Questão 82471

Pedagogia · 2025

Questão

ID 82471

Disciplina: Pedagogia

Assunto: A Educação Como Processo de Construção Histórica

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


A história da educação das mulheres no Brasil é marcada por um longo processo de lutas e conquistas contra uma estrutura social patriarcal que lhes reservava o espaço privado do lar. Durante o Império e parte da Primeira República, a educação feminina, quando existente, visava principalmente a formação de boas esposas, mães e administradoras do lar, com um currículo focado em prendas domésticas, música e religião. A Lei de 15 de outubro de 1827, que criou o ensino primário no Brasil, permitia a abertura de escolas de 'primeiras letras' para meninas, mas foi somente em 1879 que a reforma de Leôncio de Carvalho lhes franqueou o acesso ao ensino secundário e, consequentemente, às faculdades. Analise as afirmativas sobre este processo.

I. A luta pela educação feminina esteve intrinsecamente ligada ao movimento sufragista e feminista do início do século XX, que via na instrução uma ferramenta essencial para a emancipação e a conquista de direitos civis.

II. A criação das Escolas Normais no século XIX foi um marco, pois, embora inicialmente visasse formar professoras para o ensino primário (uma extensão do papel maternal), acabou por se tornar um dos principais espaços de intelectualização e profissionalização feminina.

III. Mesmo após a liberação do acesso ao ensino superior, as mulheres enfrentaram forte resistência e preconceito, concentrando-se inicialmente em carreiras consideradas 'femininas', como a pedagogia, a enfermagem e a farmácia.

IV. A coeducação (meninos e meninas na mesma classe) foi uma prática amplamente aceita desde o início do Império, como forma de promover a igualdade de gênero desde a infância.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas da questão 82471
Pular para o conteúdo principal