Questão
ID 87246Disciplina: Nutrição
Assunto: Absorção de Nutrientes
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
A absorção da cobalamina (Vitamina B12) é um processo multifásico e complexo, que depende de uma série de proteínas de ligação e receptores específicos ao longo do trato gastrointestinal. Uma falha em qualquer uma dessas etapas pode levar à deficiência da vitamina, mesmo com ingestão adequada. A anemia perniciosa, por exemplo, é uma condição autoimune que exemplifica essa complexidade. Ordene corretamente as etapas da absorção da Vitamina B12 dietética.
I. A Vitamina B12 se liga à haptocorrina (proteína R), secretada na saliva e no suco gástrico.
II. No estômago, a B12 é liberada das proteínas dos alimentos pela ação da pepsina e do ácido clorídrico e se liga ao fator intrínseco (FI), uma glicoproteína secretada pelas células parietais do estômago.
III. No duodeno, as proteases pancreáticas degradam a haptocorrina, liberando a B12.
IV. No íleo terminal, o complexo B12-FI se liga a um receptor específico chamado cubilina, e o complexo é internalizado por endocitose.
A sequência correta dos eventos é: