Questão
ID 80793Disciplina: Pedagogia
Assunto: Pedagogia Humanista (Renovada Não-Diretiva)
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
A perspectiva humanista emergiu como a 'terceira força' na psicologia, oferecendo uma alternativa ao determinismo do behaviorismo e do psicanalítico. Na educação, essa abordagem critica a visão do aluno como um ser passivo, cujo comportamento é moldado por estímulos externos (behaviorismo), ou como um indivíduo governado por impulsos inconscientes (psicanálise). O foco humanista está no potencial humano, na liberdade de escolha e na responsabilidade pessoal. A partir dessa premissa, analise as proposições a seguir, que comparam a abordagem humanista com outras teorias.
I. Diferentemente do cognitivismo, que se concentra nos processos mentais de processamento de informação, a abordagem humanista enfatiza a integração entre o domínio cognitivo e o domínio afetivo, considerando as emoções e os sentimentos como partes indissociáveis da aprendizagem.
II. Em oposição ao behaviorismo, que valoriza a motivação extrínseca (recompensas e punições), a pedagogia humanista busca nutrir a motivação intrínseca, que brota da própria necessidade do indivíduo de crescer e se realizar.
III. De forma semelhante à pedagogia tradicional, a abordagem humanista defende a necessidade de um currículo fixo e universal, pois acredita que ele representa o conhecimento essencial para que todo ser humano atinja a autorrealização.
Está correto o que se afirma em: