Questão 729487

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2024

Questão

ID 729487

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assunto: Filtros e Fontes/Geradores de Sinais

Ano: 2024 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Nacional da Propriedade Industrial


Em determinada aplicação de telefonia digital, sinais analógicos de voz são digitalizados no sistema transmissor, transmitidos por um sistema digital e, enfim, são reconstruídos no sistema receptor.

Nessa aplicação, a digitalização é composta de três etapas: filtragem anti-aliasing, amostragem e quantização, nessa ordem. Na etapa de filtragem anti-aliasing, usa-se um filtro passa-baixas ideal com frequência de corte de 10 kHz. Na etapa de amostragem, usa-se um circuito de sample-and-hold. Na etapa de quantização, usa-se um conversor A/D com 512 níveis de classificação.

Por sua vez, a reconstrução é composta de duas etapas: conversão D/A e filtragem de reconstrução. Na etapa de conversão D/A, usa-se um sistema capaz de inverter adequadamente o processo de conversão A/D realizada no sistema transmissor. Na etapa de filtragem de reconstrução, usa-se um filtro passa-baixas ideal com frequência de corte de 10 kHz.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.



O efeito do circuito de sample-and-hold equivale a uma filtragem passa-altas.

Alternativas da questão 729487
Pular para o conteúdo principal