Questão 580948

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2009

Questão

ID 580948

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assuntos: Potência: Instantânea, Ativa, Reativa, Aparente e Complexa

Ano: 2009 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Casa da Moeda do Brasil


Alguns arranjos de lâmpadas azuis e vermelhas serão instalados sobre uma árvore para enfeitar uma residência nas festas natalinas. Cada lâmpada azul consome 4,5 W e exige uma corrente de 150 mA, enquanto que cada lâmpada vermelha consome 6 W e exige 200 mA.

Sabe-se que foram utilizados 10 arranjos iguais com um número (Na) de lâmpadas azuis ligadas em série, e outros 15 arranjos semelhantes com um número (Nv) de lâmpadas vermelhas. Estes arranjos foram montados com o objetivo de adaptar as lâmpadas à tensão disponível de 120 V DC.

Além disso, foi usado um dispositivo pisca-pisca, alternando o acendimento das lâmpadas, ou seja, as azuis ficam 1 s acesas com as vermelhas apagadas, e 2 s apagadas com as vermelhas acesas. O número total de lâmpadas usadas e a potência total consumida, em W, respectivamente, são

Alternativas da questão 580948
Pular para o conteúdo principal