Questão 864700

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2007

Questão

ID 864700

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assunto: Impedâncias de Sequência e Diagramas de Sequências (Componentes Simétricos)

Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Petróleo Brasileiro S.A.


A figura acima mostra o diagrama unifilar de um sistema elétrico de potência que opera em regime permanente com tensões em todas as suas barras aproximadamente iguais a 1,0 pu (tensão nominal). As impedâncias dos geradores, da linha de transmissão e dos transformadores têm apenas a parte reativa diferente de zero. As reatâncias de seqüência positiva, negativa e zero de cada transformador são iguais a sua própria reatância x T . Os demais equipamentos têm as suas reatâncias indicadas no diagrama. Considere que os subscritos 0, 1 e 2 no diagrama indicam seqüências zero, positiva e negativa, respectivamente. Para o propósito de análise de faltas, despreze a contribuição das correntes de carga do sistema. Nesse sistema, todos os geradores e transformadores têm potência nominal igual a 100 MVA e a reatância de aterramento X N do gerador G1 é desconhecida.

Tendo como referência a figura e as informações acima e considerando uma base de potência igual a 100 MVA e de tensão igual a 10 kV no gerador G1, julgue os itens a seguir.



Supondo-se que a contribuição da magnitude de corrente do gerador G3, devido a alguma falta no sistema, seja, em pu, igual a I, esse valor, em kA, fluindo do referido gerador, corresponderá a

Alternativas da questão 864700
Pular para o conteúdo principal