Questão 740962

História · 2019

Questão

ID 740962

Disciplina: História

Assunto: Colônias Portuguesas

Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Instituto Rio Branco


QUESTÃO 55

Nas condições da época, a insurreição consistiu, em grande parte, em uma redistribuição das linguagens, não sendo apenas um caso no qual foi necessário recorrer às armas. Presos como se estivessem sob o fogo de Paráclito, a diversos níveis, os colonizados davam por si a falar várias línguas, em vez de uma única.

MBEMBE, Achille. Sair da Grande Noite: ensaio sobre a África descolonizada. Luanda: Edições Mulemba, 2014, p. 19-20, com adaptações.

Considerando o texto apresentado, a respeito da produção intelectual africana anticolonialista, julgue (C ou E) os itens a seguir.



Para Agostinho Neto, Portugal era apenas o elo mais fraco de uma cadeia mais ampla de dominação dos povos, fundamentada nas estruturas de poder dos principais centros capitalistas europeus.

Alternativas da questão 740962
Pular para o conteúdo principal