Questão 65465

Pedagogia · 2017

Questão

ID 65465

Disciplina: Pedagogia

Assuntos: Educação Quilombola e Indígena, Ensino de Geografia

Ano: 2017 Banca: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


Da vida de cada povo nasce uma geografia. Os alunos e alunas indígenas, como todos os outros, trazem para a escola seus conhecimentos geográficos. Esse conhecimento deve ser o ponto de partida e de chegada da Geografia na escola. No caminho, há o diálogo entre o conhecimento geográfico do aluno e a Geografia escolar não indígena. A Geografia deve ser também um instrumento para o índio compreender melhor o mundo do não índio e poder dialogar com ele, descobrindo que não existe só uma "geografia do branco", mas várias, dependendo de quem é esse branco, onde ele vive, como vive.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SECAD, 2005 (adaptado).

BRASIL. Geografia Indígena do Xingu. Brasília: ISA/MEC/PNUD, 1995 (adaptado).

Acerca do ensino-aprendizado da Geografia e dos espaços de diversidade étnico-racial, avalie as afirmações a seguir.

I. Os processos educativos de Geografia em configurações de diversidade étnico-racial podem potencializar resistências políticas e lutas por direitos territoriais. II. O ensino de Geografia possibilita uma série de interações e construções no espaço escolar, que devem ser organizadas com base nas dinâmicas culturais e na autonomia de cada povo e cultura. III. As bases fundamentais da ciência geográfica moderna devem estar sobrepostas aos demais aspectos que compõem o cotidiano de grupos em configurações de diversidade étnico-racial, para que os estudantes tenham capacidade de compreender o mundo e a realidade em que vivem.

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 65465
Pular para o conteúdo principal