Questão
ID 619388Disciplina: Legislação de Trânsito
Assuntos: Resolução CONTRAN nº 1.004/2023 - Dispõe sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), instituído pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018.
Ano: 2022 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Federal de Psicologia
Sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, julgue os itens a seguir.
I. Foi elaborado em conjunto pelos órgãos de saúde, de trânsito, de transporte e de justiça. Traz as diretrizes para que o país reduza, no mínimo à metade, o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes.
II. Constitui-se como um passo adiante na resolução de problemas relacionados à infraestrutura viária brasileira, à organização e ao alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, à mobilidade urbana e à convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.
III. Coaduna-se às ações positivas já existentes em torno da segurança viária, porém dá um passo adiante ao propor que iniciativas em torno da matéria estejam pautadas em oito pilares fundamentais para o desenvolvimento das propostas.
Assinale a alternativa correta.