Questão 72677

Teologia e Religiões · 2015

Questão

ID 72677

Disciplina: Teologia e Religiões

Assuntos: Diversidade Religiosa e Diálogo Inter-religioso, Ética e Valores nas Religiões

Ano: 2015 Banca: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


O mundo contemporâneo é marcado pelo desafio do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade planetária. Vários teólogos do século XX se debruçaram sobre o assunto e apontaram pistas para uma renovação da relação entre o ser humano e o restante da Criação, o que pode ser observado nos textos a seguir.

Texto 1

A elaboração de uma ecoteologia comum por parte das várias crenças poderia contribuir para transformar a consciência, as atitudes e criar uma nova práxis em relação à Terra.

WILFRED, F. Para uma ecoteologia interreligiosa. Concilium, v. 3, n. 331, 2009 (adaptado).

Texto 2

Para resistir, hoje, ao cinismo da aniquilação da vida em nosso mundo, precisamos superar a crescente indiferença do coração. A nova mística da vida rompe com essa perplexidade interna, essa frieza de sentimentos ante o sofrimento dos outros e o passar despercebido diante do sofrimento da natureza. Quem começa a amar a vida, a vida em comunhão, certamente resistirá ao assassinato de seres humanos e à exploração da Terra, pondo-se em luta por um futuro comum; orará com olhos abertos e ouvirá os gemidos das criaturas oprimidas.

MOLTMANN, J. Há esperança para a criação ameaçada? Petrópolis: Vozes, 2014 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. As diversas tradições religiosas se esquivam do diálogo quando se aprofundam na busca mística.

II. A mística contemporânea amplia seu âmbito ao integrar o cotidiano e ao abrir-se à vitalidade de toda a Criação.

III. O processo de globalização afasta cada vez mais as diversas tradições religiosas.

IV. O diálogo inter-religioso é propiciado pela busca do bem comum, incluindo-se o bem da própria Terra e de toda a Criação.

V. As preocupações dos líderes religiosos devem restringir-se aos anseios espirituais das suas respectivas comunidades locais.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas da questão 72677
Pular para o conteúdo principal