Questão
ID 65568Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Ensino de Geografia, Geografia Crítica (Marxista), Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos (Histórico-Crítica), Regionalização
Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Primeiro Simulado Pnd
A regionalização é um processo fundamental para a Geografia, pois permite organizar e compreender a complexidade do espaço geográfico em diferentes escalas. No entanto, a regionalização não é um processo neutro ou natural, mas uma construção social e política que reflete os interesses dos diferentes agentes sociais. A compreensão dos diferentes critérios de regionalização (naturais, econômicos, culturais) é crucial para a análise de problemas e para o planejamento territorial.
Qual das seguintes abordagens pedagógicas é a mais adequada para ensinar a regionalização de forma a promover o pensamento geográfico crítico?