Questão 511739

História · 2025

Questão

ID 511739

Disciplina: História

Assuntos: Movimento Operário e a Questão Social (Ludismo, Cartismo e Sindicalismo), Sindicatos e Sindicalismo

Ano: 2025 Banca: CEV UECE - Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará Órgão: Prefeitura Municipal de Tauá


Entre o final do mês de junho e durante o mês de julho de 1917, a cidade de São Paulo viveu eventos de grande relevância quando um movimento operário tomou as ruas da cidade. Segundo Luigi Biondi, “[...] esse movimento tomou a forma de uma campanha contra o excessivo aumento do trabalho de menores nas fábricas, organizada por um Comitê Popular de Agitação, liderado pelo Centro Libertário e pelo grupo editor do periódico anarquista de língua italiana Guerra Sociale. A campanha contou com o apoio do Centro Socialista Internacional, do Circolo Socialista di Agua Branca e Lapa, do grupo socialista alemão, dos dois grupos republicanos italianos e do Sindicato dos Canteiros de Ribeirão Pires, entre outros. [...]”


BIONDI, Luigi. Greve Geral de 1917. in: Atlas Histórico do Brasil. FGV CPDOC. https://atlas.fgv.br/verbetes/greve-geral-de-1917.


Considerando esse episódio da história do Brasil republicano, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas da questão 511739
Pular para o conteúdo principal