumprimento do artigo 268 do Código Penal, que define como crime de infração de medida sanitária “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, obteve de uma testemunha as informações a seguir.
• Houve, no local investigado, uma festa, com aglomeração de moças e rapazes; não havia álcool em gel e ninguém estava usando máscaras.
• Cada rapaz cumprimentou exatamente uma vez a todos os outros rapazes com apertos de mão.
• Cada moça cumprimentou exatamente uma vez a todos os outros presentes com um aceno.
Considerando que são verdadeiras as informações prestadas pela testemunha da situação hipotética precedente, julgue os itens seguintes.
O número de cumprimentos entre rapazes e moças é proporcional ao número de rapazes presentes.