Questão
ID 648922Disciplina: Direito Constitucional
Assunto: Princípios Que Regem o Brasil nas Relações Internacionais (Artigo 4º da CF)
Ano: 2006 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Departamento Nacional de Produção Mineral
Em discurso realizado no dia 05/05/06, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre sua condução das negociações para pôr fim ao impasse com o Presidente boliviano Evo Morales, acerca das questões a respeito da nacionalização das instalações petrolíferas na Bolívia, declarou o seguinte:
“Tem gente que acha que ser duro resolve o problema, às vezes, acho que ser carinhoso resolve melhor. A Bolívia é um país pobre, que quer tirar seu sustento do gás. Somos um país rico perto da Bolívia.”
Jornal O Globo, 06 maio 2006.
Nessa frase, é possível afirmar que o Presidente brasileiro, utilizando-se de figura de linguagem, citou um dos princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil, que é o da "solução pacífica dos conflitos".
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que prevê outro desses princípios.