Questão
ID 86555Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Tendências Pedagógicas Modernas e Contemporâneas, Tendências Pedagógicas no Ensino de Artes
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
O ensino de Arte no Brasil passou por diversas fases e concepções pedagógicas. Analise as características abaixo e associe-as às suas respectivas tendências.
I. Ensino baseado na cópia de modelos, no desenho geométrico e na rigidez técnica, com o objetivo de formar mão de obra para a indústria e desenvolver a disciplina do aluno.
II. Ensino que valoriza a livre expressão da criança, com foco no desenvolvimento psicológico e na expressão de sentimentos, sem a interferência diretiva do professor.
III. Ensino que articula a prática, a leitura de obras e a contextualização histórica e cultural, entendendo a arte como área de conhecimento e forma de pensamento.
As tendências descritas em I, II e III correspondem, respectivamente, a: