Questão
ID 737074Disciplina: Engenharia de Telecomunicações
Assunto: Linhas de Transmissão
Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
Em sistemas de telecomunicações, a informação pode ser encaminhada da fonte para o receptor através de um meio físico, como o fio de cobre ou a fibra óptica, ou por meio do espaço, utilizando-se uma portadora em radiofreqüência (RF), que é adequadamente processada pelos diversos componentes desses sistemas, tanto no transmissor quanto no receptor. Acerca de componentes utilizados em sistemas de telecomunicações, julgue os itens a seguir.
Considere-se que seja necessário conectar dois equipamentos por meio de uma linha de transmissão blindada balanceada com impedância característica igual a 150
e, para isso, se disponha de um cabo coaxial com impedância característica de 75
. Nessa situação, utilizando-se comprimentos iguais do cabo coaxial disponível e conectando-se os condutores externos desse cabo, como indicado na figura a seguir, é possível obter-se a linha de transmissão desejada, formada pelos dois condutores internos dos cabos.
