Questão
ID 796860Disciplina: Matemática
Assunto: Razão da Progressão Geométrica
Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Polícia Rodoviária Federal
Texto IV – questões 9 e 10
Mortes por atropelamento sobem no período de redução da iluminação
As mortes por atropelamento dispararam em municípios que reduziram a iluminação das ruas no racionamento de energia elétrica, encerrado anteontem. Os dados mostram uma inversão na tendência de queda das mortes desde a implantação do CTB, em 1998, exceto em municípios que criaram alternativas para minimizar a falta de iluminação e na região Sul do país.
Os dados disponíveis comprovam aquilo que os especialistas previam, já que mais da metade dos atropelamentos ocorrem à noite. Mas as medidas atenuantes, em geral, não foram tomadas. O racionamento foi instituído em 21/5/2001. A partir dessa data, as prefeituras tiveram um prazo até 30 de junho para reduzir em 35% a carga de energia da iluminação pública.
Probabilidade de morte em atropelamento O corpo humano suporta impactos de aproximadamente 30 km/h
velocidade de colisão (km/h) |
Folha de S. Paulo, 3/3/2002, p. C1 (com adaptações).
Se p(v) representa a probabilidade de morte da vítima de um atropelamento no qual a velocidade de colisão, em km/h, é igual a v, então os números p(40), p(50), p(60), p(70) e p(80) estão, nessa ordem, em progressão geométrica.
