Questão
ID 82853Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE)
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
O planejamento de uma rede estadual deve contemplar a diversidade de seu público, incluindo os estudantes com deficiência. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) orienta os sistemas de ensino a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos. No contexto do planejamento da rede, isso implica necessariamente:
I. A criação de escolas ou classes especiais segregadas como principal forma de atendimento, concentrando os recursos e os profissionais especializados nesses locais.
II. A previsão de recursos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a ser ofertado preferencialmente no contraturno escolar nas Salas de Recursos Multifuncionais.
III. O planejamento da formação continuada para todos os professores da rede, abordando práticas pedagógicas inclusivas para o trabalho na sala de aula comum.
IV. A garantia de acessibilidade arquitetônica, comunicacional e pedagógica em todos os projetos de construção e reforma de escolas, bem como a aquisição de materiais didáticos acessíveis.
Estão corretas as afirmativas: