Questão 504865

Pedagogia · 2026

Questão

ID 504865

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


A atuação da Psicologia nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade da educação básica garantida constitucionalmente como direito público subjetivo para aqueles que não tiveram acesso na idade própria, exige fundamentação nas políticas públicas de inclusão social e nas teorias da aprendizagem de adultos (andragogia e psicologia sócio-histórica).

Em relação às diretrizes da EJA e à atuação do psicólogo nessa modalidade, analise as afirmativas:

I. Os estudantes da EJA possuem saberes acumulados por vivências de trabalho e vida comunitária que devem ser validados e articulados ao currículo escolar.

II. A evasão na EJA relaciona-se frequentemente a jornadas exaustivas de trabalho, sobrecarga familiar e sentimentos de inadequação escolar, exigindo acolhimento e flexibilidade institucional.

III. A EJA deve replicar exatamente a mesma metodologia infantil de alfabetização, desconsiderando a maturidade e a subjetividade adulta dos educandos.

IV. O psicólogo escolar atua no fortalecimento da autoestima e no combate ao estigma do 'atraso escolar' frequentemente internalizado por esses estudantes.

Alternativas da questão 504865
Pular para o conteúdo principal