Questão 538435

Engenharia de Telecomunicações · 2024

Questão

ID 538435

Disciplina: Engenharia de Telecomunicações

Assunto: Comunicação Via Satélite

Ano: 2024 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Agência Nacional de Telecomunicações


Julgue os itens subsequentes, em relação a redes de comunicação via satélite, suas tecnologias, seus princípios de funcionamento e aspectos técnicos correspondentes.



O efeito Doppler pode ser mais impactante em sistemas de comunicação via satélite de órbita baixa (LEO) do que em sistemas de comunicação via satélite de órbita geoestacionária, sendo o Doppler a principal causa do fenômeno denominado cintilação do sinal de comunicação, que consiste em desvanecimento de pequena escala desse sinal; além disso, o citado fenômeno é mais intenso quanto maior é a frequência de operação do sistema de comunicação.

Alternativas da questão 538435
Pular para o conteúdo principal