Questão 67929

Pedagogia · 2025

Questão

ID 67929

Disciplina: Pedagogia

Assuntos: Fundamentos e Políticas de Inclusão, Transtornos do Neurodesenvolvimento

Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Segundo Simulado Pnd


O conselho de classe de uma escola de Ensino Médio discute o caso de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que apresenta dificuldades de socialização e de adaptação às aulas de Sociologia, que são muito baseadas em debates e trabalhos em grupo. Alguns professores sugerem que o aluno seja dispensado das atividades em grupo, enquanto outros defendem a necessidade de uma adaptação curricular inclusiva. A professora de Sociologia argumenta que seu componente curricular pode, na verdade, ser um espaço privilegiado para a inclusão, desde que a metodologia seja repensada. Ela se baseia nos princípios da Educação Inclusiva: “A educação inclusiva parte do pressuposto de que todos os alunos podem aprender, juntos, em um mesmo ambiente escolar, desde que sejam oferecidos os suportes necessários para atender às suas necessidades específicas. A inclusão não é a mera 'inserção' do aluno com deficiência na sala de aula regular, mas a transformação da cultura, das políticas e das práticas da escola para que ela se torne acolhedora à diversidade. No caso de um aluno com TEA, isso pode significar a adaptação de materiais, a flexibilização de atividades, o uso de comunicação alternativa e, principalmente, um trabalho com a turma para o desenvolvimento da empatia e do respeito às diferenças no modo de perceber o mundo e de interagir.” (Adaptado da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008).

Com base nos princípios da educação inclusiva, analise as seguintes propostas da professora de Sociologia:

I. Manter o trabalho em grupo como atividade obrigatória, mas criar para o aluno com TEA um papel específico que valorize suas habilidades (por exemplo, o pesquisador do grupo, responsável por buscar e organizar as informações), com combinados claros sobre as regras de interação.

II. Desenvolver um projeto com toda a turma sobre 'Diversidade e Neurodiversidade', utilizando a Sociologia para discutir os conceitos de 'normalidade', 'padrão' e 'estigma' (Goffman), e convidando os próprios alunos a pensarem em como tornar a sala de aula mais acolhedora.

III. Simplesmente dispensar o aluno de todas as atividades avaliativas e aprová-lo por decreto, pois a inclusão significa não exigir nenhum esforço ou participação do aluno com deficiência.

IV. Propor formas alternativas de avaliação que não dependam exclusivamente da comunicação oral em grupo, como a produção de um texto escrito, um desenho ou um mapa conceitual sobre o tema debatido.

São propostas coerentes com uma prática de educação inclusiva em Sociologia as descritas em:

Alternativas da questão 67929
Pular para o conteúdo principal