Questão
ID 64203Disciplina: Legislação Federal
Assuntos: Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer (Art. 53 a 59)
Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Terceiro Simulado Pnd
Situação-problema: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90) assegura o direito à cultura, ao lazer e à liberdade de expressão. Nas aulas de Arte, isso implica criar um ambiente de respeito e acolhimento à diversidade de manifestações culturais juvenis, que muitas vezes são estigmatizadas pela sociedade e pela própria escola.
Um professor de artes se depara com uma turma de adolescentes apaixonados pela cultura do funk (música, dança, moda). Qual seria a postura pedagógica mais alinhada ao ECA e a uma perspectiva intercultural?
I. Proibir qualquer menção ao funk em sala de aula, por considerá-lo uma manifestação de “mau gosto” e inadequada ao ambiente escolar.
II. Acolher o interesse dos alunos e propor um projeto de pesquisa sobre a cultura funk, analisando sua história, sua estética visual (os videoclipes, a moda), suas letras (mesmo as mais polêmicas) e seu papel como crônica social e forma de expressão da juventude periférica.
III. Convidar um MC ou um DJ da comunidade para uma conversa na escola, valorizando o saber e a produção cultural local.
IV. Utilizar a estética do funk como ponto de partida para a criação de trabalhos artísticos pelos alunos, como a produção de um videoclipe ou de um ensaio fotográfico inspirado na moda funk.
É correto apenas o que se afirma em: